1069 – Celi Taffarel X Luciano Huck

.

UFBA-X-GLOBO

.

Celi-Tafarel-X-Luciano-Huck

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

.

E.

.

m plena Copa do Mundo, o Saci me chegou com uma constatação completamente maluca. Para ele, o apresentador Luciano Huck, da Globo, deu de 1 X 0 na Prof. Celi Taffarel, da FACED/UFBA.

De início, imaginei que a colega tivesse, nesse clima de jogos da Copa do Mundo, disputado talvez uma partida de Futebol de Botão ou de Totó com o marido de Angélica, também apresentadora de TV. Fiquei surpreso, entretanto, quando ele me perguntou se eu havia assistido ao Caldeirão do Huck, no último sábado. Diante da minha negativa, ele, praticamente, me obrigou a procurar no Portal da Globo o tal programa mencionado.

De cara, imaginei que a Profa. Celi fosse responder alguma pergunta sobre o futebol, uma vez que, além de ser parente próxima do ex-goleiro da Seleção brasileira, o gaúcho Taffarel, é doutora e livre docente do Curso de Educação Física da FACED/UFBA. Isso sem falar dos seus trabalhos  acadêmicos frequentes apresentados, como  pesquisadora,  na Alemanha e outros países.

Para minha surpresa, o programa exibido no Caldeirão do Huck não tinha nada a ver com a colega, mas com um professor de Educação Física do interior da Bahia, que havia conseguido com o apresentador um big espaço para desenvolver atividades esportivas com alunos humildes da região nordeste. Meio frustrado por não ter visto o que esperava, protestei.

bebeu, Saci? O que isso tem a ver com a Prof. Celi Taffarel? É cada uma!

– Como não tem, chefia? Cadê a capacidade dos seus neurônios de estabelecerem sinapses? O que falei foi no sentido figurado, lerdinho…

– Continuo não entendendo nada!

– Com todo respeito, chefia, cê tá ficando cada vez mais devagar… É o seguinte: dois pontos; um em cima e outro em baixo pro de cima não cair…

– Gaiato!

– É sério, chefia! O pior é que você não me leva a sério… lembra de uma postagem que fizemos no nosso Blog sobre o Centro de Esportes da FACED/UFBA?

– Qual delas? Publicamos tanta coisa no seu Blog… Já são mais de duas mil postagem…

– Sim, mas não foram tantas sobre o C.E.

– É verdade, mas assim de cabeça, não me lembro. Só vendo no search do Blog.

Ágil como um corisco, o pestinha ligou o meu notebook  e rapidamente localizou o texto referido. Além de lê-lo para eu ouvir, mostrou-me também o vídeo:

N.

ão creio que a UFBA tenha deserdado o Curso de Educação Física da UFBA, conforme o questionamento do meu amigo de gorro vermelho e pito, e muito menos num “bulling” institucional como o pestinha chegou a insinuar. Mas que é estranho o abandono do Centro de Esportes pela UFBA, isso é. Para quem é baiano, a sensação é de pouco caso… de quem de direito… A UFBA é a única universidade federal que não dispõe de um Centro de Esportes. Sim, porque o que existe em Ondina não passa de um matagal mal cuidado. Alguns dizem que o fato de a Faculdade de Educação (FACED) ter tido uma posição crítica em relação ao Reuni do governo Lula, pode ter contribuído para o Centro de Esportes ter sofrido alguma retaliação, uma vez que o mesmo é administrado pela FACED. Se é, ou não, estou por fora… Não creio nisso. Há de haver um motivo mais nobre… Na pior das hipóteses.

Para não perdermos o bonde da História, é bom lembrar que a grana do Reuni bateu as botas. Talvez seja o momento de irmos às ruas e incluir na pauta das manifestações mais esse item:

Por um Centro de Esportes como a UFBA e a Bahia merecem!

Mal consegui ler o texto e o pestinha já me mostrava um outro vídeo do felizardo professor apadrinhado por Luciano Huck (Veja o vídeo AQUI).

.

.

Para encurtar a história, o certo é que o batalhador Prof. Ferreirinha, morador de Flamengo, modesto município baiano, conseguiu o que a não menos batalhadora Profa. Celi Taffarel vem batalhando para a UFBA, conversando com políticos influentes e autoridades de alto coturno.

– E observe, chefia, que a Profa. Celi Taffarel é petista roxa. O que nos leva a concluir que o governo do PT nem aí, nem tá chegando pra UFBA… Ou Será que estou enganado?

Tentei botar panos quentes na negligência governista.

– É que o Brasil é muito grande, Saci, e são muitos os problemas existentes. Assim ou assado é preciso que se estabeleçam prioridades. São muitas as demandas e a grana não é infinita. Ademais, se examinarmos a Previsão do Orçamento Geral da União, vamos concluir que ele não tem sido muito generoso para com o Esporte e Lazer. Para você ter uma ideia, o previsto para 2014 é apenas 0,06%.

– Isso é verdade, chefia. A Educação mesmo só leva 3,44%, e a Saúde apenas 3,91%. E se compararmos com os 0,35% destinados à pobrezinha da Segurança Pública, podemos afirmar, sem medo de errar, que a Saúde e a Educação são verdadeiras “baronas”.

Infelizmente, eu tinha que concordar com o Saci. O discurso que a presidente Dilma Rousseff fizera na pré-abertura da Copa, não tinha sustentação no real. Uma simples conferência dos dados de realidade mostrava bem isso:

divida-fatorelli

.

– Entendeu agora, chefia, porque eu disse que Luciano Huck levou a melhor? Enquanto uma professora valorosa da UFBA luta com unhas e dentes para construir um espaço decente, com o propósito de realizar dignamente o seu trabalho – e seus superiores lhe voltam as costas -, a habilidade marqueteira de um apresentador de TV, indo além do reconhecimento da garra de um professor de Educação Física do interior, faz a diferença para a concreta existência da pacata cidadezinha nordestina.

– É vero, Saci!…

– E tem mais, chefia! Enquanto a Copa acontece, com o próprio universo sígnico tecido e criado em torno dela, as relações artístico-políticas se estreitam.

Diante da minha cara de tacho, e com um rápido  ALT+F4, ele me fez chegar até a Área de Trabalho do meu computador, onde fotos sorridentes do apresentador e um grupo de celebridades assumiam posar ao lado do presidenciável tucano.

Apoio-Aécio

aecio-neves-e-luciano-huck-comemoram-juntos

Resolvi provocar o meu abusado amigo.

– Você quer dizer que a solução para a UFBA é “tucanar”?

– Cê entendeu assim, chefia? Fala sério?

– Ô! E foi o quê, então? Está sugerindo que boa ou ruim a Estrela deve servir de guia para a nossa universidade?

Com um gesto de impaciência ele deu um rodopio e se mandou sem nada dizer.

Bem mais tarde, fuçando a mesma área de trabalho descobri um charge, que ele não se dera ao trabalho de me pedir para publicá-la. Talvez ele a tenha feito e desistido de publicá-la. Só de pirraça, publiquei-a:

Apenas Brasil

————————————–
P.S.
Alguém já comentou comigo da extraordinária capacidade do apresentador de TV Luciano Huck de fazer lucrativas parcerias. De tanto ouvir falar no Caldeirão do Huck, tempos atrás, acabei me programando para assistir ao seu programa. A primeira vez, comovi-me às lágrimas copiosas. Embora ainda me comova ao vê-lo, não passo mais o vexame que passei na minha estreia ao Caldeirão. Agora, já me muno de dois ou três pacotes de lenços descartáveis, pois meu coração é como manteiga. Não aguento ver “latas velhas” automobilísticas serem transformadas em imponentes veículos utilitários ou de testemunhar puxadinhos ganharem status de espaços de Contos de Fadas, através do comovente “Lar, Doce Lar!”.

Testemunhei, outro dia, uma senhora humilde se manifestar numa dessas lojas de eletrodoméstico de Salvador: “Não sei porque um homem tão bom desse não se candidata a presidente da República. Ele iria ajudar muito aos pobres”. Fiquei com isso na cabeça. Agora entendo o prestígio que o marido da bela e dourada Angélica goza na rede Globo. Ele é um verdadeiro Midas. O que toca, vira ouro ou doura. Talvez o presidenciável Aécio Neves o veja assim também.

.

3 Respostas to “1069 – Celi Taffarel X Luciano Huck”

  1. Menandro Ramos Says:

    Eu já havia terminado o post acima, e só esperava a internet “voltar”. Nos últimos tempos toda hora “cai”. Já ouvi até alguém dizer que esses incômodos estão acontecendo por conta da FIFA que está sugando todos os nossos bits e bytes. Lenda urbana à parte, o fato é que tenho penado ao fazer uso da rede.

    Mas eu falava que só estava esperando a internet “voltar” quando ouvi o som característico do Facebook, avisando-me que eu havia recebido uma mensagem. Ao conferi-la, pude ver uma mensagem de uma conterrânea, notificando-me acerca de “boatos eleitorais”. De fato, tudo indica que os boatos eleitorais imágéticos já começaram a ser fabricados. Provavelmente ficarão mais vigorosos após a Copa da FIFA.

    Confira:
    —————————————————-

    Maria Luísa Castro Castro
    há 2 horas
    Que bom, fiquei triste qdo vi aquela postagem com a foto de Alceu Valença…viu Menandro Ramos?

    Boatos eleitorais

    Não sei quem e não sei como, postaram uma fotografia antiga onde apareço numa cerimônia ao lado de diversos outros artistas, inclusive Antônio Grassi, no Palácio das Mangabeiras, em 2010, vinculando minha imagem à candidatura de Aécio Neves. Eu posso votar em quem eu quiser. Não pertenço nenhum partido político e exerço minha cidadania de forma democrática. Sou livre e não devo satisfação a candidatos, partidos ou cidadãos. Estão dizendo que a foto postada foi tirada na última semana na casa de Luciano Huck. Bom, não conheço o apresentador pessoalmente e nem sei onde mora. Há 3 anos uso barba. Quem postou a foto, coloque suas barbas no molho. Digo, aqui, que não estou apoiando a candidatura do mineiro. Falarei sobre política na hora que eu quiser!

  2. osaciperere Says:

    Recebido da Profa. Celi Taffarel:
    ———————————————–

    Prezado Menandro.

    Parabéns pela crônica do Saci.

    O campeonato não terminou , o jogo não terminou. Temos ainda o segundo tempo e quem sabe a prorrogação.

    Vou morrer lutando pelo INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, pelo COMPLEXO EDUCACIONAL DA UFBA. Você tem razão.

    Te convido , amanhã pela manhã , as seis (06:00), horas para ver TAFFAREL TREINANDO MULHERES DA COMUNIDADE DO CALABAR PARA AS OLIMPÍADAS DE 2016, vez que a COPA DE FUTEBOL DA FIFA NÃO DEU PARA NOS.

    Ninguém está dando bola para nos. Talvez o Saci se interesse pela causa.

    Abraços

    Celi Taffarel
    Na luta sempre em defesa da UFBA

  3. Evandro Batera Says:

    Provavelmente a Faced foi penalizada por dizer não a Naomar. Dizem que ele não gosta de ser contrariado. Mesmo o CE da Ufba sendo algo viável, e até funcionando como marqueting para o seu reitorado, ele preferiu dizer não ao projeto. Infelizmente a reitora atual o acompanhou. Talvez por conta da grana do Reuni ter acabado.

    Naomar só joga alto. Dizem que no passado era contra as cotas mas pensando melhor, resolveu apadrinhá-las com grande alarde, e o governo federal reconheceu que podia funcionar como grande cabo eleitoral.

    É bom que essas “cositas” venham à tona para que possamos entender as grandes contradições que uma instituição como a Ufba abriga no seu seio.

    Cordialmente,
    Evandro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: