308 – APUB: Assembleia e Happy Hour

O Saci imaginou, plasticamente, uma Assembleia da APUB na Roma antiga... (clique na arte para vizualizá-la melhor)

 
 

O Pensamento Divergente do Saci-Pererê

 
Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA
 
 
O Saci é chegado a praticar o pensamento divergente, ao contrário de quase todos nós, que pensamos de forma convergente. Explico. A camareira do hotel exerceu o pensamento convergente quando imaginou que o presidente do FMI, poderoso, engravatado, bem falante fosse incapaz de estuprá-la; quem vê genialidade na estratégia dos banqueiros, ao manchar as cédulas com tinta vermelha para marcá-las , em caso de explosão dos caixas eletrônicos, esquece que velhinhos e aposentados continuam vítimas das pegadinhas dos larápios, ao sairem das agências bancárias, sem que os astutos banqueiros movam uma palha para modificar a incômoda situação dos correntistas assustados.
 
Pois o pândego de gorro vermelho e pito adora ir na contramão do pensamento convergente. Ele exerce plenamente o pensamento divergente, e, diferente de alguns maliciosos que não compreendem como o ministro conseguiu multiplicar por vinte o seu patrimônio – em apenas quatro anos! -,  o pestinha imagina o doutor Palocci à frente dos negócios do Brasil…
 
Já pensou, Leitor, o bolsa-família multiplicado por 20, o salário dos professores e demais trabalhadores idem-idem etc etc etc?
 
Agora, você já deve ter compreendido a cabecinha do pilantra, sempre a mil, imaginando a gloriosa APUB proifiana no cenário romano dos imperadores, praticando adoidado o “Panis et Circensis“. Conseguiu viajar também? Não? Hummm! Cuidado, Leitor! Infelizmente, se não reagir, você também tem grande chance de passar sua vida inteira só exercendo o pensamento convergente!… O Proifes está aí de olho em seu cérebro!
 

Por fim e ao cabo, o Saci acredita que o remédio da Hora Feliz (Hapyy Hour) pode ampliar a participação dos docentes para além de duas dezenas de almas, mas não deixa de ser mais um exercício do pensamento convergente, que vê no condicionamento pavloviano (carne, sineta, saliva) a melhor maneira de tratar das questões sindicais da Era Pós-Lula...

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: