123 – AHHH! O Enem purifica o sorriso!

 

Para o Pica-Pau, na longa noite em que vive a educação brasileira, só o sorriso dos empresários da educação é de "propaganda de creme dental"... (Clique na charge para ampliá-la).

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

O Pica-Pau, nos últimos tempos, tem manifestado uma alma de artista. Desde a Arte Conceitual – que é visualmente invisível -, até as manifestações perfomáticas, processuais, instalações, hiperreais, fotoensaios, perspectivas de calçada, arte política, arte escracho, arte happening, arte kraft, arte cracker e o escambau. Ele quer experimentar todas elas. Quer em suportes, quer em estilos. Do Neo-Expressionismo multiforme, do alemão Joseph Beuys (aquele da banha de porco e feltro, que conversava com coelhos sobre desenhos), aos murais espatulares Expressionistas do baiano Manoelito Damasceno (aquele que pinta e “espatula” a dança das pipas multiculoridas dos subúrbios).

Dessa vez, porém, o Pica-Pau foi muito longe. Pelo menos para o Saci. Inspirando-se nas constantes denúncias de fraude que pesa sobre o famigerado ENEM, questionou o porquê do tal exame ainda resistir incólume a tantas trovoadas. Depois de muito conjuminar ideias, chegou a conclusão que sem o ENEM o “sorriso creme dental” dos empresários da educação estaria tão ameaçado quanto o Mico-Leão-Dourado.

Afinal, como as condições humanas e materiais cada vez mais são  surrupiadas da escola pública – entra governo, sai governo -, não é de se admirar que as privadas alardeiem seus desempenhos nas mídias impressa, televisiva, de rua…

Ora, a simples lembrança dessas megamídias que só o bem recheado empresariado tem condições de bancar, foi o sufuciente para estimular o arrojado Pica-Pau a bolar algo impactante, de tamanho avantajado e de natureza artístico-crítica. Da bolação ao transporte da peça executada foi um pulo.

Como a estrutura da realização tridimensional picapauense estava além dos seus frágeis músculos alados, adivinhe quem carregou o andor para a rua?

Anúncios

Uma resposta to “123 – AHHH! O Enem purifica o sorriso!”

  1. Maria Inês Marques Says:

    Os dentes do Pica-pau estão cortantes…
    B
    MI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: