373 – e-duc@ção em tabletes

Para o Saci, o entusiasmo dos ministros da Comunicação, da Educação e da Ciência e Tecnologia, na foto acima, em favor da e-duc@ação in tablet, vai deixar a Educação que tem prédios, carteiras, alunos e professores com os dias contados... (clique na arte para visualizá-la melhor).

 
 
 
 
uando a mídia noticiou que os sábios ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Paulo Bernardo (Comunicações), Fernando Haddad (Educação) e Fernando Pimentel decidiram destinar tablets para as escolas, num arroubo revolucionário para com a educação brasileira, a partir do insight de que incluir digitalmente é adquirir equipamentos, o Saci indagou, quase igual ao comentário que a Profa. Maria Helena Bonilla, docente de disciplinas ligadas à educação e tecnologias contemporâneas, da FACED/UFBA, postou na lista de discussão do seu grupo de estudo:

 – UÉ! Será que os ilustres ministros esquecem que vamos precisar de rede para todos esses equipamentos?  (Como o PNBL não anda, e a banda das escolas é estreitinha, coitada, ficaremos com mais equipamentos off-line estocados na rede escolar…).

 – Será que esquecem que é preciso formar professores?

 – Será que esquecem que é necessário realizar uma discussão densa e profunda no país sobre a articulação entre inclusão digital, educação e emancipação humana? (Ou então teremos a tradicional fragmentação: uso pedagógico para os alunos e inclusão digital para as famílias, como se essas duas dimensões não fizessem parte do mesmo processo…)

 – Será que os colendos sábios e políticos estão esquecidos que é necessário fortalecer e articular melhor os programas já existentes financiados pelos recursos públicos?

 ————-

 Deu na mídia:

————

Governo elabora regras para inclusão digital nas escolas públicas
BRASÍLIA

O governo vai publicar, em até 30 dias, as regras para a seleção das empresas interessas em participar do processo de inclusão digital nas escolas públicas. O programa já é atraente pelo tamanho da clientela, pois envolve 69 milhões de estudantes e quase um milhão de salas de aula. Entre as normas a serem estabelecidas, para serem fornecedoras de tablets, notebooks e lousas digitais ao setor público, as indústrias terão de seguir índices de nacionalização rigorosos (Confira a FONTE).

Anúncios

2 Respostas to “373 – e-duc@ção em tabletes”

  1. osaciperere Says:

    Se o saudoso Stanislaw Ponte Preta fosse vivo, certamente, diria:

    “O FEBEAPÁ (Festival de Besteiras que Assola o País) sempre existirá garboso e varonil, em múltiplas versões atualizadas, enquanto tecnocratas e políticos conduzirem a Educação e afins sem a menor cerimônia”…

    E aí eu completo: seja na esfera Ministerial, seja no âmbito das Secretarias de Estado.

    É sempre bom lembrar que quando Anísio Teixeira, bacharel em direito de origem, foi nomeado, nos idos de 1924, Inspetor-Geral de Ensino da Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública do Estado da Bahia, pelo então governador Goes Calmon, e, no ano seguinte, Diretor Geral de Instrução, o ilustre caetiteense meteu a cara nos livros e estudou, estudou até não poder mais sobre o que se discutia com relação à educação. Anísio detestava rolar-o-lero e falar do que não sabia… E isso o levou aos Estados Unidos e à Europa para envolver-se com o pensamento de grandes teóricos de sua época.

    O seu êxito, como educador, deu-se pela seriedade com que enfrentava os desafios de transformar o Brasil em um país melhor, tendo à frente do seu projeto a Escola Pública como máquina de construir a democracia, segundo se expressou… E olhe que dizem que ele era um liberal!…

    Olhando para trás, não tenho como deixar de comparar, confrontar, medir e pesar tudo isso… Por Tupã! Sem saudosismo, quanta dessemelhança entre o ontem e o hoje, tanto lá na Esplanada dos Ministérios, quanto cá, na SEC-BA!!!

  2. Educação em tablets « ZÉducando Says:

    […] no blog Saci-pererê e vale a reflexão. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: