501 – Pisando em ovos na lista da UFBA

O Saci sabe que exercitar a crítica, ainda que no âmbito acadêmico, é mexer em vespeiro...

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

.

epois que este Blog publicou o post intitulado “UFBA: energia para o Festival de Verão“, voltou a velha campanha para enxotar o Saci da lista de discussão “debates-l”. E o pobre, coitado, fica pisando em ovos, pois sua luta não é conta esse, aquele ou aqueloutro professor. Nada contra o trabalho de ninguém, nada pessoal contra os honrados colegas. Sua luta é contra a Unimercado que está entrando de sola para mudar a natureza do que existe de pública da Educação brasileira.

O empenho para proscrevê-lo por parte de alguns, chega a ser pueril na argumentação. Com todo o respeito que os colegas merecem. Ninguém, absolutamente ninguém, é contra censurar o Blog – imagine! –  o problema é que o pestinha do Saci, segundo dizem, não traz assuntos para a lista “debates-l” que mereçam ser debatidos; outros o acusam de colocar apenas na mencionada lista, um link para o seu Blog. Enquanto isso, o meu vexado amigo pula daqui, pula d’acolá, feito um pistão ensandecido, sem saber o que fazer para não melindrar certas pessoas…

Na época da finada lista de discussão “apub-l”, também houve ensaios de bani-lo da dita cuja. Volta e meia, surgia um grupo de melindrados que ameaçava sair da lista, apresentando as mesmas desculpas esfarrapadas contra o meu (às vezes) escrachado amigo. Mas nada consistente, pois o Saci nunca deu motivos para a mínima ação contra ele. Uma certa feita, até o Prof. Joviniano Neto me falou que fora consultado, como advogado que é, para ver a possibilidade de me processar pelas coisas que o meu amigo vinha escrevendo no Blog. Mesmo com a sua inteligência de causídico, não conseguiu formular qualquer peça de acusação contra mim. Esbaldei-me de tanto rir daquilo que considerei, no momento, uma deliciosa (e ameaçadora!) piada. Primeiro, porque eu era apenas o amigo do Saci, um ente mitológico. Fidelíssimo, é bem verdade! Segundo, porque a luta que ele se empenhava era em favor da UFBA e de um sindicato radicalmente vinculado com as causas do trabalhador, diferentes dos “oficiais” que estão brotando por aí, a partir do governo Lula da Silva, que nem cogumelos após as primeiras águas da chuva… No seu Blog, nunca se dirigiu levianamente a ninguém: ou podia provar sobejamente o que afirmava, ou remetia o(a) Leitor(a) para outras fontes citadas, quando divulgava algo que era de domínio público.

Diante das dificuldades para atingir o meu endiabrado amigo, e quem sabe a mim também!, o Prof. Israel Oliveira Pinheiro, colendo ex-presidente da APUB e de polêmica memória, não achou outra solução senão a de impedir a publicação de qualquer coisa que viesse do Blog do Saci-Pererê. Ou mesmo algo solicitado por mim. Também o Prof. Tavares-Neto (FAMED), a Profa. Inês Marques (FACED), a Profa. Cecília de Paula (FACED), o Prof. Francisco Santana (aposentado do IFIS), entre outros, tiveram suas mensagens moderadas e bloqueadas de circulação. Se tal procedimento por parte dos dirigentes da APUB não constituiu censura, conforme afirmam alguns colegas, então, eu e o Saci perdemos a noção das coisas e o sentido das palavras.

A atual diretoria, que sucedeu à presidida pelo Prof. Israel Oliveira Pinheiro, valeu-se de outra estratégia, aparentemente, mais política: extinguiu a lista de discussão “apub-l” de um só golpe – c’est fini! E não se fala mais nisso. Ou seja, optou por uma solução nada democrática, porém de contornos mais suaves se comparados com a truculência anterior.

Coincidentemente, ou não!, após a publicação de algo que, no mínimo, alerta os leitores sobre certas opções feitas pela academia e traz à baila o papel da Universidade Pública, novos ensaios de proscrição são feitos para varrer definitivamente o Saci da lista “debates-l”, da UFBA. Coincidentemente, também, novos protagonistas, que nunca antes se pronunciaram durante três verões, vão surgindo a partir do referido post sobre a “participação” da UFBA no milionário Festival de Verão. Pura coincidência, acreditamos!…

No dia 9 de fevereiro próximo, o Blog do Saci-Pererê estará apagando sua terceira velinha. Mas fica uma indagação no ar: até que ponto e até quando o Saci resistirá o peso desse rolo compressor ilustre?

E aqui vale o oportuno clichê que o pestinha timidamente se apropria e recita bem baixinho.

 – Quem viver, verá!

Se ele fosse religioso, certamente diria: “Até o dia em que Deus for servido!”.

———————

Registramos, no post intitulado “A unanimidade é pouco inteligente“, a manifestação de alguns professores da lista de discussão “debates-l”, da UFBA, para que as gerações futuras saibam o que pensavam alguns docentes no alvorecer da Era dos Blogs.

Anúncios

2 Respostas to “501 – Pisando em ovos na lista da UFBA”

  1. osaciperere Says:

    Mensagem recebida por e-mail:
    ——————————

    Caro Menandro,

    Não concordo com tudo que o Saci fala (rss), mas garanta-se o direito do pestinha dizer o que lhe apraz em qualquer lista, e fazer suas peraltices, mesmo numa perna só e batendo em Lula o quanto pode (para mim, a despeito de divergências, o melhor presidente da história do Brasil).

    Abraços,

    Irenilson de Jesus Barbosa

    ——————————————————————————–
    Professor Assistente do Centro de Formação de Professores – CFP
    Coordenador Geral do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na
    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1666550999462374

  2. Cecilia de Paula Says:

    Fica Saci, fica, pois ainda temos muitos aniversários par comemorarmos e, afinal, o tempo da ditadura e da censura já passou. Ou não?
    E ao final, lista e para suscitar o debate, mesmo que as vezes, alguns não gostem do que não e igual… E me diga, da “participacao” milionaria, o que a reitoria falou?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: