36 – A Ofensiva Pós-Natal de Israel

 

Nem bem os presentes natalinos foram abertos, e Israel já apertou o cerco. Dessa vez o Saci tomou emprestado os personagens de Hanna e Barbera para azuar o presidente da APUB. (A releitura - sem fins comerciais - é do Saci, mas o crédito é de H&B, conforme citação acima).

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

 

Há um bom tempo não vejo o Saci. Nem veio pegar o cachimbo que lhe trouxe de Tapiramutá, uma simpática cidadezinha da zona baiana do feijão.

Quando acordei hoje, percebi que ele tinha dado as caras e se mandado logo. O pilantra sempre deixa vestígios. Principalmente nas proximidades do computador, pois é um cibersaci. Percebi logo o teclado e o mouse em posição diferente da que costumo deixar. Ainda tentei localizá-lo pelos cômodos do apartamento, mas sem sucesso. Ao checar meus e-mails no desktop da sala, reconheci uma charge com os personagens de Hanna e Barbera. Saquei logo que ele havia usado dois ratos como arma para se defender: o mouse, enquanto “hardware” e o personagem Jerry, bom de pernas (no caso, perna), como “software“. Sob o teclado, havia deixado o seguinte bilhete:

Querido Chefe:

Please, publique para mim a charge que se encontra na área de trabalho da sua carroça. Ao que tudo indica, o atual presidente da APUB não dá muita bola para a liberdade de expressão. Principalmente a dos outros. Num discursinho meio pé de chinelo, tentou justificar o injustificável. Não que ele não saibe escrever. Muito pelo contrário. Quando o contexto colabora, ele escreve até muito bem. Nesse caso de tesourar o que não lhe agrada, porém, está órfão de argumentos…

Veja que belas palavras ele esculpiu para apresentar o combativo livro “Maridos de Papel“, de Elma Freya:

“Uma injustiça ao longo do tempo consolidada nas duas únicas verdades que são absolutas no mundo da política: a primeira é que quem está no poder vai usar de todos os meios, os mais horripilantes, muitas vezes, para continuar lá. A segunda é que a transformação deste mundo, deste poder é obra somente de suas vítimas, isto é, dos ‘debaixo’, dos injustiçados.” (Israel Pinheiro, cientista político da Bahia).

Dessa forma, Chefe, nem perca seu precioso  tempo em procurar palavras que possam expressar sua indignação perante a tesoura vil. Apenas transcreva o que o presidente da APUB escreveu. É mais que suficiente. O público vai logo identificar o meio horripilante que o presidente da APUB vem usando para querer estancar o que ele chama de “hemorragia escritural”, em prejuízo do trabalhador e da  luta em favor da Universidade Pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente.

Amplexos e ósculos do seu mui amigo,

Saci

——————————-

– “Mui amigo”, meeesmo! – pensei alto. Esse pilantra solta o petardo e desaparece. Hum! Bobo não sou eu de fazer o seu jogo. Não caio mais nessa, não!

Depois, o que eu poderia responder ao colendo presidente da APUB? O pobre deve estar cansado…  Muito cansado! Todo final de ano é isso. A trabalheira não é pouca. Quarquer um fica estressado. Principalmente ele, coitado. Não é fácil dirigir um sindicato com a pecha de “chapa-branca”. Mas vem aí o réveillon… Quem sabe se os festejos de Fim de Ano não o façam relaxar um pouquinho! Brincando, brincando, foram muitas as atividades neste ano que se agoniza: festas, comemorações, lançamentos, celebrações, congraçamentos, inaugurações, comilanças, “bebemorações”, cursos de inclusão digital (depois da exclusão sindical), broncas com descredenciamentos, Plano de Saúde seriamente depauperado…

É muita coisa para um cristão ou um não cristão! Da minha parte, eu o perdoo, coitado!…

——————-

Ah! Já ia me esquecendo. Publiquei  (VEJA AQUI) as manifestação de alguns professores contra as tesouradas do atual presidente da APUB.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: