1180 – A retórica contrária ao voto nulo

REZANDO-2014.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

S.

.

em maiores contatos com as potestades divinas e celestiais, mesmo assim, o meu amigo de gorro e pito resolveu apelar para a reza. É que tem visto toneladas de apelos nas redes sociais, de “adversários do PT”, produzindo verdadeiros tratados para condenar o voto nulo, e justificar o voto na candidata Dilma, como se ela fosse “menos pior” do que o candidato Aécio. Os argumentos são os mais criativos. É preciso que se admita isso. Uns apresentam Aécio com a força satânica capaz de reduzir o país e o povo brasileiro a pó de borboleta; outros se dão ao trabalho de montar uma lista quilométrica para distinguir a candidata petista do pleiteante tucano.

Segundo o Saci, torna-se vão o esforço desses advogados de ocasião do partido do governo e ditos severos críticos do executivo federal, se o pretendente do voto nulo pensar um pouquinho. Um simples exame da atenção do governo para com com os banqueiros, em detrimento das classes mais humildes, revela e escancara o inevitável grau de favorecimento: foram 24 bilhões destinados ao Bolsa Família, contra 900 bilhões em favor do Bolsa Banqueiro! Portanto, 37.5 vezes mais destinados aos detentores do capital. É mole ou quer mais?

Se isso não bastar, que se compare o que foi destinado, em 2014, portanto com a candidata Dilma no comando, ao pagamento de juros e amortizações da tal  dívida brasileira, e  o que se destinou às necessidade da  Saúde (4,11%), da Educação (3,49%), da Segurança Pública(0,35%) e da Assistência Social (2,86%), só para citar algumas das fatias contempladas de forma negligente e irresponsável pelo governo petista que se diz do “Partido dos Trabalhadores”.

.

orçamento.Fonte do gráfico AQUI

.

Dessa forma, embora reconheça que Aécio seja tão inadequado quanto Dilma para a construção de um país que privilegie os interesses dos trabalhadores, se ele ganhar, ao contrário das profecias agourentas que se tem divulgado nas redes sociais, há chances de acontecer, pelo menos, o  que se segue:

1. A criação de uma frente  de esquerda para combater o candidato tucano, caso ele se faça de besta.

2. No âmbito sindical dos docentes das universidades públicas, haverá a recomposição das seções desgarradas sob o patrocínio do governo Lula, ainda de acordo com o comportamento apresentado pelo governo tucano.

3. Nas proximidades da Olimpíada de 2016, a população poderá ir às ruas para exigir contenção de gastos com eventos que têm como maior beneficiário o grande capital. E, dessa vez, as manifestações serão adensadas pelo exército vermelho de petistas. O que implica na ida, em massa, de pesquisadores produtivistas petistas para as manifestações de rua, ressentidos por terem perdido suculentas boquinhas para os produtivistas tucanos ou vira-folhas tucanados de última hora.

No caso da lábia petista triunfar e de Dilma ser reconduzida, vai haver Olimpíada, Força Nacional para reprimir manifestantes  – baderneiros ou não, qual houve na Copa passada -, haverá muito gás lacrimogêneo, pasteurização dos morros do Rio e ampliação do modelo carioca para outros estados brasileiros. Enfim, tudo o que aconteceria, da mesma forma, no governo Aécio, mas sem o décimo quarto salário do Bolsa família proposto por Marina Silva, agora parceira do candidato também conhecido em Minas como “Menino Maluquinho”.

E é por não nutrir qualquer esperança nos dois candidatos, ambos sobejamente comprometidos com o capital financeiro, que recomendamos – o Saci e eu -, o  VOTO NULO.

Da parte do meu arreliento amigo, ele ainda recorre a orações, por via das dúvidas, já que acredita que as pregações jesuíticas dos não petistas e dos petistas podem perturbar os neurônios dos confusos e indecisos, e na hora de apertar o Zero-Zero, pode acontecer que digitem o 13 ou o 45, ambos saídos da mesma cumbuca…

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: