457 – UFBA: o riso no currículo

Para o Saci, o riso introduzido no currículo pela Profa. Mary Arapiraca é um esforço para se romper com as cadeias tristes da pseudo racionalidade científica, tão em voga no discurso que sustenta a pragmática capitalista...

.

ara o meu amigo Saci-Pererê, a Profa. Mary Arapiraca, que aniversariou ontem, dia 9 de dezembro, em vez de receber um presente, fez o inverso: o presenteou – ainda que nem suspeitando! -, com a boa notícia de que vai adiar sua aposentadoria por mais um semestre. Bacana para a UFBA! E isso tudo porque ela se comprometeu com o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFBA em ministrar a disciplina “O Riso no Currículo”. Para ele “isso é fabuloso, principalmente numa época em que o simulacro da sisudez conta ponto para a progressão docente e impressiona no Lattes”…

O Saci é fã de carteirinha da Profa. Mary, que também é colaboradora do seu Blog. Ele é da opinião que ela é assim como é, porque bebeu da mesma água que Glauber Rocha e Elomar, em Vitória da Conquista, terra natal de “trambos”. Para ele, na seleção mundial das Belas Letras da Língua Portuguesa em que jogam Cecília Meireles, Drummond e Fernando Pessoa, ela é uma espécie de Neymar do time. E sem fazer favor!…

O fato é que, enquanto eu me divertia em saborear as delicadas iguarias vindas exclusivamente de Conquista para as celebrações dezembrinas, como mingau canelado de milho verde, avoador, requeijão fino de casca grossa, gravetos do céu cozidos e assados, brisas de maracujá com tapioca – só para citar algumas das divindades gastronômicas presentes,  e para não aguar o leitor; enquanto eu me esbaldava em ver e ouvir as façanhas de Mila e Binnho, netos queridos da aniversariante; enquanto o sol dourava as folhas do Flamboyant, na varanda do poente, para anunciar que a tarde estava se esvaindo em chamas vermelho-alaranjadas, enquanto isso tudo acontecia ao mesmo tempo, o Saci me instigava para saber mais sobre “O Riso no Currículo”. Por trás da cortina ele, insistentemente, me fazia sinal.

Pesaroso por ter que abrir mão de mastigar – mesmo que por alguns segundos -, os tentadores petiscos da imbatível culinária interiorana, lancei-me muito contrariado às especulações  para satisfazer a curiosidade do pilantrinha. E foi aí que soube, pela própria Prof. Mary Arapiraca, das presenças confirmadíssimas de Rabelais, Bakhtin, Bergson, e tantos outros naquela festa que prometia ser muito rica.

A cada detalhe do curso que a aniversariante esclarecia, o sorriso do Saci se expandia, ameaçando, cada vez mais, a alargar-se perigosamente até as orelhas.

Ao aproximar-me da varanda para contemplar a última réstia do Sol, senti a cortina se mexer, e, em seguida, ele sussurar-me ao ouvido:

– A UFBA tem jeito, chefia. E ponto para a FACED, pois riso é coisa séria!

Anúncios

8 Respostas to “457 – UFBA: o riso no currículo”

  1. Lúcia Lobato Says:

    Meu querido Saci
    Há algum tempo o riso faz parte do currículo no PPGAC/UFBa, assim como o jogo e a festa. Mesmo assim fico muito feliz de ver que agora está ssumido na FACED. Que bom!!!!! Parabéns a Mary, a vida com o riso fica bem mais interessante. Lúcia

  2. kamenezes Says:

    é isso ai Saci, a proposta da Pró Mary é coisa séria, prova que sisudez, mau-humor e cara-fechada é que são piada. Alegria, minha gente, alegria!

  3. José Roque Mota Carvalho Says:

    A Universidade sofre com a falta do RISO. Pseudos pesquisadores não dão RISADAS. “Eu, cair no ridícos de ficar dando gargalhadas, dizem alguns”. “aquele bestão só fica rindo, não publica nada, dizem outros”. Pior do que não RIR, meu caro SACI, são pesquisadores/as que renunciam o direiro à paternidade/maternidade, pois precisam publicar, orientar, palestrar, congressar, etc., cada vez mais e os filhos iriam atrapalhar uma suposta carreira brilhante cheia de holofotes ou tomariam o espaço para brigar por cargos. parabéns Profa. Dra. Arapiraca. Rir faz bem ao fígado. Os esteatóticos hepáticos não param de rir. Feliz natal e um 2012 cheio de risos.

  4. altino bomfim Says:

    MENA E COLEGAS DA UFBA!!
    menos sisudez e MUITOS RISOS E ALEGRIAS EM 2012!!
    energia para 2012 de lutas (ah! e ainda tem mais uma legitimação oficial dos desgovernos que estão por aí – leia-se eleições).
    abraços,
    altino

  5. Camila Says:

    Bem feliz!!! Eu esperei por isso. Pedi bastante, acho que foi meu presente de Natal!

  6. Mary Arapiraca Says:

    Querido Saci, além das presenças de Rabelais, Bakhtin, Bergson, teremos as visitas do Bruxo do Cosme Velho, de Millor, de Snyder, Saliba, Alberti, de Menandro e quem mais desejar se aproximar, pois o espaço do riso é escancarado. Obrigada pelos exageros sobre minha pessoa na esteira da divulgação do curso.
    Mary

  7. Roseli Says:

    Parabéns, Mary, por mais um ano certamente bem vivido. Parabéns Menandro pela crônica.
    Que venham risos para o currículo. Bjs. Roseli

  8. Jilvania Bazzo Says:

    Saci, é sempre perigoso escrever para/sobre Mary Arapiraca. Sinto-me diante do inesperado, sentado ao seu lado e sussurrando baixinho, tal qual uma criança sugerindo um passeio. Mas, lá vou eu, encorajada pelas suas travessuras e sabedorias. Hoje, 03 de dezembro de 2013, daqui a exatos seis dias, ela celebrará mais um ano de vida, de alegria e muito (muito) riso. Na qualidade de sua (ex) aluna/”pupila”/orientanda, sei que ela adora chocolate, ama a alfabetização e é simplesmente apaixonada pelos seres humanos, pela leitura, escritura e poesia. Ah! Sim. A poesia que transgride, coloca a cada um do avesso e (des)vela a grandeza da vida. Ela é assim. Enfim, querido Saci, espero que em 2014, nossa mestra continue na provAÇÃO do riso na FACED e, de lá para o universo/mundo, consiga em comunhão partilhar conosco seus achados, (des)encantos e (des)encontros… no íntimo movimento da vida ir e vir, um eterno vai e vem, sempre. Imenso carinho, Jilvania.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: