1131 – Do chaveiro ao helicóptero

evolucao-propina
A.

.

verdade é que, entre as armas e as propinas – talvez estas sejam a evolução daquelas -, existem outros meios termos como as amostras grátis, os brindes e os souvenires, as lembrancinhas, os mimos. Muito antes de se falar em condicionamento, reforço positivo, Pavlov, Watson, Skinner, behaviorismo e outros que tais, os presentinhos já eram vistos como gestos simpáticos para os de boa-fé. Ou, quem sabe, como verdadeiros “pés-de-cabras” para os maliciosos.

As amostras grátis, por exemplo, que muitos laboratórios farmacêuticos distribuem pelo mundo afora, fazem de muitos médicos seus garotos-propaganda. Aliás, a despeito de se combater a automedicação, muitos dos seguidores de Esculápio sabem quase tanto como os seus pacientes acerca de medicamentos experimentados através das tais amostras…

– Pode-se pensar, também, nos biscoitinhos que a APUB serve aos professores aposentados que aparecem na casinha da rua Padre Feijó, chefia? Ou mesmo nas agendinhas de Fim de Ano distribuídas entre os associados da entidade sindical dos professores da UFBA? – quer logo saber o curioso Saci.

E, claro, finjo-me de morto para não interromper meu raciocínio.

Nesses e noutros casos, sempre há o benefício da dúvida em favor do doador ou agenciador do mimo. “Lar, Doce Lar”, “Lata Velha”, “Criança Esperança”, “Dia de Princesa” podem ser exemplos do “marketing da bondade” exercitado largamente com o propósito de auferir benefícios futuros.

O fato é que, deixando de lado a dúvida se é generosidade ou investimento por parte do dadivoso, ninguém pode dizer que os brindes não sofreram evolução nos últimos lustros. A prova é que está longe a época em que se presenteava, na política, com chaveirinhos, camisas e bonés. O helicóptero recebido pelo deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) é a prova inconteste de que vivemos em tempos muito mais generosos. E é bom não se esquecer, justiça seja feita, que a Era de Ouro dos brindes milionários foi inaugurada pelo deputado Silvio Pereira, na época filiado ao PT.

silvio-pereira-land-rover-1Deu-helicoptero-1

A-evolucao-propina

————————–

FONTE: Carro de presente (AQUI)/Helicóptero de brinde (AQUI)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: