313 – A Bem-Aventurada Irmã Dulce e os piedosos políticos

 

Segundo a imprensa divulgou, o Largo de Roma, onde as obras da Irmã Dulce podem ser admiradas, será cuidado pelo governo do estado, como mais uma "rota do turismo" baiano. Diga-se de passagem, com grande potencial de lucro para os comerciantes e gordos impostos para os cofres dos governos estadual e municipal... Mas há quem diga, também, que milagre mesmo é se a população mais humilde for contemplada com algum benefício... (Clique na Arte Sacra do Saci para visualizá-la melhor).

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

 

Para o Saci, a Bem-Aventurada Dulce, Irmã dos Pobres, é fruto da omissão dos políticos e da indiferença do estado burguês. Se eles cumprissem com suas responsabilidades, a bondosa Irmã, hoje beatificada pela Igreja Católica, limitar-se-ia apenas a orar, como fazem as freiras, na sua grande maioria, desligadas que são das coisas mundanas, salvo algumas atividades ligadas à administração de ambientes escolares da esfera privada. Se eu estiver errado, por favor me corrijam.

Os sofrimentos dos pobres e miseráveis residentes em Salvador ou cercanias, esquecidos pelos poderes públicos, sem um abrigo decente para enfrentar a doença e a privação, comoveu a perseverante religiosa e hoje ela tem sua grande obra reconhecida por todos. As quase setenta mil pessoas, presentes no Parque de Exposições de Salvador, para a cerimônia da beatificação, não me deixam mentir.

Eu a vi em pessoalmente uma única vez, quando ela foi visitar o Jornal A Tarde, onde eu trabalhava na época. Seu corpo franzino não estimulava ninguém a pensá-lo tão determinado, mas hoje não tenho a menor dúvida da “casa de força” que era. Suas peregrinações pela mídia tinham o propósito de sensibilizar a opinião pública para sua boa causa. O fato é que sempre conseguia alguns trocados para as suas obras sociais. Ainda hoje, guardo na lembrança fotos suas amplamente divulgadas pela imprensa com o político ACM e o banqueiro Ângelo Calmon, o que certamente motivou uma bem humorada pichação, nos anos oitenta, pelos muros da cidade: “Irmã Dulce tem conta na Suíça”.

Quase três décadas depois, seu nome corre o mundo e sua fama de milagreira cada vez mais se consolida. Para o Saci, se faz milagres ou não, pouco importa. Segundo o pilantrinha, sua vida já foi um verdadeiro milagre. Estar à frente do Hospital Santo Antônio com a saúde debilitada, inspirando cuidados – tanto quanto a dos doentes que acolhia indistintamente -, batalhar para mantê-lo decentemente e, ainda por cima, ter paciência com os políticos oportunistas que queriam fazer boa imagem para o público às custas de sua obra são, de fato,  difíceis provações… Que as portas do Reino dos Céus lhe sejam abertas prontamente!

Ah! Já ia me esquecendo! O detalhe importante – e que certamente mostra o dedo da Providência para quem crê -, é que, para a cerimônia da beatificação da irmã Dulce, conhecidos políticos ateus ou ex-ateus compareceram piedosamente. Talvez esse seja mais um milagre para a lista da canonização futura…

Para o Saci, o apego piedoso a certos eventos religiosos, demonstra o quanto certos políticos estão inseguros em relação ao manto de proteção que a Graça Divina poderá destinar-lhes... (Detalhe 1 - Clique na arte para visualizá-la melhor).

 

Detalhe 2 - (Clique na arte para visualizá-la melhor).

Anúncios

4 Respostas to “313 – A Bem-Aventurada Irmã Dulce e os piedosos políticos”

  1. osaciperere Says:

    Há quem vê também um grande milagre no gesto do governador em sacrificar sua vetusta barba em favor da divulgação de uma empresa fabricante de barbeador…

    Mas há quem diga que houve apenas o propósito de imitar um pop star da música baiana. Afinal, depois de Dilma, e se Lula não quiser…

  2. Adilton Sampaio Says:

    Acessar:A verdade sôbre os milagres-movimento da reforma

  3. Adilton Sampaio Says:

    Acessar:Adventismo em foco-Emanuela

  4. Adilton Sampaio Says:

    A nova ordem mundial:tvnt.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: