233 – A assembleia das ratazanas

 

Dia desses, ao passar na Estação da Lapa após a meia-noite, o meu amigo Saci temeu pela sua única perna... (clique na arte para visualizá-la melhor).

AA assembleia das ratazanas

Saci-Pererê da UFBA
(depois de Lobato)


 

A Estação da Lapa, depois da meia-noite, é uma festa só. Os ratos nunca foram tão felizes. Um simpático camundongo, radiante com o tamanho da sua prole e satisfeitíssimo com a fartura de alimentos que podiam ser conseguidos facilmente na montanha de lixo, ao longo do terminal de passageiros, propôs uma homenagem ao grande benfeitor da espécie.

Reuniram-se numa grande Assembleia para decidir pela melhor proposta de homenagear alguém. Aguardaram que a noite caísse. A noite caiu e lá estavam os ratos dos Barris, da Piedade, da Joana Angélica, do Tororó e de toda redondeza.

 – Eu proponho – disse um deles – que afixemos uma foto do nosso benfeitor maior na entrada da Estação de Transbordo e, qual o Aeroporto Dois de Julho, substituamos o nome “Lapa” pelo nome do Sr. Prefeito.

 Palmas, guinchos e bravos saudaram a sensacional ideia. A proposta foi aprovada com delírio. Só votou contra – um rato meio do contra -, que pediu a palavra e disse:

 – Está tudo muito bom… Bom!… Está tudo muito bem… Bem!… Mas quem vai pregar a foto lá naquela altura toda – uma parede melequenta, ECA! E, ainda por cima, correr o risco de se esbarrar com um sonolento transeunte? Quem?

ECA! Silêncio e nojo geral. Um desculpou-se por não saber pegar no martelo. Outro, porque tinha vertigem de altura. Todos, porque  tinham pavor de gente. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: