252 – O Camarote Universitário

Para o Saci, as forças vivas da UFBA se afastaram cada vez mais da Mudança do Garcia, e hoje preferem assistir de Camarote... (clique no buraco para visualizá-lo melhor).
nquanto isso, o buraco – que é mais em cima e substituiu a cesta de basquete – cada ano se torna mais pujante, em detrimento das aulas do Curso de Educação Física da UFBA.
Depois da folia momesca, bate sempre aquela nostalgia:
“Confete, pedacinho colorido de saudade…”
OBS.: A foto do buraco, exibida acima, não tem nenhuma “intervenção artística” e foi tirada por mim em dezembro de 2010. Portanto, é escusado dizer que a “Universidade Nova” ficou indiferente ao velho buraco…
Menandro Ramos
março 3, 2011 às 7:39 am |
Eu indaguei, na lista da FACED, e uma colega me respondeu:
————————————————————
Menandro,
Você tem me citado [sem revelar o nome] tanto no seu blog que eu estou me sentindo a “tia do Saci”. Quanto à sua pergunta abaixo, a conclusão a que cheguei é que as duas atividades vão funcionar no CEFE: a PM e os foliões da UFBA (assinalei o trecho em negrito). Acho que essa parceria vai dar uma ótima charge !
Vários colegas me ligaram e mandaram e-mails se divertindo muito com a fantasia da Dama de Ferro. […]
————————————————————
Eu me enganei ou li que o Camarote não seria instalado este ano no Centro de Esportes, mas sim uma unidade da Polícia Militar?
At.
Menandro
————————————————————
A Direção da FACED prestou contas à comunidade:
De: faced-l-bounces@listas.ufba.br [mailto:faced-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de Taffarel
Enviada em: quarta-feira, 2 de março de 2011 18:21
Para: faced-l@listas.ufba.br
Cc: faced_congregacao@ufba.br
Assunto: [Faced-l] CONCESSÃO CEFE CARNAVAL E DEVOLUÇÃO CORTESIAS CAMAROTE
PREZADOS COLEGAS
Boa Noite
Para dar a conhecer medidas sobre concessão do CEFE, deliberação da egrégia congregação da FACED e, sobre Camarote Universitário.
Atenciosamente
Celi Taffarel
Diretora
————————————————————
Salvador, 02 de Março de 2011.
Ofício Nº 47/2011 – DIR
Ilmo Sr. RENATO
M.D. Dirigente da ASSUFBA
REF: CORTESIA, ENCAMINHAMENTO CONGREGAÇÃO FACED, INTERLOCUTORES
Prezado Senhor
Venho pela presente agradecer a cortesia dos quatro convites diários no período de 03 a 08 de março de 2011, referentes a acesso ao Camarote Universitário e devolvê-los, visto não ser viável a sua distribuição na Unidade, com critérios públicos e em tempo hábil.
No ensejo, encaminho cópia do Oficio dirigido as autoridades da UFBA com posição da Congregação da FACED a respeito da concessão do CEFE.
Informo ainda que a interlocução entre ASSUFBA e FACED deverá se dar através dos professores Dr. Carlos Roberto Colavolpe e Ney Santos, respectivamente Chefe e Vice Chefe do Departamento de Educação Física
Almejando que os festejos carnavalescos sirvam para dignificar os seres humanos e enaltecer a cultura baiana e brasileira, envio cordiais saudações
Atenciosamente
Celi Nelza Zülke Taffarel
Diretora FACED UFBA
————————————————————
Salvador, 08 de fevereiro de 2011..
Ofício Nº 37/2011 – DIR
Ilma. Senhora Professora Dra. DORA LEAL ROSA
Magnífica Reitora da UFBA
C/C
Ilmo. Sr. SERVULO MAGALHES BARROS
M.D. Prefeito de Campus da UFBA
Ilmo. Sr. PAULO VILAÇA
M.D. Pró-reitora de Administração
Ilmo. Sr. ROBERTO COLAVOLPE
M.D. Chefe Departamento III FACED/UFBA
REF: CONCESSÃO CENTRO DE ESPORTES CARNAVAL – FORÇAS POLICIAIS E ASSUFBA.
Magnífica reitora
A Egrégia Congregação da FACED/UFBA, em sua reunião extraordinária, ocorrida dia 7 de fevereiro de 2011, indicou o seguinte, frente aos pleitos de utilização do CEFE no período de carnaval, pelas forças militares de segurança – Policia Civil e Militar e, pela ASSUFBA, para instalar o Camarote Universitário. (grifo da leitora)
1º O CEFE está em reforma, isto é prioridade e não pode ser prejudicado visto se destinar a atividade fim da UFBA;
2º Por recomendação do Ministério Público o CEFE não deve ser cedido para fins de atividades lucrativas;
3º O pedido das forças de segurança, visto tratar-se de um serviço de utilidade pública, deve ser atendido; Após o carnaval a estrutura deve ser imediatamente desmontada e a área entregue integralmente.
4º O pedido da ASSUFBA deve estar condicionado a não depredação física, ambiental e de instalação; no ressarcimento de danos; no beneficiamento do CEFE e; na cobrança de taxas que devem ser revertidas integralmente a FACED/CEFE e; na imediata remoção da estrutura montada logo após o termino do carnaval.
Colocando-nos a disposição enviamos cordiais saudações
Atenciosamente
Celi Nelza Zülke Taffarel
Diretora FACED UFBA
março 3, 2011 às 8:12 am |
Car@,
Quem não sabe que o Centro de Educação Física e Esportes da UFBA (CEFE) destoa da paisagem dos grandes hotéis (dos quais ele é vizinho) e dos grandes eventos carnavalescos de Salvador, e de Ondina particularmente? Só um nerd para não saber. E olhe lá…
Embora o CEFE tenha um nome pomposo, as condições de trabalho dos professores são bem modestas e, sobretudo, periclitantes. Docentes, servidores e alunos que lá realizam alguma atividade acadêmica correm riscos permanentemente.
Aí você (se não for governista) me perguntará: E onde alguém está seguro neste Estado, neste País?
Bem, eu concordo com você, e não quero polemizar sobre esse assunto, mas me faz o favor de dar uma passadinha rápida no referido espaço do CEFE. Depois voltaremos a nos falar.
Ah! Já ia me esquecendo: leve sua câmara digital, ou mesmo o celular com esse recurso, para registrar os absurdos que for encontrando, porém não se esqueça também de levar mais de um cartão de memória e, pelo menos, duas baterias carregadas…
março 4, 2011 às 1:24 am |
Eu fiquei pensando se os militares da polícia estariam nos convidando para passar o carnaval por lá, com eles…
Mans não deve ser isso não, né? Ou é?
Mas, o mais impressionante, o melhor mesmo é que até mesmo antes do tal do REUNI o CEFE já era utilizado todos os anos para a festa paga e as melhorias nunca foram vistas…
Na verdade, as condições do CEFE só piora… a olhos vistos e registrados na poderosa tecnologia do Saci.
Bom fotógrafo ele… O melhor é tentar fotografar os policiais se divertindo no espaço do CEFE… ou… os que por lá passarem sem o serem… será que serão muitos os foliões do CEFE? E o que restará depois da festa e para além da imagem exposta no blog do Saci?
março 10, 2011 às 11:03 am |
A MUDANÇA DO GARCIA NÃO É A MESMA…
De acordo com um e-mail que recebi, a Mudança do Garcia já não tem a mesma pujança de antigamente. Muitos dos “revolucionários” que propunham críticas mais duras ao sistema e à política perversa estão no governo e não mais se interessam pela crítica, pois agora colhem os frutos vantajosos de uma militância mercenária.
É uma pena, mas temos que reconhecer que uma parte da geração de 1968 está perdida. Tornou-se light, flexibilizou-se, salvo honrosas exceções. Agora, ou é o sangue novo para mudar o cenário político-econômico ou a barbárie… O espetaculoso Carnaval da Bahia é um grande trunfo da “Internacional Capitalista”. Há mais de três décadas, Caetano já cantava a pedra: “Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.
De qualquer forma, talvez os defuntos possam ver melhor o quanto os artistas e suas artes maravilhosas têm contribuído para fortalecer e naturalizar a exploração do capital sobre o trabalho…
Confira um trecho do e-mail de um leitor:
[…] Ontem fui na Mudança do Garcia, mas não há mais aquela história da critica social, até porque os que saem lá, em sua mai-oria constituem a base do governo atual, como os trabalhadores vinculados a CUT e a CTB.
Assim, as críticas são bem superficiais e não há mais lirismo nas mesmas. A Conlutas, ou melhor, a CSP-Conlutas ainda é incipi-ente e não está organizada para compor uma ala de peso por lá. Como está, acabaria sendo engolida pelos governistas de plantão que se travestem de críticos. Não há denuncias, no momento. Du-as alas, bem pequenas estavam por lá, o PSTU (só com bandeiras do partido) e o PSOL, com alguns dizeres em placas pequenas, sobre a questão da mulher e do ambiente, se bem observei. O de-bate na UFBA e a nossa reorganização da seção sindical do AN-DES-SN por lá é crucial para podermos somar mais força a resis-tência e a luta dos trabalhadores, no caso, dos trabalhadores em educação. […]
março 10, 2011 às 11:44 am |
[…] Leia também o Camarote Universitário. […]
março 10, 2011 às 11:31 pm |
Olá,
Pelo que vi a explicação do buraco na tabela de basquete está explicada, ou melhor, se ela é de madeira está explicada. Vejam quem está sentado sobre ela. Precisamos é exterminar este pestinha de bico feroz.
Petronílio Cedraz
março 11, 2011 às 11:16 am |
Furadíssima sua tese, Petrô! Mais até do que a tabela!…
Quem você vê sentado, tem o bico feroz, sim, mas só contra os que descuidam do cuidado que deveriam ter com a Coisa Pública – de forma deliberada ou mesmo por omissão.
Um abraço.