395 – O futuro da presidente Dilma

 

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

 

 

 

onforme reflete o meu amigo Saci, parece que os aposentados não gozam de muita estima por parte dos governos. Tudo indica que seus bons serviços prestados ao país, durante uma vida inteira, nunca são lembrados com o respeito que merecem. O leitor – ou a leitora -,  deve se lembrar das porretadas com que o governo Collor os acolheu…

– De lá pra cá, os aposentados têm tido o mesmo destino do meu pito: só levam fumo e fogo! – sentencia com dó o piedoso Saci, tentando me convencer que os meus trinta e seis anos de serviço não devem ainda me fazer pensar na tal aposentadoria…

À exceção dos precoces FHC e Lula, que se beneficiaram de aposentadorias especiais com pouco tempo de contribuição – incluindo-se, para fazer justiça, também outros políticos vivaldinos – aposentadoria no Brasil é alça de cachão ou chave de cadeia, consoante as palavras do meu pequeno amigo de gorro vermelho e filósofo nas horas vagas.

Agora é a vez, segundo a mídia divulgou, de a toda poderosa chefona Dilma Rousseff tratar os velhinhos e velhinhas com escárnio, vetando o artigo da lei do Orçamento que assegurava aumento real em 2012 para os aposentados com pensões acima de um salário mínimo. Uma desconsideração imperdoável para com quem deu sua contribuição na construção deste Brasilzão.  

– Um grande desrespeito! – alfineta o Saci – Logo agora que estão mais próximos das doenças, dos achaques, da PVC, das aflições do corpo cansado de tanta labuta.

Estou de acordo com ele. Preço dos remédios por hora da morte, dificuldades de acesso aos serviços do SUS, maus tratos nas filas, um epílogo deveras melancólico que nenhum ser humano merece.

– Nem mesmo os políticos pérfidos e vampiros parasitas que tanto sugam a jugular do povo… Nem eles merecem isso! – arremata o Saci indignado e generoso ao mesmo tempo.

***

E foi pensando nisso que o pilantrinha demarcou as diferenças entre o tratamento dado aos cidadãos comuns e o cuidado dispensado a certos figurões da República, como ex-presidentes, ex-governadores e outros “ex” alguma coisa, porém eternamente poderosos. No caso dos ex-presidentes, a mordomia é em dobro: altos proventos assegurados, casa, comida, roupa lavada – muito bem lavada e cheirosa, por sinal – , segurança até o fim dos tempos e o escambau.

– Um ex-presidente, chefia, só morre mesmo se quiser: é tratamento ortomolecular, é reposição hormonal, é personal trainer, é ginástica aeróbica, é pilates, é desfibrilador de cutícula, é pedicuro 24 horas, é depilação védica, é massagem do Nilo, é dieta da lua, é profilaxia anti-Alzheimer, anti-Parkinson… Rapá! É a zorra!

Enquanto falava, o traquinas foi abrindo o programa de intervenção fotográfica no computador.

– Quer apostar, chefe, que a presidente Dilma e sua sombra não batem as botas com menos de cento e trinta anos, quer apostar?

Pensei em lhe repreender pela pouca cerimônia com que tratava os altos mandatários da República verde-amarela, mas contive-me, ao lembrar que ninguém mais podia nos ouvir ou ver. Aliás, o que me fez sorrir cúmplice…

Exatos quatorze minutos depois, ele me chamava para ver uma intervenção artística que acabara de obrar. Para fazer suspense, havia até desligado o monitor.

Fotoxope vai, Fotoxope vem, chefia, reitero a minha proposta: aposto o que você quiser que com cento e trinta anos de idade os ditos cujos ilustres estarão mais ou menos assim… Tchirhammmm! Num gesto hiperbolicamente teatral, ligou a tela do aparelho de cristal líquido.

Abobalhado, só tive ânimo para dizer “Benza Deus!”

De fato, os dedos mágicos do Saci, em míseros minutos, simularam o que o todo poderoso Cronos levaria décadas e mais décadas para esculpir e consumar.

 

"Fotoxope" sépia (clique na arte para visualizá-la melhor).

 

 

"Fotoxope" color (clique na arte para visualizá-la melhor).

 

 

"Fotoxope" original (clique na arte para visualizá-la melhor).

 

ARTE  DIACRÔNICA

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma resposta to “395 – O futuro da presidente Dilma”

  1. Marta Glácia Says:

    Sou sua fã!!! srrsr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: