10 – Pensar dói! e outros…

 

Penso, logo sofro!

Penso, logo sofro!

 

 Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

 

O Saci continua suas pesquisas iconográficas. Dessa vez, fez uma síntese grafo-imagética – com o perdão da palavra esquisita – do que, segundo ele, vem acontecendo aqui e alhures. Alguém lembrou que o trabalho poderia ser intitulado também de “O Silêncio dos Nossos Intelectuais”.

Nossos, vírgula, lá deles! Do capeta! – digo eu…

Ontem, meu amigo aprontador comentou comigo, que era preciso eu parabenizar o moderador da lista Debates-l, da UFBA, pela sensibilidade de deixar passar as duas últimas mensagens postadas. Ainda bem que o bom senso triunfou. Pelo menos por enquanto. Vou bater na madeira para não desandar.

Isso deve ter um Dedo Magnífico na jogada. Ainda bem. Afinal, a censura em qualquer Reitorado é uma marca indelével. Cai mal paca, como costuma dizer o meu amigo Saci.

Infelizmente, entretanto, não houve qualquer progresso na lista da APUB, no tocante à liberação das nossas mensagens. E o Saci, aproveitando a deixa, destilou que “a APUB não liberou nossos e-mails na lista dela, para parecer que é independente  do núcleo duro da UFBA”… Verdade ou não, só recebemos, até agora, a já clássica mensagem: “Esta (sic) em espera até que o moderador da lista revise-a para aprovação”.

O fato é que o Prof. Isolpi, o Digníssimo Presidente da APUB, na atualidade, não arreda o pé da tesoura. Ou a mão. Tanto faz. Fazer o que, ? Acredito que seja mais por hábito do que por maldade. Quem sabe se um dia ele não aquiesce que a liberdade de expressão – tão engodada na “democracia” burguesa –  é um precioso tijolo na construção do chamado Estado Democrático de Direito, no seu patamar mais progressista? Saber disse tudo, ele deve saber, mas infelizmente não tem conseguido praticar. Se até o Saci, que é um ente mítico, tem conhecimento disso, como um renomado cientista político poderia ignorá-lo? Como alguém que foi tão longe beber da cultura universal, pode cultivar a erva daninha da censura? Como pode? É com grande perplexidade que indagamos: o que teme o Colendo Presidente?

 ***

Por falar em Colendo, o nada-colendo pilantra do Saci, ontem, escondeu-me a chave do apartamento, onde moro, para eu não ir à Assembléia da APUB. Quase morro de raiva. Tive até taquicardia. Só na hora da novela é que fui encontrá-la no bolso do meu blazer. Claro que foi ele quem escondeu, mas deixa pra lá…

O importante é que fui informado de todo o ocorrido. Cerca de três dúzias de professores estavam presentes, segundo eu soube, e o clima foi muito cordial. Como tem acontecido, aliás, nos últimos tempos. Os fiés aliados do Presidente estavam lá, a postos, para que tudo transcorresse na mais absoluta tranquilidade, harmonia e paz. De fonte fidedigna, soube que ninguém precisou ir para o Hospital Geral. Ainda bem. Não é à-toa que as Assembléias têm sido tão concorridas…

Soube, ainda, que o Ilustre Prof. Isolpi, por excesso de zelo, e para não incomodar a base, teve o cuidado de pensar tudo por ela. Tim-tim por tim-tim. Assim, a coisa torna-se muito mais fácil. Não é à-toa, também, que ele não esteja vendo mais sentido em permanecer no ANDES. Uma associaçãozinha merreca é muito mais útil e eficiente.

Bom, isso foi tudo o que me disseram. Talvez no site do MEC ou do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) o leitor, ou a leitora, possa encontrar mais fofocas sobre a referida Assembléia.

Ah! Outra coisinha! Você está lembrado daquela minuta sobre a Dedicação Exclusiva, que foi veiculada nas listas UFBA/APUB, e que o Prof. Isolpi acabou saindo da sua serenidade habitual, para fazer acusações à Prof. Inês Marques, da FACED/UFBA? E que até o Magnífico Reitor deixou seus muitos afazeres para tecer considerações acerca da dita cuja minuta? Pois é. Já se sabe, de fonte seguríssima, que ela veio do MPOG. Pelo menos foi o que um passarinho contou para o Saci. Notícia essa nada oficial, claro, mas nem por isso menos verdadeira.

Como se vê, os caras, ou melhor, Suas Excelências, continuam costurando de todos os lados…

 

 

Anúncios

Uma resposta to “10 – Pensar dói! e outros…”

  1. Sandra Tereza de Freitas Says:

    Esse Saci é mesmo um esperto, já tem algum tempo que não faço uma visita a ele, como cresceu preciso de tempo Saci para conhecer todos os seus textos, mensagens,criticas etc.etc. etc.
    mas consegui abrir alguns achei muito legal, mas sinceramente esse Narciso ninguém merece, saci poderia ter sido mais generoso com ele.
    Um abraço Saci
    Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: