476 – O Haiti não é aqui

Para o Saci, quando se trata de imigrantes pobres, as regras das nações são sempre "mui" amigas...

s brasileiros endinheirados são sempre bem-vindos às cidades americanas, em particular, à Big Apple, pois lá deixam anualmente  uma montanha de dólares. Em 2010 foram cerca de 450 mil turistas só em Nova York, deixando lá a mixaria de US$ 1,60 bilhão (leia mais AQUI). Distribuídos pelos Estados Unidos, no mesmo período, passaram de um milhão de visitantes/consumidores.

uando pobres, os brasileiros que vão em busca de trabalho, para fugir da indiferença da Pátria Amada, Salve! Salve!,  são tratados conforme os rigores das Leis capitalistas. Os mineiros de Governador Valadares e de outros rincões deste Brasilzão que se aventuram a entrar nos EUA, pela fronteira do México, que o digam. Aliás, isso não é uma característica apenas da bondade iankee. Na União Europeia, o mesmo protocolo é religiosamente seguido, e são muitas as tentativas de explicar a seca de solidariedade humana entre os povos:

Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia, têm vindo a denunciar o aumento dos casos de violência racial e de discriminação em todos os países da UE. De acordo com este Observatório, as principais razões para o aumento da xenofobia, devem-se principalmente ao medo do desemprego, insegurança em relação ao futuro,  e ao mal estar generalizado sobre as condições sociais e as políticas dos governos. (Fonte: AQUI).

– Enquanto isso – filosofa o Saci -,  os despossuídos da Terra deambulam compulsoriamente e sem rumo por terras alheias, expulsos das suas pela ganância de alguns dos seus e pela astúcia de outros, nutrindo talvez a esperança de se tornarem um dia eleitores e de fazerem jus a um Programa de Bolsas…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: