169 – Lapibi cemuá!

 

A fim de não ferir suscetibilidade, o Saci decidiu não mais usar o idioma de Rabelais para fazer charges, considerando que há no mundo os Vieiras - desprovidos do estalo, claro! - que aspiram ser Cyranos sem a língua... C'est la vie! (Clique na arte para ampliá-la)

.

Prezada Disalda e demais Colegas,

 

O Prof. Clímaco é um verdadeiro educador. Ele tenta ser razoável, mas o presidente da APUB, no melancólico papel de censor da lista do nosso sindicato, não quer conversa. E nem pode… Até o compreendo… Também não pode, segundo o meu amigo Saci, culpar o sertão por tornar-se empedernido, pois, segundo ele, a flor do mandacaru é uma das mais delicadas que existem, a despeito do calor e do sol brabo que recebe…

Eu disse que o compreendo, uma vez que aquela do “Lapibi cemuá!” foi mesmo de lascar, sem o propósito da rima… É vero! (VEJA).

Talvez, por isso mesmo, o Prof. Israel tenha ficado magoado com a língua de Rabelais/Cyrano de Bergerac e, de forma preconceituosa, a tenha tentado ridicularizar…

De qualquer forma, já fui aconselhado a me manter distante dele, antes que queira dar vazão à má tradição de sua terra – segundo o próprio –  “que se de uma discussão, não sai um morto, não foi uma boa discussão“. Aliás, o Prof. José Roque pode confirmar se é isso mesmo ou se entendi errado…

Para evitar perder a outra perna, o meu amigo Saci está preparando uma outra charge multilíngue em que o rei absolutista francês não diz mais (), mas sim:

 

I’am the Apub (Inglês)

Είμαι ο Apub (Grego)

私はApub午前 (Japonês)

أنا Apub (Árabe)

Ich bin der Apub (Alemão)

 

Atenciosamente,

Menandro Ramos
FACED/UFBA
Conselheiro do Saci-Pererê
para assuntos de fuga…

———————————————

—–Mensagem original—–
De: debates-l-bounces@listas.ufba.br [mailto:
debates-l-bounces@listas.ufba.br]

Em nome de disalda@ufba.br
Enviada em: sexta-feira, 12 de novembro de 2010 14:33
Para: debates-l@listas.ufba.br
Assunto: Re: [Debates-l]

 

Uma poesia para Israel

Obrigada Climaco pela mensagem e pelas lembranças que chegam junto ao texto – que na minha opinião pode ser entendido em qualquer língua. Outro dia Menandro comentou que minha mensagem estava “portuguesa” pois, pois. (estava fazendo doutorado na Universidade de Lisboa/Portugal). E a qualquer momento devemos receber outra contribuição além mar da Inês…

E pensar que tem gente querendo sair dessa lista e ainda passamos pelo crivo da censura…  Como entender a acadêmia?!!!

bjos com admiração,

Disalda Leite

——————————————-

Quoting climaco@ufba.br:

 

Caro Israel,

Também sou um sertanejo, mas tenho a sorte de nunca ter precisado deixar ninguém no chão para ganhar uma discussão. As discussões que ocorreram e ocorrem por aqui, como falei antes, não são discussões para nos deixar preocupados com os caminhos do processo civilizatório litorâneo. A Universidade precisa discutir os seus conflitos e os conflitos da sociedade. Se isso puder ser feito com poesia, que seja recitando versos. Mas se só puder ser feito com tensão, que se tensione. Acho que, no processo social, tensão e poesia são inseparáveis.

Aliás, o seu exemplo de Canudos cai como uma luva. Canudos é um exemplo da tensão e da poesia. E o meu contato mais eloquente com Canudos se deu através da bela e sedutora Maria Pimpona, personagem do livro de Manoel Benício, O Rei dos Jagunços. Depois, A Canção de Piratas, crônica de Machado Assis, me conduz a um mundo novo, quando o mesmo questiona o processo civilizatório com muita poesia.

Deixo um abraço e a crônica do Machado: (1894)  TRÊS ANOS ANTES DA DESTRUIÇÃO DE CANUDOS PELA CIVILIZAÇÃO LITORÂNEA. Ah! com alguns trechos em francês!!!!  

 

Telegrama da Bahia refere que o Conselheiro está em Canudos com 2.000 homens (dois mil homens) perfeitamente armados. Que Conselheiro? O Conselheiro. Não lhe ponhas nome algum, que é sair da poesia e do mistério. É o Conselheiro, um homem, dizem que fanático, levando consigo a toda a parte aqueles dois mil legionários. Pelas últimas notícias tinha já mandado um contingente a Alagoinhas. Temem-se no Pombal e outros lugares os seus assaltos.

Jornais recentes afirmam também que os célebres clavinoteiros de Belmonte têm fugido, em turmas, para o sul, atravessando a comarca de Porto Seguro. Essa outra horda, para empregar o termo do profano vulgo que odeio, não obedece ao mesmo chefe. Tem outro ou mais de um, entre eles o que responde ao nome de Cara de Graxa. Jornais e telegramas dizem dos clavinoteiros e dos sequazes do Conselheiro que são criminosos; nem outra palavra pode sair de

> cérebros alinhados, registrados, qualificados, cérebros eleitores e contribuintes. Para nós, artistas, é a renascença, é um raio de sol que, através da chuva miúda e aborrecida, vem dourar-nos a janela e a alma. É a  poesia que nos levanta do meio da prosa chilra e dura deste fim de século. Nos climas ásperos, a árvore que o inverno despiu, é novamente enfolhada pela primavera, essa eterna florista que aprendeu não sei onde e não esquece  o que lhe ensinaram. A arte é a árvore despida; eis que lhe rebentam folhas novas e verdes.

Sim, meus amigos. Os dois mil homens do Conselheiro, que vão de vila em vila, assim como os clavinoteiros de Belmonte, que se metem pelo sertão, comendo o que arrebatam, acampando em vez de morar, levando moças  naturalmente, moças cativas, chorosas e belas, são os piratas dos poetas de 1830. Poetas de 1894, aí tendes matéria nova e fecunda. Recordai vossos pais; cantai, como Hugo, a canção dos piratas:

 

En mer,
les hardis
écumeurs!
Nous allions
de Fez
 à Catane…

Entrai pela Espanha, é ainda a terra da imaginação de Hugo, esse homem de todas as pátrias; puxai pela memória, ouvireis Espronceda dizer outra canção de pirata, um que desafia a ordem e a lei, como o nosso Conselheiro. Ide a Veneza; aí Byron recita os versos do Corsário no regaço da bela Guiccioli. Tornai à nossa América, onde Gonçalves Dias também cantou o seu pirata. Tudo pirata. O romantismo é a pirataria, é o banditismo, é a aventura do salteador que estripa um homem e morre por uma dama.

Crede-me, esse Conselheiro que está em Canudos com os seus dois mil homens, não é o que dizem telegramas e papéis públicos. Imaginai uma legião de aventureiros galantes, audazes, sem ofício nem benefício, que detestam o calendário, os relógios, os impostos, as reverências, tudo o que obriga, alinha e apruma. São homens fartos desta vida social e pacata, os mesmos dias, as mesmas caras, os mesmos acontecimentos, os mesmos delitos, as mesmas virtudes. Não podem crer que o mundo seja uma secretaria de Estado, com o seu livro do ponto, hora de entrada e de saída, e desconto por faltas.

O próprio amor é regulado por lei; os consórcios celebram-se por um regulamento em casa do pretor, e por um ritual na casa de Deus, tudo com a etiqueta dos carros e casacas, palavras simbólicas, gestos de convenção. Nem a morte escapa à regulamentação universal; o finado há de ter velas e responsos, um caixão fechado, um carro que o leve, uma sepultura numerada, como a casa em que viveu… Não, por Satanás! Os partidários do Conselheiro lembraram-se dos piratas românticos, sacudiram as sandálias à porta da civilização e saíram à vida livre.

A vida livre, para evitar a morte igualmente livre, precisa comer, e daí alguns possíveis assaltos. Assim também o amor livre. Eles não irão às vilas pedir moças em casamento. Suponho que se casam a cavalo, levando as noivas à garupa, enquanto as mães ficam soluçando e gritando à porta das casas ou à beira dos rios. As esposas do Conselheiro, essas são raptadas em verso, naturalmente:

Sa Hautesse aime les primeurs,
Nous vous ferons mahométane…

Maometana ou outra coisa, pois nada sabemos da religião desses, nem dos clavinoteiros, a verdade é que todas elas se afeiçoarão ao regime, se regime se pode chamar a vida errática. Também há estrelas erráticas, dirão elas, para se consolarem. Que outra coisa podemos supor de tamanho número de gente? Olhai que tudo cresce, que os exércitos de hoje não são já os dos tempos românticos, nem as armas, nem os legisladores, nem os contribuintes, nada. Quando tudo cresce, não se há de exigir que os aventureiros de Canudos, Alagoinhas e Belmonte contem ainda aquele exíguo número de piratas da cantiga:

Dans la galère capitane,
Nous étions quatre-vingts rameurs,

mas mil, dois mil, no mínimo. Do mesmo modo, ó poetas, devemos compor versos extraordinários e rimas inauditas. Fora com as cantigas de pouco fôlego. Vamos fazê-las de mil estrofes, com estribilho de cinqüenta versos, e versos compridos, dois decassílabos atados por um alexandrino e uma redondilha.

Pélion sobre Ossa, versos de Adamastor, versos de Encélado. Rimemos o Atlântico com o Pacífico, a via-láctea com as arejas do mar, ambições com malogros, empréstimos com calotes, tudo ao som das polcas que temos visto compor, vender e dançar só no Rio de Janeiro. Ó vertigem das vertigens!

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Prezado Clímaco,

Eu sou de uma região no sertão da Bahia, que se de uma discussão, não sai um morto, não foi uma boa discussão. Canudos então é um exemplo maior. Já aqui no litoral, somos civilizadões, cheios de boas maneiras e tem uns que falam até francês, um defeito que o Corisco não tinha, segundo Graciliano Ramos. Asim, entendo que em nossas discussões não devemos “chegar a maiores”, como dizem os mexicanos. Não seríamos “produtivos” desta forma. Na verdade, somos católicos. Estamos sempre cometendo pequenos pecados. Não podemos viver sem eles, mas é so isto.

Não vamos além, não dá certo. E que o Senhor do Bonfim nos proteja,

Israel

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