103 – APUB – um novo tempo

Para o Saci, o slogan "APUB um novo tempo", na verdade, é um pedido de socorro... Só a arte é de autoria do Saci. A foto é da internet. (Clique na charge para ampliá-la).

 .

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

O meu amigo Saci comentou comigo sobre a simpatia do novo slogan da velha APUB.  APUB – um novo tempo. De fato, é bonitinho. O Saci prefere dizer que é “bunitinho”. Não discuto. A língua pode ser generosa aos ouvidos e aos sentidos outros do freguês. Ou, às vezes, não. Mas dessa vez é.

Outro slogan que gosto muito é o do governo Wagner: “Bahia, terra de todos nós”.  Alguns preferem alterá-lo ligeiramente para “Terra de todos os nós”. Por sinal, apertadíssimos. Mas esquecendo a violência que aumenta a cada dia no nosso Estado (mais deles do que nosso) e outras mazelas tristes como as encontradas da área da Saúde e da Educação, só para citar umas poucas, de uma longa lista, tirando isso tudo, ninguém fica indiferente ao grande achado propagandístico. Eu tenho um amigo que costuma dizer que seu maior objeto de desejo, atualmente, é morar numa casa da propaganda desse outro “Cabeça Branca”, que hoje ocupa o Palácio de Ondina.

– E barba, de quebra! – lembra o meu estripulento amigo Saci.

E, por falar em “Cabeça Branca”, como uma coisa puxa outra, quem não se lembra da musiquinha – praticamente um slogan cantado -, “A Bahia vai bem, como vai meu bem querer, a Bahia vai bem, obrigado a você”, quem não se lembra? Fofa, não? Esses “Cabeças Brancas” têm muito em comum, apesar de não admitirem jamais…

Pois é, leitor. Slogans são construtos muito bons e, potencialmente, educativos. Dão muito o que falar sobre a res vivida e a coisa representada…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: