157 – A porta-voz da APUB

 

Para o Saci, Elvis até pode ter morrido, mas Mussolini está vivíssimo e serve de norte para alguns sindicatos "camisa-branca".

Anúncios

4 Respostas to “157 – A porta-voz da APUB”

  1. Menandro Ramos Says:

    A direção da APUB descarrila, desnuda-se ao findar o seu melancólico mandato. Ao permitir que alguém da diretoria, notória por não ter muito cuidado com o que escreve, destile impropérios contra um professore que clama por justiça e que lhe faz oposição política, demonstra o despreparo para assumir a administração de uma entidade com o peso do Sindicato dos Professores da UFBA. Ao que parece, há a conivência da maioria com o destempero de uma “porta-voz” enfurecida. Coincidentemente, as palavras “duras” são sempre proferidas pela mesma pessoa, que parece exercer de forma ameaçadora a função de escudo humano para proteger os “silenciosos” membros da diretoria.

    Enquanto isso, os meus amigos temem pelo meu estômago e pela minha integridade física. Já comecei a receber mensagens em solidariedade… O que me reserva o temperamento autoritário e violento da irada porta-voz? Deverei pedir segurança de vida, ou as bravatas fazem parte de um estilo rancoroso de conduzir uma seção sindical placa branca, já confiante na vitória da candidata do governo?

    O meu amigo Saci-Pererê, pândego que só ele, não perde a oportunidade para “texturizar e chargear”.

    No sindicato dos professores da UFBA é assim. Amigos, amigos, censura à parte. Os ”chapas” da diretoria da APUB nunca são atingidos pela tesoura vil isolpiense ou elisabetana. Também os que querem falar bem das políticas do governo têm transito livre na lista da APUB, sem maiores delongas: escreveu, publicou! Quem acompanha a lista, certamente ainda se lembra do recente “Manifesto” do Prof. Israel Oliveira Pinheiro, digníssimo presidente da APUB, em favor do lançamento da candidatura de um professor, no já famoso “Cais Dourado”. Nada contra o professor, mas contra a injustiça de uns poderem, e outros não…
    Pode-se concluir, ao tomar conhecimento das proibições isolpienses, que a diretoria da APUB “normatizou” o uso da lista apenas para “os outros”, uma vez que os membros da diretoria passam léguas da tal normatização:

    […] Fica proibido […] O uso do espaço para marketing, propagandas de serviços e produtos, campanhas individuais e outros, inclusive blogs; […] Ataques pessoais ou declarações ofensivas. […]

    Para chegar ao endereço do que chamamos de “só para os amigos”, clique AQUI.

  2. osaciperere Says:

    Circulou na lista “Debates-l”, da UFBA:
    ————————————————-

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br]
    Em nome de bethbite@ufba.br
    Enviada em: sábado, 23 de outubro de 2010 23:50
    Para: debates-l@listas.ufba.br
    Cc: isolpi@ufba.br; nanci.novais@ufba.br
    Assunto: [Debates-l] Esconderijo

    —————————————————

    ESCONDERIJO

    Finalmente chegou o dia em que o Menandro não agüentou mais o “debate” que ele próprio estabelecera. Felizmente chegou um professor corajoso que conseguiu dar um “soco” no estômago do Menandro – o que era vontade de muita gente, inclusive minha (grifo meu). E, assim, facilmente a mediocridade se calou.

    A APUB lutou contra Menandro desde o início da atual Diretoria e já lhe respondeu, algumas vezes, sobre a irregularidade de fazer auto-propaganda e enviar blogs sistematicamente para entupir as listas eletrônicas da entidade. Descobrimos que basta um sujeito sem sentido na vida para destruir um instrumento que pretendia ser da melhor utilidade pública, nos nossos tempos. Apesar de ter lhe sido explicado, várias vezes, que na lista de debates da APUB todo professor pode navegar, entretanto, nenhum tem o direito de fazer propaganda sistemática da sua “quitanda”, como é o blog do Menandro.

    Ele insiste, faz de conta que não entende e continua a cobrar que lhe façam a corte.

    O tempo de Justiça nos sorri e assiste-se um Menandro, que tão deselegante fora com tantos colegas, perder a pose, esbravejar e ameaçar. Ignora a própria história e oferece atestados de ocupantes de poderes atuais para provar que não houve o que de fato aconteceu.

    A derrota de Menandro na Faced deu-se na urna de votação. Ele foi vice diretor de José Arapiraca e, com a morte deste, o primeiro ocupou a diretoria por tempo demais e tentou não cumprir o regulamento que determinava a sucessão. Resultado: foi obrigado a abrir o processo sucessório e perdeu a eleição. Esperneou o quanto pode, entrou com recurso junto ao Conselho Universitário e aqui também perdeu vergonhosamente. Quis ir para a Justiça comum.

    Hoje se admite “improdutivo”. Que horror! Pus-me a questionar, quanto custa esse professor para a nação brasileira? Afinal, esse é o Menandro que existe de fato e que se esconde atrás do Saci.

    Elizabeth Bittencourt
    Profª aposentada da Faced/UFBA

  3. osaciperere Says:

    Circulou na lista”debates-l”:

    Mais uma demonstração do nível rasteiro a que foi jogado o sindicato…, a APUB. Não sei de que se trata mas ver uma diretora de sindicato escrever que “chegou um professor corajoso que conseguiu dar um “soco” no estômago do Menandro – “o que era vontade de muita gente, inclusive minha.” [grifo do Prof. Cláudio Lira]. É um absurdo. Manifestação fascistas esta. Enquanto não tivermos força para fazer frente a isto me reservo o direito de dizer sou contra.

    Sabendo que não pode chover para sempre, espero que possamos construir dias mais dignos para uma entidade que já foi referência de luta.

    Saudações
    Cláudio Lira

    —————————————————————–

    De: Cláudio Lira [mailto:claudio_lira@hotmail.com]
    Enviada em: segunda-feira,
    25 de outubro de 2010 22:02
    Para: menandro@ufba.br;
    faced-congregacao@listas.ufba.br;
    faced-l@listas.ufba.br;
    dep2@grupos.com.br
    Assunto: Re: [Faced-congregacao]
    ENC: [Debates-l] Esconderijo

    ———————————————————-

    —–Mensagem Original—–
    From: Menandro Ramos
    Sent: Monday, October 25, 2010 7:29 PM
    To: faced-congregacao@listas.ufba.br ;
    faced-l@listas.ufba.br ;
    dep2@grupos.com.br
    Subject: [Faced-congregacao]
    ENC: [Debates-l] Esconderijo

    ———————————————————-

    Car@s,

    Não vou usar a bílis que, infelizmente, alguns colegas usam quando lhes faltam bons argumentos. Quem é da FACED, pelo menos os mais antigos, sabe o quanto essa senhora falta com a verdade na tendenciosa mensagem abaixo. Logo ela, que durante o tempo todo esteve ao meu lado. O que a teria feito mudar de forma tão radical o seu ponto de vista? Seria apenas o fato de eu criticar a direção da APUB, da qual ela faz parte, por querer transformar a entidade num clube beneficente, ou tem algo mais que desconheço?

    Até pouco tempo, estava me solicitando trabalhos gráficos para um seu livro (mantida em esconderijo a autoria, essa sim!) que prontamente atendi sem criar qualquer obstáculo ou cobrar um centavo sequer pela realização do solicitado. Inesperadamente passou a me hostilizar…

    Ao contrário do que ela diz, o tal professor “corajoso” que cita, acovardou-se quando pedi que ele sustentasse de forma clara o que tentou insinuar. A irascível professora me conheceu um pouco durante o tempo em que esteve na FACED e sabe que não me deixo intimidar por ameaças, venham de onde vier, inclusive as delas. Só espero que ela não coloque em prática o seu desejo de me socar o estômago ou que não queira dar vazão ao seu temperamento violento e intolerante…

    Vou continuar me opondo aos que querem transformar o nosso sindicato em correia de transmissão da administração central ou do governo federal; vou continuar clamando por justiça. Goste a diretoria da APUB, ou não.

    Sindicato é pra lutar!

    Saudações,

    Menandro Ramos
    Faced/UFBA

  4. osaciperere Says:

    Sugestão de leitura:

    O outono da Profa. Beth
    de autoria do Prof. Antônio Câmara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: