188 – UFBA e APUB podem contribuir…

Para o Saci, o modelo neoliberal libera o sujeito histórico de fazer escolhas e desobriga a universidade de exercer o pensamento crítico. (Clique na arte para ampliá-la)

 

A má Ciência ou a Filosofia equivocada e perversa idealista, ou qualquer outra antidialética, de acordo com o Saci, muito contribuirão ainda para maltratar o Planeta Azul e a sua biosfera. Remover todo o entulho tóxico que a Terra acumulou até agora, não é uma tarefa fácil. Mas ele sabe também que se as universidades e os sindicatos participarem dessa maratona, a batalha será ainda mais qualificada... (Clique na arte para ampliá-la)

 



Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

 

O Saci me acordou no meio da madrugada para me perguntar se eu já havia mandado uma mensagem de boas-vindas aos que assumirão logo mais a direção da APUB no próximo biênio. Acho que não preciso dizer ao Leitor como fiquei. Vou poupá-lo de detalhes insignificantes e pouco práticos.

O fato é que, depois de todo o barraco que armei, ele sorriu com ar compreensível e indulgente, e seu semblante assumiu a expressão de quem come (com gosto!) doce de buriti lá da minha região. (Hummm! Só em pensar, já me torno menos turrão).

– Tudo bem, chefia, tudo bem! Você não deixa de ter lá sua razão. Mas pense bem, quem garante que o “Novo Tempo ” será pior do que o Arcaico? Quem? Acho que é um erro pensar que alguém vai querer seguir a escola isolpiense… Afinal, a UFBA pensa, o Sindicato pensa, os professores pensam… Você pensando o quê?

Well

– Pois é. Enquanto roncava, até fiz uns rabiscos… Quem sabe não seria bom mandar esse material para os que vão assumir a diretoria da APUB… Na moral! Confira ali na tela do seu computador…

Meio de má vontade, dirigi-me primeiro ao banheiro. Parecia que tinha um grude nos olhos. Senti o ardor do sabonete. Ah! Como a água é prodigiosa!

Já acordado – de fato! – movimentei o mouse para fazer o computador sair de standby. Aos poucos, sua arte foi surgindo colorida. Ainda tentei contrapor.

– Polias e correias, Saci? Numa época de bites e bytes você foi buscar exemplos de um mundo tão mecânico…

– Aí que está o segredo, chefia. O mundo virtual não vai fazer doer menos aquele trupicão que você toma e lhe arranca a unha do dedão do pé. A dialética do concreto está aí para nos fazer enxergar melhor!

Dizendo isso, em seguida, deu o seu já conhecido volteio no corpo a 100, 500, 1000 quilômetros por hora, até fazer-se uma mancha rubro-negra tomando a direção da linha do horizonte, ou melhor, do infinito.

Socializo com você, Leitor, os esquemas sacizescos, ou suas tentativas de traduzir em linguagem gráfica o movimento do real.

——————

MINI-GLOSSÁRIO

Isolpiense – relativo a Israel Oliveira Pinheiro, presidente da APUB no biênio 2009-2010 ; acrônimo.
Novo Tempo – denominação da chapa única que concorreu à sucessão da atual diretoria da APUB, recebendo 24,4% de votos de um total de 2.700 docentes associados.
Pelego – pele de carneiro ainda com lã, ou um tecido espesso e macio colocado no cavalo com finalidade de amaciar o impacto do movimento do real, digo, do animal… No jargão sindical, tem conotação negativa e remete a outros termos como oportunista, subserviente, capacho, “trairagem” etc., sempre de alguém contra o trabalhador e em favor do patrão.
Trupicão – forma popular (ainda não dicionarizada) de designar uma topada.
                      

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: