1052 – Diretoria da APUB zomba dos docentes

.

PALHAÇO

E.

.

realmente um desrespeito por cima do outro.

Depois de suspender desrespeitosamente uma assembleia por um motivo torpe, nesse novo comunicado não faz nenhuma referência ao fato ou convoca nova assembleia. Faz de conta que o assunto não existe.

A APUB tem desrespeitado o seu associado das mais diversas formas, mas a mais criminosa para mim é a privação do seu associado do direito à informação. O professor da UFBA não tem o direito de saber  o que acontece no universo da maioria das IFES, pois como elas não estão sob o controle do PROIFES, este proíbe os professores das poucas IFES sob seu controle o que ocorre com seu colegas de carreira.

Desde março que várias IFES estão fazendo consulta às suas bases sobre a possibilidade de greve. Algumas já se posicionaram a favor, outras não. É baseado nessas consultas às bases que o ANDES toma suas decisões e não de cima para baixo baseado num achismo de seus dirigentes como faz o PROIFES.

Os professores da UFBA deveriam exigir da APUB noticiasse o que se passa na maioria das IFES para os professores da UFBA não serem pegos de surpresa como foram em 2012.

A APUB  não tem o direito de cercear o direito à informação dos professores da UFBA.

Francisco Santana
Prof. Aposentado da UFBA

———————————

Eis o informativo da APUB proificista:

convite%20forro%20da%20apub%20final%20a4[3]

30/05/2014

NESTA EDIÇÃO

  • Comissão entrega ao Consuni resultado da consulta para Reitor
  • Decisão sobre promoção para Titular fica para o dia 6 de junho
  • 11 de junho é dia de forrozear na Apub
  • Proifes tem audiência com MPOG, que promete reabrir GT-Docentes
  • 10ª PlenaCUT é na próxima semana
  • Deputados aprovam 10% do PIB nos próximos 10 anos para educação
Comissão entrega a Reitora resultado da consulta para Reitor No dia 29 de maio, a Comissão Eleitoral entregou ofício à Reitora, Dora Leal Rosa, com o resultado da consulta à comunidade acadêmica da UFBA, vencida pela chapa Construção Coletiva, dos professores João Carlos Salles (FFCH) – Reitor – e Paulo César Miguez (IHAC) – Vice-Reitor. No ofício, a Comissão destacou que todos os candidatos “aliaram ao seu perfil acadêmico uma experiência administrativa, obtida, inclusive, em cargos de direção para os quais foram democraticamente escolhidos em consultas entre docentes, técnicos e estudantes”. Mais ainda, “nas suas bandeiras, todos incluíram a defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e compromisso social; a defesa da autonomia da universidade; a luta pelas melhores condições de trabalho e de remuneração; e o compromisso com a democracia”. Com base no compromisso democrático de todos, a Comissão declarou sua posição de que João Carlos Salles deve encabeçar a lista tríplice a ser feita pelos Consuni. O Colégio Eleitoral se reunirá na terça-feira (03/06). Veja o ofício e o resultado.Decisão sobre promoção para Titular fica para o dia 6 de junhoNa próxima sexta-feira (06/06), o Consuni deliberará sobre as diretrizes da promoção para professor Titular. A Comissão de Normas e Recursos (CNR) se reúne na próxima sexta-feira e solicita até as 12h do mesmo dia que eventuais sugestões sejam encaminhadas à Secretaria dos Conselhos, através do e-mail soc@ufb.br. Esta foi a decisão da reunião do Consuni, na qual foi apresentada e discutida a proposta elaborada pela CNR. A representação docente obteve a minuta somente na véspera e já colocou à disposição no site da Apub e encaminhou para os e-mails dos filiados. O documento provocou ampla discussão, especialmente sobre a possibilidade de transferir a competência prevista para a CPPD para as congregações e sobre a pontuação. Na proposta, a promoção deve ter efeito retroativo, pois os professores já teriam direito desde o dia 2 de maio último.

11 de junho é dia de forrozear na Apub

Tradicional há décadas, o forró da Apub este ano será mais cedo, abrindo o recesso junino, período também de recarregar as energias para as lutas e finalizar os trabalhos deste  semestre. A noite junina será no dia 11 de junho, véspera do dia dos namorados e do primeiro jogo da Seleção Brasileira, a partir das 19h, na sede do Sindicato. A festa contará com comidas e bebidas típicas, muita música e animação. Os convites serão enviados pelos Correios para as residências dos filiados, que podem vir acompanhados da família, de amigos ou namorados(as). Este ano, no IMS, em Vitória da Conquista, a Apub também participa da organização da festa junina, que deverá integrar os três segmentos: docentes, estudantes e técnicos-adminstrativos.

Proifes tem audiência com MPOG, que promete reabrir GT-Docentes

No dia 22 de maio, a diretoria do Proifes se reuniu com o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do MPOG, Sérgio Mendonça, para discutir as pendências do Acordo de 2012 e reestruturação de carreiras para o período 2016-2018. Na oportunidade, o presidente da Federação dos Professores das IFES protocolou cinco ofícios relativos às demandas da audiência: reajuste nos benefícios; reenquadramento dos aposentados; pendências no acordo vigente; reestruturação das carreiras e concessões dos adicionais de insalubridade e periculosidade. Sobre o reajuste nos benefícios, o MPOG respondeu que não iria ser feito este ano, pelo comprometimento do orçamento. Em relação ao transporte para locais de difícil lotação, o Proifes reafirmou que são necessárias medidas que permitam a interiorização com melhores condições. Sobre o reenquadramento dos aposentados e isonomia, ficou decidido que o GT-Docentes será reaberto. A Federação solicitou também a abertura de diálogo sobre insalubridade e periculosidade, e pediu a intermediação de Sérgio Mendonça para reunião com a SEGEP (Secretaria de Gestão Pública) a respeito da ON (Orientação Normativa) 6/2013. Leia a matéria na íntegra

Confira os ofícios: nº41, nº42, nº43, nº44

Aplausos à Comissão Eleitoral

O Capex – Conselho de Pesquisa e Extensão da UFBA – aprovou, por unanimidade, em 26 de maio, moção de aplauso à atuação e lisura da Comissão Eleitoral, constituída pela Apub, Assufba e DCE, para dirigir a consulta/eleição de Reitor e Vice-Reitor. A proposta foi apresentada pelo professor Eduardo Fausto.

10ª PlenaCUT é na próxima semana

Acontece nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho, em Feira de Santana, a 10ª Plenária Estadual da CUT-BA (PlenaCUT). O evento é etapa preparatória para o 14º Congresso Nacional da CUT (ConCUT), marcado para de 28 de julho a 1º de agosto, em Guarulhos (SP). Sob o tema Organizar para lutar por mais direitos e desenvolvimento na Bahia, a atividade reúne centenas de lideranças sindicais, para tratar de temas referentes à agenda de luta da Central para o próximo período. Os delegados eleitos pela Apub – Joviniano Neto, Leopoldina Cachoeira, Cláudio Lira, Nair Casagrande, Celi Taffarel e Edva Barreto – vão levar à plenária as bandeiras da categoria, tais como defesa da expansão da universidade pública com qualidade e a garantia do acesso dos trabalhadores; construção de carreira única para o magistério público de todos os níveis, tendo como meta o seu estabelecimento até 2020. A demanda foi aprovada em assembleia, no dia 11 de abril.

FIQUE SABENDO

Deputados aprovam 10% do PIB nos próximos 10 anos para educação

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (28/05), um plano que amplia o investimento público em educação pública para, no mínimo, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao longo dos próximos 10 anos. Os deputados aprovaram apenas o texto-base Plano Nacional de Educação (PNE) e devem analisar três emendas na próxima semana, que podem promover alterações no texto. Confira a íntegra:

AGENDA

29/05 – Entrega do resultado da consulta a Reitor para o Consuni

5 a 7/06 – 10ª PlenaCUT

11/06 – Forró da Apub

18/06 – Reunião Proifes e Sesu (MEC) sobre expansão das IFES, em Brasília

31/07 a 04/08 – X Encontro Nacional do Proifes, Goiás

05/08 – Reunião do CD do Proifes

APUB – SINDICATO DOS PROFESSORES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA
Rua Padre Feijó, 49 – Canela CEP 40110-170 – Salvador – Bahia
Tel.:  (71) 3235-7433  – www.apub.org.br | apub@apub.org.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: