1237 – Dirceu e a delação premiada

.

FIEL.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

.

H.

.

oje cedo fui acordado pelo meu amigo de gorro vermelho e pito por motivo fútil. O pestinha, simplesmente, queria conversar. Imagine! E à custa do meu sono! Ele queria saber o que eu pensava sobre a “delação premiada”.

– Por favor Saci! São cinco horas da manhã, é verão e hoje é domingo. E se for pouco, ainda estou de férias… Ora! Ora! Eu não acho nada!… E depois,  o que adianta eu achar? A República de Bananas é isso aí que você está vendo e sem perspectiva de mudanças nas próximas décadas. A todo momento, descobrem-se mais corrupções. Nunca, na história do Brasil, as celas foram visitadas por figuras tão perfumadas… E daí? Há prisões para tantos picaretas? Há? Me responda, por favor!

– Calma chefia! Pra que dormir tanto se temos a eternidade inteira para o justo descanso? Já não disseram que “o sono é o prelúdio da morte”?… É que andei pensando umas coisinhas a respeito da delação premiada…

– Sim, e daí?

– Pode-se dizer que, ao longo das culturas humanas, o “dedodurismo” nunca foi visto com bons olhos. Pense em Judas Iscariotes, em Benedict Arnold, em Joaquim Silvério dos Reis, em Calabar – só para lembrar alguns. Quem botaria no filho um desses nomes?

– Seja breve, Saci! Conclua! Quero dormir!

– Vou concluir, chefia. Só mais um minutinho do seu precioso e inútil sono… Veja o caso da delação premiada dos envolvidos com a Operação “Lava a Jato” da Petrobras. Claro que os caras sabiam que estavam fraudando a “viúva”. Tanto assim é que criaram um monte de subterfúgios para financiarem campanhas e mamarem adoidadamente. Portanto, essa foi a primeira pisada na bola…

– Conclua, Saci! E a segunda pisada?

– Ora! A segunda pisada de bola foi terem dedurado os antigos parceiros sob o mando da delação premiada. Foi duplo maucaratismos…

Não pude deixar de considerar como pertinentes as conjuminâncias e filosofices do pestinha.

– É vero, Saci! A menos que se considere que Judas e outros traidores famosos apenas cumpriam “Planos Divinos”, contra os quais nada se pode fazer…

– É por isso mesmo que vou encomendar um adesivo para você botar no vidro traseiro do seu carro, para fazermos justiça:

“DIRCEU É FIEL”.

Nem preciso dizer que expulsei, do meu quarto, o meu debochado amigo aos berros.

——————-

Leia também: “O petróleo é nosso“.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: