1331 – Levy ou Tombini?

.

LEVY-TOMBINI-2015

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

E.

.

nquanto o Saci discutia com o Pica-Pau sobre quem era de fato que mandava no Brasil, num canto do seu pasto, a Vaca Tatá dizia com pachorra:

– Só não é a Dilma! Só não é a Dilma! Nem que a minha parenta tussa!

A tranquilidade da bovina mascando na sua manga de capim, e refletindo ao mesmo tempo, por contraste, me fez lembrar de um caso que me contaram, que teria acontecido numa roça lá nas bandas de Caetité. Foi sobre um agricultor que ia ser pai pela primeira vez. Nervosismo à flor da pele. Aflito, o pobre homem caminha de um lado para o outro, pede aos santos que seu rebento nasça com saúde e que dê um bom parto à sua companheira. E assim o tempo vai passando. De repente, aquele berro vigoroso: Buááááá! Buááááá! Buááááá!

– Benza a Deus! Seu filho nasceu Zeca! É homem! – anunciou a parteira botando a cabeça para fora do quarto.

O felizardo Zeca era a imagem do contentamento.

– Benza Deus, Sá Maria! O menino direitinho? E Florzinha, bem também?

– Graças a Deus seu filho e sua mulé tão ótimos! Preciso de um linha, agora, para amarrar o umbigo do menino. Corra, homem! Avia!

Depois de remexer, em vão, umas gavetas, Zeca grita para a parteira:

– Sá Maria, de Deus! vou ter que buscar na casa do Zuza, pois a linha daqui acabou!

– Avia, homem! Vá num pé e vorte no outro!

O aflito pai correu como um louco montado num pangaré para a casa do amigo, uma rocinha que ficava a duas léguas de distância de sua casa.

Ocorre que, exatamente no meio do caminho, lembrou de um detalhe. Fez meia volta no cavalo e se dirigiu mais esbaforido ainda para sua casa.

Da porta da rua, já foi gritando feito um condenado.

– Sá Maria, Sá Maria! De que cor é a linha?


 

Moral da história: Tombini ou Levy importa tanto quanto a cor da linha…

Anúncios

Uma resposta to “1331 – Levy ou Tombini?”

  1. Francisco Santana Says:

    Não é de meu jaez esse tipo de discussão. Eu não levo para a questão pessoal.

    O saci leva para a questão pessoal atribuindo poderes satânicos a pessoas, como por exemplo ao Levy.

    Trata-se do cargo e não das pessoas que o ocupam. Institucionalmente, o primeiro escalão de poder no país é o do Presidente da República. Mas desde que esse país adota o modelo neoliberal, a hierarquia de poder de fato não obedece mais a de direito. O Presidente da República, que antes era o 1º escalão passa a ser o 6º. O ministro da Fazenda o 5º e Presidente do Banco Central o 4º. Depois eu falo sobre o 3º, 2º e 1º, de fato.

    O Tombini, ocupa o cargo de Presidente do Banco Central, logo cabe a ele a responsabilidade de determinar os rumos mais gerais da economia brasileira; se le falhar será substituído. É claro que ele pode fazer isso colegiadamente com a equipe econõmica, mas a responsabilidade é dele.

    Já o cargo de Ministro da FAzenda é o de um comunicador. Ele tem a função de explicar e justificar a política econõmica do governo. Levy está com essa incumbẽncia. Quem tinha essa função antes era o Mântega. Se o Levy é uma figura mais badalada, mais conhecido dos banqueiros, isso não quer dizer que ele mande mais ou menos, todos estão cumprindo seu papel; é possível que seja estratégico colocar o Levy para dar mais estabildade ao governo junto aos banqueiros. Mas todos eles estão abaixo do 3º escalão. E quem é o 3º escalão.

    O 3º escalão está em N. York. São os chamados Técnicos. são os assessores do grande capital financeiro lá. Um exemplo prático: Quando Malan estava em N. York, ele pertencia ao 3º escalão. Quando ele veio para cá para fazer o Plano Real e acabou ficando como Presidente do Banco Central ele baixou para o 4º escalão. Depois foi Armínio Fraga que estava no 3º escalão vir para cá ocupar o CArgo de Presidente do Banco Central, portanto 4º escalão e Malan passou parao cargo de Ministro a Fazenda, portanto 5º escalão.

    Não quer dizer que eles ao serem rebaixados percam seu salários de origem que são superiores a 100.000 dólares por mês, eles estãozadisposição do governo brasileiro mas continuam a serviço do grande capital financeiro.

    No 2º escalão está o Presidente dos EUA, mas dividindo com o 1º escalão das multinacionais do 2º escalão e o com o 2º escalão das multinacionais do 1º escalão.

    E o 1º escalão é evidentemente o 1º escalão das multinacionais do 1º escalão. Desses quem mais aparecesão Robert Rubinstein e George Soros, mas tem dezenas deles que não aprecem e têm igual poder.

    Portanto não tem procedẽncia essa atribuição a mim dessa querela. Eu citei o Tombini como uma correção necessária pois ele é o Presidente do Banco Central.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: