1138 – A hora da onça beber água

.

votar-ou-nao-em-wagner.

N.

.

a democracia, as eleições funcionam como o acerto de contas do povo com os dirigentes. No caso de eleições que fazem uso da urna eletrônica, é preciso que sejam confiáveis. Ou é tão somente a ditadura eletrônica, disfarçada em democracia,  controlada por um grupo hegemônico no poder, interessado apenas nos seus próprios benefícios através dela auferidos e nas suas próprias regalias.

Nas últimas eleições municipais, os soteropolitanos mostraram que não estavam satisfeitos com o governo de Jaques Wagner. Como punição, rejeitaram o candidato ao posto maior do executivo municipal, Nelson Pelegrino, do PT, partido do governador da Bahia.

Falou-se, assim, em “vingança do povo”. Não que ACM Neto fosse melhor do que Pelegrino. Apenas que o neto de ACM surgia no cenário como uma alternativa da “pirraça” popular pelos maus tratos e descasos sofridos durante a permanência de Wagner, por oito anos, como titular do executivo estadual. Para muitos, aliás, uma pirraça perigosa, trocando seis por meia dúzia.

Agora é a vez do candidato Rui Costa passar pelo mesmo crivo que o deputado Nelson Pelegrino passou. As urnas mostrarão o grau de reconhecimento ou não da política petista no Estado da Bahia. Se boa ou ruim. Como elemento de vantagem a favor do governo petista, há a caneta para autorizar as propagandas cinematográficas do paraíso construído na hiperbólica “Terra de Todos Nós”. Como ponto negativo, há a memória da greve de professores, policiais, parentes e aderentes dessas duas categorias, principalmente – que no cômputo geral somam-se muitos votos -, a não deixar esquecer a postura inflexível do governador em não negociar e em não querer ouvir os motivos dos seus  interlocutores. Se, por um lado, argumentava a falta de lastro financeiro para atender as reivindicações dos grevistas, por outro, autorizava a reforma milionária de seu gabinete no mesmo período de vacas magras… Todos esses pequenos gestos estarão em julgamento.

O mês de outubro já se avizinha. A data do veredito se aproxima. Agora é a vez do povo e somente dele. Doa em quem doer. Para o bem ou para o mal.

Menandro Ramos
FACED/UFBA

3 Respostas to “1138 – A hora da onça beber água”

  1. Francisco Santana Says:

    Quem quiser realmente dar o troco a Wagner, não vote em Paulo Souto, pois ele é o verdadeiro candidato de Wagner. Rui Costa é o candidato Cristiano (referência a Cristiano Machado) igual a Pelegrino em 2012. O que diferencia o homem do macaco é a capacidade de prever. Reflitam e raciocinem; a indecisão de Souto sair candidato gerou a especulação de que Grampinho (ACM Neto) poderia sair renunciando ao cargo de prefeito; mas depois disseram que a verdadeira razão foi que Paulo Souto só saiu porque arranjaram finalmente um financiador de sua campanha. Quem? Odebrecht. Raciocinem, vocÊs acham que Odebrecht financiaria a campanaha de Paulo Souto sem o consentimento de Wagner e Dilma (Lula)? Respondam. Será que vocÊs acreditam nisso? Em 2008 eu declarei e mantive essa afirmação durante tos os anos até 2010: O próximo prefeito em 2010 será ACM Neto. Justificativa: tratava-se de um complexo projeto advindo de um acordo entre Lula e o velho ACM para tornar o pimpolho ACM Neto um novo ACM. Isso eu venho dizendo desde o fracasso de Pelegrino de 2004. Conto depois toda a história. Maktub. Estamos reagindo muito tarde contra planos que são feitos há dez anos. Temos que nos preparar para 20016 e 2018. Nessa eleição a única coisa que podemos fazer contra os verdadeiros donos do poder é não votar nessa impostura chamada Marina. Para o governo em condições de de voto só tem Lídice ou então votar no PSOL ou PSTU no primeiro turno e nulo no segundo. Mas lembre-se que o voto nulo é o mais fácil de se falsificar ṕela urna eletrônica.

    Depois eu conto sobre esse acordo de Lula e ACM que levou a imposição de Wagner como único senhor do PT na Bahia e à ascensão de um garotinho à prefeito de Salvador e se se continuar no mesmo ritmo será o governador da Bahia em 2018.

  2. altino Says:

    OLÁ,
    para os da UFBA que quiserem entender um pouco mais sobre a complexidade dos processos que integram as eleições, convido-os para SEMINÁRIOS VOTAR POR QUE? VOTAR PARA QUE? no Auditorio do CRH da Faculdade de Filosofia dias 30/9 e 02/10, das 10 ás 14h.
    Chico e Menandro: convido-os como debatedores!1
    abraço,
    altino

  3. marco Says:

    Marina é a face mais perversa do que foi collor. Se esta alucinação real chegar no planalto estaremos sim muiito pior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: