1094 – Argentina ou Alemanha?

.

ARGENTINA-ALEMANHA

 .

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

Prof. Da FACED/UFBA

.

T.

.

alvez não seja muito difícil encontrar um grego torcendo contra a seleção alemã no jogo do final da Copa do Mundo, amanhã, dia 13 de julho de 2014, no Maracanã. Dificilmente a população da Grécia que se insurgiu nas ruas, esfolada pelas exigências draconianas dos bancos alemães,  inseridos na Comunidade Europeia, não será influenciada negativamente pelas mazelas econômicas que têm sido vítimas, sob a grande liderança da chanceler Angela Merkel.

Já no Brasil, com a Globo, e a mídia de um modo geral, o tempo todo estimulando a rivalidade contra os hermanos – sem falar de pinimbas históricas -, talvez não seja fácil encontrar um brasileiro comemorando feliz, se o resultado da partida for favorável à seleção argentina.

Se tais ponderações fizerem algum sentido, os motivos de cada um certamente serão os mais variados. Da parte dos brasileiros, por exemplo, eu poderia arriscar dizer que iriam alegar ser uma grande tortura ouvir dos hermanos as maiores zoações caso eles se sagrem tricampeões na nossa própria casa. Da parte dos gregos, talvez pudesse escutar, caso a seleção alemã conquistar o título de tetracampeã, lamentos sinceros pela vitória da seleção de um país cujos bancos – grandes credores públicos -, capitaneiam uma atroz rapinagem contra os pobres da Comunidade Europeia.

200px-Eu!naz1As críticas à Comunidade Europeia podem ser encontradas em toda parte, inclusive no humor cáustico da Desciclopédia, conforme imagem acima.

Disso tudo, me ocorre perguntar: seria possível ainda pensar em resgatar a antiga expressão “futebol arte”, e que seja tão pura quanto o sorriso de um bebezinho sul-americano ou europeu?

 

 

 

Anúncios

2 Respostas to “1094 – Argentina ou Alemanha?”

  1. Pipo Zaia Says:

    Linda crônica! Parabéns!

  2. José M. Santos Says:

    Futebol arte agora só nas mentes românticas. Um técnico como Filipão faturando R$ 8 milhões por mês, ou um jogador com Neymar levando um “mensalão” de 5 milhões representam bem o cenário da perda da “aura” desse esporte. Tolos são os torcedores que “vestem” a camisa, agora escancaradamente com a marca de um patrocinador bilionário… Muito oportuna a postagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: