498 – A unanimidade é pouco inteligente…

O Saci sabe, com alegria, que jamais será consenso...

 
 

29 Respostas to “498 – A unanimidade é pouco inteligente…”

  1. Menandro Ramos Says:

    Dialogando com o Leitor:
    ————————-

    Prezado Marcos,

    Tenho tentado o máximo para não aborrecer aos colegas da UFBA, pois alguns deles fizeram outras opções políticas e ideológicas bem diferentes da minha. Sei, entretanto, que nem sempre isso é possível.

    Assim, até compreendo que alguns se aborreçam com as críticas que eu e o meu amigo Saci temos feito ao que está aí, mas, infelizmente, a lista de discussão é um dos poucos veículos para fazermos o contraditório aos “Diários Oficiais”, já que, estrategicamente, a polida direção da APUB preferiu, de forma muito política, “tesourar” para sempre a lista “apub-l”. Não resta dúvida que teve muita mais jogo de cintura do que o presidente anterior, o Prof. Israel Oliveira Pinheiro. Este, simplesmente, barrou todas as minhas mensagens a partir de um longo período do seu “reinado” nada democrático. A seu juízo, eu importunava os colegas com as minhas mensagens. Logo ele que se valeu da mesma lista da APUB para fazer propaganda de um candidato governista!… (Tenho tudo documentado para uma eventualidade).

    Para não ser impertinente, queria me estender minimamente nas listas que assino. Talvez me autodisciplinando para seguir a regra dos 140 caracteres do Twitter, ou apresentado apenas um brevíssimo resumo do conteúdo do post

    Ainda ontem, alguém me disse que o Saci é a única voz crítica da atualidade na UFBA, o que não concordo, pois estou cercado de colegas que discordam radicalmente de certas políticas da nossa universidade e, vale dizer, do nosso sindicato. Talvez ele seja um dos mais cibernéticos. Isso sim!

    Pessoalmente, fico perplexo diante das mensagens recebidas da APUB, mas nem por isso pediria aos seus responsáveis para me desligarem da lista. Ao contrário, quero saber tudo que estão aprontando, inclusive como estão gastando a contribuição financeira que embolsam mensalmente do meu salário, sobretudo o gordo percentual que gastam com festanças e trivialidades à contramão dos objetivos sindicais…

    Aproveito o ensejo para dizer aos que se sentem incomodados com as minhas mensagens que, lamentavelmente, não posso deletá-los da minha lista. Isso seria atribuição do administrador da mesma. Aliás, meus e-mails não são dirigidos aos referidos. A essa altura da vida, dificilmente mudariam de credo…

    Retribuo-lhe o abraço fraterno.

    Atenciosamente,
    Menandro

    —————————————————–

    De: Marcos Machado [mailto:machando1@hotmail.com]
    Enviada em: quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 07:27
    Para: menandro@ufba.br
    Assunto: RE: [Faced-l] APUB homenageia

    —————————————————–

    Professor,
    muito bom dia!

    Sou estudante de Pedagogia Noturno na Faced e estou inscrito na lista da FACED I. Escrevo este texto pois sou leitor assíduo (sempre que possível) dos textos do Saci. É por esta razão que me sinto à vontade para reclamar da decisão de enviar apenas o link do texto, sem uma prévia do mesmo, uma vez que, apesar de ter acesso banda larga em casa, estudo a noite e trabalho 08 horas por dia. E aqui no trabalho, blogs e similares são bloqueados para acesso pelo computador comporativo.

    Quando vinha o resumo do link, geralmente interessava-me por tal ou tal texto e, ao chegar em casa, esforçava-me para lê-lo ao chegar em casa (geralmente 23:40, 00:00). Mas como nem Jesus agradou a todos, verei outra maneira de continuar a ler seus textos, na medida do possível, os quais sou fã.

    Fica meu desejo de que mantenha a qualidade do blog. Sempre que possível, além de lê-lo, continuarei a divulgar no grupo da turma…

    Abraço fraterno.

    Fraternalmente,
    Marcos Machado

    —————————————————–
    Date: Thu, 2 Feb 2012 06:41:50 -0300
    From: menandro@ufba.br
    To: menandro@ufba.br
    Subject: [Faced-l] APUB homenageia

    —————————————————–

    Car@,
    Acolhendo a sugestão de um Colega, Prof. da Politéctica, de hoje em
    diante só enviaremos o link do post no Blog do Saci-Pererê.

    Pedimos desculpas por eventuais incômodos, mas defender a Universidade
    Pública não está fácil, não!
    Abaixo o link do post APUB homenageia Jorge Amado:
    https://osaciperere.wordpress.com/%e2%99%a6%e2%99%a6%e2%99%a6-1-%e2%99%a6%e2%99%a6%e2%99%a6/123/496-apub-homenageia-jorge-amado/

    Atenciosamente,
    Menandro Ramos
    Prof. da FACED/UFBA
    e assessor do Blog do Saci-Pererê

    —————————————————–
    ADOREI a solução ….
    Céres
    fontesce@ufba.br
    —————————————————–

    Citando Robson Nunes de Lima :

    Prezados Colegas,
    Em geral, eu gosto de acompanhar as discussões que acontecem nessa
    lista. Mas para que o mesmo destinatário não fique enviando diversos
    emails diariamente, eu proponho uma solução:
    Envie-nos apenas um email com o link da página e assim leremos o que
    nos interessa.
    Por exemplo, o Professor Menandro poderia nos enviar só o link:
    https://osaciperere.wordpress.com/

    Cordialmente
    Robson Nunes de Lima
    Professsor Adjunto
    —————————————————–

    My CV:http://lattes.cnpq.br/1639120896080078
    Departamento de Engenharia Elétrica-Escola Politécnica
    UFBA-Universidade Federal da Bahia Rua Aristides Novis, 2; Federação
    40210-630 Salvador-BA Brasil

  2. imarques164Maria Inês Marques Says:

    Querido Menandro,

    Achei muito boa sua decisão de autoquestionar a intempestiva decisão de só mandar link, atendendo ao colega, Como o estudante que protestou, sempre gostei muito da ironia das chamadas, e mais ainda, do humor delas. Já dizia o Rick Martin: “Não se reprima”!
    Como você, questiono os rumos da Apub, do meu suado salário, faço uma contribuição sindical, que serve para promover bailes de carnaval, camarotes. Serve para produzir dardos de sono, parece que todos dormem. enquanto a carreira e relações de trabalho explodem como nosso maior problema futuro. O Estatuto deixa claro o que será de nós.
    Então, deixa de besteira e continue fazendo mais do mesmo e muito melhor. Quem quiser, delete antes de saber do que se trata, pois, as chamadas surpreendem.
    Beijo
    Maria Inês Marques

  3. Menandro Ramos Says:

    Car@,

    1. Tudo indica que mudaram o sentido de “autoritarismo” e não me avisaram nada.

    2. Creio, também, que vou ter que aprender como uma lista de discussão funciona. Nesse caso, só não quero aprender com o ex-presidente da APUB, que pelo visto fez escola…

    3. Time is money!

    Atenciosamente,

    Menandro Ramos
    FACED/UFBA

    ——————————-

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de Carlos Caroso
    Enviada em: quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 07:59
    Para: fontesce@ufba.br; debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: [Debates-l] RES: A esquerda governista

    Isto tiraria o autor de sua insistente posição autoritarismo que nos obrigar
    a receber o que não solicitamos e gastar precioso tempo excluindo suas
    mensagens, nem sempre desejadas.

    Quem desejar ler, pode acessar seu sitio na internet.
    Carlos Caroso

    ————————-

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de fontesce@ufba.br
    Enviada em: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 15:30
    Para: debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: Re: [Debates-l] A esquerda governista

    ADOREI a solução ….
    Céres

  4. osaciperere Says:

    Circulou na lista de discussão “debates-l”:
    ———————————

    Prezado Asher, demais colegas,

    A censura sempre foi (creio que jamais deixará de sê-lo) unilateral.
    Assim, vinculada a interesses, é exercida pelos detentores ocasionais do poder.

    O circo, raramente (há exceções), incomoda, portanto seguirá sendo permitido. Afinal de contas o riso é, em si, bom.
    A crítica, às vezes ácida, esta sim, incomoda mais. Ácida a quem? Isto também depende do censor.

    A opinião, neste espaço, já foi, por oportunidade ou por oportunismo, objeto de censura.

    Viveremos o possível.

    Feliz quase Ano Novo!

    O Carnaval termina em breve.

    Cordialmemte,

    Caio Castilho.

    ——————————–

    —– Forwarded message from caio@ufba.br —–
    Date: Fri, 03 Feb 2012 14:38:38 -0200
    From: Caio Castilho
    Reply-To: Caio Castilho
    Subject: [Debates-l] A esquerda governista
    To: debates-l@listas.ufba.br

  5. osaciperere Says:

    Circulou na lista “debates-l”:
    ——————————————

    Prezado professor Menandro,

    O senhor tem usado uma conta de e-mail de debates institucional, listas.ufba.br.

    As suas mensagens não são institucionais, e sim de cunho pessoal, ainda que como a seu bem dizer possa interessar a alguns na instituição.

    Com isso, seria prudente e uma fineza de sua parte, o senhor criar uma conta de e-mail em forma de lista em algum servidor público como gmail etc, onde o senhor possa inscrever os
    interessados pelos seus temas.

    Cordialmente,

    Prof. Jés Cerqueira
    DEE-EPUFBA
    jes@ufba.br

  6. Menandro Ramos Says:

    Circulou na “debates-l”:
    ————————-

    Agradeço-lhe pelos bons conselhos Prezado Professor, mas infelizmente sou obrigado a discordar da sua concepção de “cunho pessoal”. Ressalto que distingo “institucional” de “cartorial”.

    Nunca fiz, nem pretendo fazer da minha instituição um balcão de negócios. Minha luta é para mantê-la honrada – mais e mais – e em sintonia com os interesses da classe trabalhadora, em detrimento da concepção de Universidade pro capital.

    Se é isso também que busca o colega, combateremos como parceiros, independente de pequenas discordâncias nos detalhes.

    Atenciosamente,

    Menandro

    —————————-
    —– Forwarded message from menandro@ufba.br —–
    Date: Fri, 03 Feb 2012 20:31:27 -0200
    From: menandro@ufba.br
    Reply-To: menandro@ufba.br
    Subject: Re: [Debates-l] RES: [Faced-l] APUB homenageia
    To: jes@ufba.br
    Cc: debates-l@listas.ufba.br

  7. osaciperere Says:

    Circulou na lista de discussão debates-l:
    —————————————————–

    Prezados,

    Sou radicalmente contrário a qualquer forma de censura. Defendo que todos, sobretudo no ambiente universitário, tenham direito a expressar suas opiniões, debater ideias, criticar…

    O problema, porém, é que o Prof, Menandro, a rigor, não recorre a esta lista para debater ideias e expressar opiniões, mas apenas para linkar seu blog pessoal (privado). Eu estou seguro que esse não é o uso adequado desta lista.

    Até onde sei, seu blogo nunca foi censurado e qualquer pessoa interessada nas suas opiniões pode assessa-lo, ler e/ou postar considerações.

    Não acho correto censurar as mensagens do Prof. Menandro, mas também acho muito desagradável receber suas dezenas de mensagens sem qualquer conteúdo (apenas, como disse,
    linkando seu blog com as narrativas do seu personagem; algo pelo que não tenho interesse).

    Aqui, então, só podemos recorrer à atitude (ou estado mental) mais complexa e difícil que existe: o bom senso. O Prof. Menandro precisa respeitar o desconforto que suas postagem tê provocado nesta lista. São algumas dezenas de pessoas que já pediram para sair da lista por causa disso…

    Por fim, há também o outro lado da moeda: essa lista é subutilizada. Não vejo os colegas empenhados em trazer temas relevantes (e polêmicos): políticas do Governo para a
    universidade, atuação da FAPESB na consolidação da pesquisa na Bahia, estratégias para recrutamento de novos docentes para UFBA; interveç~poes da nossa universidade na cultura
    baiana (recentemente fui ao IFBA, antigo CEFET, no Barbalho e ficou claro para mim que Salvador está sendo corroída aos poucos e sistemanticamente), entre tantos outros assuntos…

    Waldomiro Silva Filho
    waldojsf@ufba.br
    —————————————

    Citando Carlos Caroso :

  8. osaciperere Says:

    Circulou na lista de discussão “debates-l”:
    ———————————————————

    Podia ser melhor , nem precisa do mail, quem tiver interesse que vai pro site quando tiver saudades

    ASHER KIPERSTOK, PhD
    REDE DE TECNOLOGIAS LIMPAS DA BAHIA – TECLIM
    ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
    tel: 55 71 32839892
    Skype: asherkiperstok
    lattes.cnpq.br/3733846364293441
    http://www.teclim.ufba.br

    —————————————————–

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de Ovídio Valadão
    Enviada em: quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012 09:51
    Para: mirian@ufba.br; ‘Robson Nunes de Lima’;
    debates-l-bounces@listas.ufba.br; debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: [Debates-l] RES: Res: Re: A esquerda governista

    Pode ser até frustrante, mas que é uma boa sugestão, é! Ovídio Valadão

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de mirian@ufba.br Enviada
    em: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 16:50
    Para: Robson Nunes de Lima; debates-l-bounces@listas.ufba.br;
    debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: [Debates-l] Res: Re: A esquerda governista

    ————————————————————-

    Ambem concordo pois enche as nossas caixas. Mirian Paiva Enviado pelo meu
    aparelho BlackBerry® da Vivo

  9. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:

    Professor Caio,

    Ao senhor, todo meu respeito e admiração, pelas sábias palavras e
    elegância, neste cenário de censuras e truculências.
    Saudações
    Maria Inês Marques
    FACED

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de Caio Castilho
    Enviada em: sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 14:39
    Para: debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: [Debates-l] A esquerda governista

  10. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:
    ————————–

    Concordo plenamente com o Prof. Jes Cerqueira..
    Marilia
    EEUFBA
    ————————–

    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br]
    Em nome de marilia Fontoura
    Enviada em: sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 23:31
    Para: jes@ufba.br
    Cc: debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: Re: [Debates-l] RES: [Faced-l] APUB homenageia

  11. Menandro Ramos Says:

    Enviada para “debates-l”:
    —————————————-

    Prezado Menandro e todos que colaboram para manter a UFBA Plural.

    Universidade sem polêmica crescente no debate e nas denúncias construtivas, VIRA ESCOLA DE TERCEIRO GRAU.

    Prezado Menandro, agora somente para V. Sa.:

    Menandro tenho escutado de vários colegas, que há algo errado na tecnologia do envio de suas mensagens. É a reprodução ou geração espontânea da mesma mensagem. Se você e Saci
    perceberem, a minha mensagem, será unitária, enquanto as suas mensagens se reproduzem de forma geométrica e tem ocupado o espaço dos e-mails. Quando leio que há 30 (trinta)
    mensagens não lida: penso: 15 (quinze)são de Menandro, na verdade são três (03) mensagens, porém cada uma se multiplicando por cinco. Portanto, desejo-lhe feliz
    carnaval, ao mesmo tempo, esperando que você resolva o problema da repetência ou geração espontânea. A concepção de e-mails múltiplos, acontece mais freqüentemente de forma
    manipulada.

    Exemplo:
    menandro@ufba.br – [Debates-l] RES: [Faced-l] APUB homenageia
    menandro@ufba.br – [Debates-l] RES: [Faced-l] APUB homenageia
    menandro@ufba.br – [Debates-l] RES: [Faced-l] APUB homenageia
    menandro@ufba.br – [Debates-l] RES: [Faced-l] APUB homenageia
    menandro@ufba.br – [Debates-l] RES: [Faced-l] APUB homenageia

    O XÍS DA QUESTÃO É VOCÊ RESOLVER A QUESTÃO DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA DAS SUAS MENSAGENS
    (talvez você não saiba)QUE TERMINAM OCUPANDO GRANDE ESPAÇO NAS NOSSAS PASTAS DE E-MAILS.

    Boa sorte.
    Prof. José Roque Mota Carvalho.

  12. Menandro Ramos Says:

    Pois é, prezado Roque.

    Coisas muito estranhas ocorrem também no mundo virtual. E que a nossa vã filosofia sequer sonha…

    Há tempos observei e comentei que minhas mensagens são retidas por um bom período, para em seguida as comportas serem abertas de vez. Imagine se a Barragem da Pedra do Cavalo, de repente, soltasse toda a sua água aprisionada. Certamente, as cidades de São Félix, Cachoeira e adjacências não gostariam nada do incômodo causado pela água excessiva…

    Pense, então, nos Caros Colegas da UFBA quando minhas mensagens são liberadas de uma só vez? Uns toleram, mas outros… HUM!…

    De qualquer forma, não seria justo acusar o moderador de fazer isso de maneira premeditada. Creio que a trabalheira do cotidiano impede uma agilidade maior na liberação das mesmas. Tenho que ser compreensivo, bem diferente de alguns colegas pouco afeitos às realizadas no Blog do Saci-Pererê, ao que parece fiéis escudeiros do sistema.

    Grande abraço e feliz Carnaval, de proferência a léguas do governador…

    Menandro Ramos
    FACED/UFBA

  13. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:
    ———————————

    Queridos colegas,

    Não entendo por que se incomodam tanto com os pronunciamentos do colega Menandro.

    Quando abro minha caixa e vejo aquela enxurrada de “menandros”, acho até engraçado. Se estiver com tempo, leio, se não estiver, não leio.

    Acho que a lista deve ser assim mesmo: um canal de longo alcance para se expressar livremente.

    O número de pedidos de remoção da lista já está se equiparando ao número de e-mails de Menandro, então não pode ser a quantidade de e-mails que está incomodando. Além disto, há
    muito tempo atrás, um bom samaritano explicou que somos nós mesmos que nos auto-removemos da lista, não é necessário solicitar.

    Também não concordo com a colocação de alguns colegas de que as mensagens de Menandro são de cunho pessoal e que não poderiam interessar às demais pessoas da lista. Quem já leu e
    entendeu sabe que todas as mensagens são críticas sócio-políticas (portanto, que dizem respeito à toda a sociedade, especialmente à comunidade UFBA), num tom satírico e bem humorado. É claro que são as opiniões dele, com as quais cada um tem o direito de
    concordar ou não.

    Mas ele está atuando como agente influenciador de opiniões: não é este um dos papéis de todos nós professores? Em todo o momento em que estamos em sala de aula, não devemos ter o cuidado com o que falamos ou com a forma como agimos porque poderemos influenciar nosso jovem público, ainda em formação de caráter? Por vezes não aproveitamos do nosso próprio carisma para passar para eles um valor que jugalmos moralmente importante?

    Então, queridos colegas, vamos deixar a lista “rolar” livremente, cada um se expressando como quiser, desde que sem ofensas, calúnias e linguajar de baixo calão. Mas para este tipo de censura, temos os moderadores, não há com o quê se preocupar.

    Cordiais saudações,
    Ana Isabela Cunha
    (Engenharia Elétrica – UFBA)
    aiac@ufba.br

  14. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:
    ————————-

    Prezado Petronílio,

    Eu acredito que as pessoas postam mensagens pedindo a saída da lista como uma forma de protesto.

    Waldomiro Silva Filho
    Dep. de Filosofia
    ————————————————-

    Citando nilio@ufba.br:

    [Hide Quoted Text]

    Eu acho interessante algumas pessoas acharem incômodo terem suas caixas lotadas de mensagens que não lhes interessa e por isso solicitam a retirada do nome da lista.

    Concordo que é realmente muito chato, mas por que eu tenho que ter minha caixa também cheia por esses pedidos se não me interessa nem posso fazer nada para atender a tal pedido? Já foram repassadas várias vezes instruções para esse tipo de solicitação.

    Prf Petronílio Cedraz

    PS: Desculpas aos demais
    ————————————————-

    Citando goretti@ufba.br:

    SOLICITO A REMOÇÃO DO MEU E-MAIL DESSA LISTA,

    Atenciosamente
    Maria Goretti Silva Brito

  15. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l:
    ————————————-

    Colegas –

    outro dia alguém escreveu que faltam assuntos relevantes na lista de debates. Pois bem, estive recentemente no Campus de Ondina onde encontrei um colega do Instituto de Física bastante irritado.

    Disse ele que a família fez um grande sacrifício, pagando escola particular de alto nível para a filha que também fez cursinho pré-vestibular. A garota, excelente aluna, também fez a sua parte e se dedicou bastante ao vestibular de medicina da Ufba.

    Segundo o colega, sua filha fez uma quantidade elevada de pontos no vestibular, próximo dos primeiros colocados, mas não entrou na universidade devido as cotas e as vagas reservadas para os Bis.

    Meritocracia deveria ser a base de qualquer universidade. Seria então este um assunto relevante para a lista? Ou é um caso de Ministério Público?

    Telésforo-Igeo
    ——————————-

    Date: Tue, 7 Feb 2012 14:54:03 -0300
    From: Telesforo Martinez
    Reply-To: Telesforo Martinez
    Subject: [Debates-l] assunto relevante.
    To: debates-l@listas.ufba.br

  16. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:
    ——————————————

    Interessante essa sugestão da ” lista do silêncio”!

    Explico melhor: anteriormente ao estabelecimento das cotas de acesso a UFBA pedi aos colegas, pela lista, que dessem alguma referência sobre o “regime de cotas” em outros países, poderíamos ter um embasamento no estabelecimento de paralelos sem cairmos em “achismos”. Sabem qual as respostas? Isso: … O silêncio!

    Na verdade não vejo discussões ou debates nesta lista. Muito rara ocorrência. O mais próximo disso são os questionamentos de Menandro e do Saci.

    Será que ainda não se perceberam que ambos são artistas? Ar-tis-tas! E… de uma criatividade… E não pagamos nada por isso!
    Obrigado Menandro!

    Obrigado Saci. (Menandro, por favor, transmita a ele o meu agradecimento, sei que o danado não tem tempo para ficar lendo essas minúcias da “academia”)

    Roberto Bastos Guimaraes

    —————————————–

    Em 02/02/2012, às 08:58, “Carlos Caroso” escreveu:

    Isto tiraria o autor de sua insistente posição autoritarismo que nos obrigar a receber o que não solicitamos e gastar precioso tempo excluindo suas mensagens, nem sempre desejadas.
    Quem desejar ler, pode acessar seu sitio na internet.
    Carlos Caroso

    —————————————–

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de fontesce@ufba.br
    Enviada em: quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 15:30
    Para: debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: Re: [Debates-l] A esquerda governista

    —————————————–

    ADOREI a solução ….
    Céres

    ———————–

  17. Menandro Ramos Says:

    Muito grato, Prof. Roberto!

    Terei o prazer, sim, de transmitir suas gentilezas ao Saci.

    Grande abraço,
    Menandro

  18. Menandro Ramos Says:

    Quoting Ricardo Kalid :

    Concordo com a Profa. Ana Isabela.

    Aliás quem não estiver interessado em ler os e-mails do Menandro e achar muito trabalhoso ou perda de tempo apaga-los manualmente, basta filtrar usando a palavra chave “Menandro”.

    Caro Menandro não lhe deletarei e continue enviando suas opiniões, comentários e críticas, pois ser universitário, é ser universal, pluralista, não-unânime.

    Um ótimo 2012 para vc, seus familiares, seus amigos conhecidos e desconhecidos!

    Ricardo Kalid
    Professor do Programa em Engenharia Industrial da UFBA
    kalid@ufba.br http://www.PEI.ufba.br
    Currículo http://lattes.cnpq.br/2562159376424787
    (71) 3283.9811 ou (71) 9188.3316
    Skype: ricardokalid

  19. osaciperere Says:

    Car@s Colegas,

    Um pouco antes de morrer, o Prof. Felippe Serpa me falava da extraordinária aventura humana pelo Planeta Terra e de outros tantos assuntos. Falou-me do Banco Mundial; do FMI; da sua esperança no governo Lula; da “Universidade Corporation”; das commodites; da comunidade do Iguape, próxima de Cachoeira; da sabedoria daquela gente simples e hospitaleira, da solidariedade sincera entre os pobres. Inclusive, alfinetou irônico que os ricos só eram solidários “na hora do câncer”…

    Sobre a UFBA, eu aprendi com ele que existem, pelo menos duas, uma oficial, cartorial, ligada a uma hegemonia – nem sempre a que sonhávamos -, ou distante da hegemonia que
    Gramsci mencionava; a outra UFBA, Ah! A outra UFBA era a que nutria-se de sonhos, de utopia, de vontade de contribuir com o processo da emancipação humana, em outras palavras. E essa UFBA era silenciosa, acontecia a cada dia nos corredores e nas salas de aula; nas cantinas; nos gabinetes silenciosos dos professores; no brilho dos olhos dos estudantes.

    Foram muitas as vezes que o provocamos para ouvi-lo, e que, provavelmente, o fizemos tomar bronca da esposa por fazê-la esperar no supermercado, enquanto ele, instigado pelas
    nossas indagações avançava por muitos e muitos “quinze minutinhos de prosa”. Cleverson, Washington, Nelma, Lana, Rosana, Hildonice, Tico, Ivan, Norberto, Emerson e muitos
    outros, hoje professores, mestres, doutores, espalhados pelo nosso Estado, podem dar seus testemunhos do quanto fomos felizes e do quanto aprendemos com seus bate-papos.

    Pois foi Felippe que me deixou mais atento para essa outra UFBA, que é generosa, solidária, tolerante, que aceita e acolhe o outro, que é crítica, mas que nunca perde a ternura…

    Nos últimos dias, tenho recebido inúmeras mensagens se solidariedade de colegas que nunca ouvi sequer falar o nome, uma única vez que fosse…

    Umas se manifestam pela lista, outras em mensagens pessoais, por temperamento discretas, avessas a qualquer publicização de seus nomes. Todas têm o meu mais profundo respeito.

    Aproveito a presente mensagem do Prof. Ricardo Kalil que, aliás, ainda não tivemos o prazer de conhecer, para estender a todos os demais colegas solidários e tolerantes os nossos sinceros agradecimentos. Eles me fizeram lembrar da outra UFBA que o Prof. Felippe Serpa tanto falava. E falava muito bem.

    Saudações fraternas,

    Menandro Ramos
    FACED/UFBA

    ————————————-

  20. osaciperere Says:

    Caro Menandro,

    Possivelmente, essa mensagem não chegará até vc. Há uma palavra de baixo calão – beijo.

    O que me mantém linkado a academia, sou aposentado, não estou, sou, são as suas mensagens.

    Mantenha meu nome na lista. A academia vive pelas suas irreverências.

    Chega daquelas mensagens: eu concordo, eu sou, tu és, ele foi….coisa chata.

    Um beijo baixinho do chapéu de aba abatida.
    Everaldo Queiroz
    Aposentado

  21. Menandro Ramos Says:

    Valeu, Prof. Everaldo!

    Enquanto eu não me aposentar, farei, e com prazer, a ponte com os aposentados.

    Embora já tenha tempo para me aposentar, não quero seguir o exemplo de FHC e Lula… Se a saúde me permitir, ainda ficarei mais um tempinho. Ou serei deletado, impiedosamente,
    desta lista!

    Vivas calorosos aos aposentados e aposentadas! Longa vida com qualidade para todos e todas!

    Abraços e beijos para eles/elas,
    Menandro

  22. osaciperere Says:

    “Circulou na debates-l:”

    ————————–

    Menandro incomoda somente por três motivos:

    1- O seu personagem saci, que no começo era ate engraçado, perdeu a graça e se tornou um saco.

    2- O sujeito é compulsivo e envia “uma enxurrada” de emails por dia.

    3- Perdemos precioso tempo tendo que apagar suas dezenas de emails, pois a caixa da UFba é limitada.

    Saudações Universitárias,

    Roberto Ponczek

    —————————

    Grato Professor, pelo tempo que o Saci conseguiu ser “até engraçado”…

    Sou obrigado a corcordar com o Colega. Às vezes, acho o Saci também um “saco”. E mais: um
    Saco compulsivo que insiste em não tolerar certas “cositas” da nossa querida UFBA.

    Infelizmente, alguns colegas discordam da posição do Colega, como pode ver na presente webpágina.

    Mas, como diz o Saci, “fazer o que, né?”

    ————————————–

    —– Forwarded message from PONCZEK@ufba.br —–
    Date: Tue, 14 Feb 2012 21:14:20 -0200
    From: PONCZEK@ufba.br
    Reply-To: PONCZEK@ufba.br
    Subject: Re: [Debates-l] RES: Por que se incomodam tanto com Menandro?
    To: debates-l@listas.ufba.br

  23. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:
    —————————————

    Uma ótima resposta de Ana Isabela.

    Parabéns

    Marco A. Tomasoni

    Geociências
    Citando Stella Barrouin :

    > Concordo.
    > Sds,
    > Stella Barrouin.
    > Medicina Veterinária – UFBA

    ——————————————–

    —–Mensagem original—–
    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de aiac@ufba.br
    Enviada em: sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 11:57
    Para: debates-l@listas.ufba.br

  24. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”
    ————————————-

    Como aposentado estou sempre bem informado através das mensagens do SACI e do Prof. Menandro. Ambos não me incomodam em nada, só tenho alegria e paz

    Abraços para meus amigos da UFBA, SACI e Prof. Menandro

    Modesto Jacobino
    Ex-Professor da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA

    —————————–

    De: debates-l-bounces@listas.ufba.br [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br]
    Em nome de Telesforo Martinez
    Enviada em: quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012 13:54
    Para: ‘Marco Antonio Tomasoni’; debates-l@listas.ufba.br
    Assunto: [Debates-l] RES: RES: Por que se incomodam tanto com Menandro?

  25. osaciperere Says:

    Também me associo às palavras da Profa. Ana Isabela.
    Telésforo – Igeo
    Uma ótima resposta de Ana Isabela.
    Parabéns
    Marco A. Tomasoni
    Geociências
    Citando Stella Barrouin :

    > Concordo.
    > Sds,
    > Stella Barrouin.
    > Medicina Veterinária – UFBA
    >
    > —–Mensagem original—–
    > De: debates-l-bounces@listas.ufba.br
    > [mailto:debates-l-bounces@listas.ufba.br] Em nome de aiac@ufba.br
    > Enviada em: sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 11:57
    > Para: debates-l@listas.ufba.br
    > Assunto: [Debates-l] Por que se incomodam tanto com Menandro?

  26. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:
    ———————————

    Caro Prof. Menandro,

    O sr. nos brinda com uma visão crítica da realidade feita COM ARTE, e as pessoas reclamam. Lamentável.

    Também parabenizo a Profª Ana Isabela.

    Qto a mim, quando não tenho tempo de ler suas mensagens, eu as guardo no meu Outlook. Não quero deixar de ler nenhuma.

    Um abraço,
    Betty
    ———————————

    —– Original Message —–
    From: Marco Antonio Tomasoni
    To: debates-l@listas.ufba.br
    Sent: Tuesday, February 14, 2012 2:25 PM
    Subject: Re: [Debates-l] RES: Por que se incomodam tanto com Menandro?

    Betty Malin

  27. Menandro Ramos Says:

    Recebido por e-mail:

    ———————–

    Menandro, com muito atraso, faço conhecer o que Lobato ensina:

    “Há dois modos de escrever. Um é escrever com a ideia de não desagradar ou chocar ninguém. Outro modo é dizer dessassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver, cadeia, forca, exílio”
    Abraços,
    Mary

  28. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”:
    ————————-

    Prezados,

    Depois de ler as várias manifestações acerca das mensagens do Prof. Menandro e, do mesmo modo, da constatação de que inúmeros tópicos relevantes sobre nossa universidade NÃO têm sido explorados seriamente nesta lista, formei uma opinião (e uma decisão): DESISTO.

    Waldomiro José da Silva Filho
    waldojsf@ufba.br
    Dep. de Filosofia

  29. Menandro Ramos Says:

    Uma pena Professor, mas a luta precisa continuar!

    Saudações,

    Menandro Ramos
    FACED-UFBA
    ————————————

Deixe uma resposta para osaciperere Cancelar resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: