165 – Dilma eleita!

 

- Como será o Brasil de Dilma? Tentou dialogar o Saci com as personagens de Portinari, após ouvir as primeiras palavras da candidata eleita... (Clique na arte para ampliá-la)

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

 

Depois de algum tempo de espera vã, o Saci deu por si.

– Hum! Como as rosas de Cartola,  as figuras não falam… E agora? O que fazer?

Meio tristinho, cabisbaixo, mãos para trás, foi aos pinotes, lentamente, seguindo na direção do futuro, cantanto mais baixinho ainda, até não ser mais ouvido por mim, pois ele já havia se distanciado bastante:

Bate outra vez 
A esperanças do meu coração 
Pois já vai terminando o sermão enfim 
Volto ao jardim 
Com a certeza que devo chorar 
Pois bem sei que não queres voltar para mim 
Queixo-me às rosas, que bobagem 
As rosas não falam 
Simplesmente as rosas exalam…

Aí não ouvi mais nada. Fiquei pensando como ele teria completado a estrofe, fazendo jus àquela tecida no coração do genial Cartola. Matutei, matutei, matutei.

É a velha indagação: o que queria dizer o autor?

O eco das palavras de Umberto me fez pensar na obra aberta. O mundo é grande, já dissera Drummond do mundo. É! Vasto Mundo! Talvez eu pudesse chutar – qual o chute do lendário Pepe, dos Santos  F.C. de mil e novecentos e antigamente – que o Saci continuaria a letra assim:

“Simplesmente as rosas exalam o que
o capital financeiro lhes permite exalar…”

Talvez!

Anúncios

2 Respostas to “165 – Dilma eleita!”

  1. Francisco Santana Says:

    Estou a disposição para dar continuidade à caminhada que tracei em defesa dos trabalhadores assalariados, categoria da qual faço parte. Como disse Marx, liberdade é a consciência da necessidade.

    Essa disposição é uma consequência coerente dos passos que dei nessa eleição e que estão explicitados num texto publicado nesse BLOG e que o título original era Serra ou Dilma. Desse texto destaco o parágrafo que resume bem o que quero dizer e Que vem logo abaixo:

    “Caso Serra ganhe (não acredito muito) iremos à luta e poremos à prova os lulistas de hoje para serrar (sem trocadilho) fileiras conosco contra as reformas neoliberais que ele tentar fazer, que aliás já estão no congresso em retalhos. Caso Dilma ganhe teremos que ir à luta com mais vigor ainda pois não teremos o apoio dos falsos partidos de esquerda nem dos sindicatos pelegos. Essa é a triste realidade.”

    A seguir, o texto completo:

    Em outubro 17, 2010 às 3:12 am

    Francisco Santana Disse:

    Votarei em Serra pela mesma razão que Delfin votará em Dilma (Lula). Delfin declarou: “Votei em Lula pela segunda vez pois ele é o único capaz de fazer a reforma da Previdência (sua privatização definitiva) e a trabalhista (flexibilização total do trabalho). Serra não terá apoio aberto e franco da CUT (e de arrastão a maioria das centrais) para fazer essas reformas como Lula teve. Poderá ter um apoio envergonhado como FHC teve, como a mini reforma da Previdência de FHC e Stephanes que só foi feita graças a Vicentinho e a pseudo privatização da VALE que só foi feita graças a Mercadante (ele confirmou publicamente em 2002) amigo de infância de Steinbruch (o favorecido). Mas será mais fácil para nós desmascarar os traidores da CUT (Central Única da Traição) num apoio a Serra do que a Dilma. Nós assalariados estamos pois numa situação igual à dos escravos romanos na arena do coliseu. Apenas temos a opção que qual portão deve ser aberto para a entrada da fera. De um portão sairá o Pit Bul Dilma e do outro o perdigueiro (ou pastor alemão) Serra. Eu prefiro optar pelo segundo portão para ganhar tempo.
    Caso Serra ganhe (não acredito muito) iremos à luta e poremos à prova os lulistas de hoje para serrar (sem trocadilho) fileiras conosco contra as reformas neoliberais que ele tentar fazer, que aliás já estão no congresso em retalhos. Caso Dilma ganhe teremos que ir à luta com mais vigor ainda pois não teremos o apoio dos falsos partidos de esquerda nem dos sindicatos pelegos. Essa é a triste realidade.
    Também o mal maior não está nem em Dilma nem em Serra, mas nos trabalhadores celetistas e servidores públicos que se venderam por migalhas, se corromperam e se desfibraram.
    No primeiro turno não votei nem em Serra, Nem Dilma nem Marina. Restou-me votar em Plínio Arruda. Em 2002 não votei nem em lula nem em serra; viajei para ter um documento público comprovante de que não votei em Lula e por isso afirmar que não seria responsável pela reforma da Previdência que Lula iria fazer, como de fato aconteceu.
    Portanto, quem votar em Dilma, e votar nulo no contexto das pesquisas atuais é votar em Dilma, terá que assumir a responsabilidade pelas reformas liberais citadas, que com certeza virão.

    F.Santana

    P. S. No domingo, eu me programei para assistir o filme de faroeste, Quando Explode a Vingança, de Sergio Leone, com Rod Steiger e James Coburn que iniciaria às 18:10 no canal 65. Mas minha mulher, ao chegar as 17:00, queria assistir a apuração das urnas. Para minha sorte, às 18:05 a Globo anunciou sorridentemente, já sabendo o resultado de 60% de urnas apuradas, a sua boca de urna que dava 58% a 42% para Dilma. Aí minha mulher deixou-me assistir o filme. Com isso conseguí manter intactos meus nervos e minha pressão arterial. estou pronto para outra.

  2. José Roque Mota carvalho Says:

    MENANDRO, retorne ao antigo lar – O PT – as suas belas TESES poderão ter maior ressonância nos próprios encontros e congressos do PT. Lá você terá voz e voto e todos irão ouvir tudo o que acha que está errado na forma de governar do PT. Não precisa ser um político propriamente dito, mas um filiado que possas falar o que pensa do certo e do errado. Imagine que no governo Dilma poderá ocorrer 2.920 mensagens contra, mas aqui, na internet, somente os listados saberão e nunca chegarão ao PT e ao Governo Dilma. O conselho é bom, você decide. O seu leitor, José Roque.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: