55 – O mic é do presidente da APUB!

 

Inicialmente, imaginei que o presidente da APUB estivesse criando um mico...

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

Eu juro que, inicialmente, entendi que o presidente da APUB estivesse criando um mico. Tanto assim, que perguntei logo ao Saci, se o IBAMA havia dado licença para tal. Ele ficou enfurecido:

– Que mico, chefe? Quem é que falou em mico aqui?

Depois as coisas foram ficando claras. É que, quando o meu amigo Saci está esbaforido, é uma dureza entender algo que ele fala. Ele gagueja, troca as palavras, economiza sílabas – um horror!

Mas, enfim, tudo ficou esclarecido. O microfone, ou mic, como ele chama, era que pertencia ao presidente da APUB, o colendo Prof. Israel Pinheiro. Não havia nenhum mico na história. Pelo menos do gênero Cebus... A confusão toda foi acasionado por falta de um bom diálogo, como sempre.

Ocorre que alguns professores saíram irados da última Assembléia da APUB. Irados  e frustrados, diga-se de passagem, porque o ilustre presidente da mesa não lhes permitia defender suas ideias ou debater seus pontos de vista. Cortou a torto e a direito a palavra dos professores, se agarrando ao microfone como se fora um brinquedo de estimação.

Por felicidade (ou infelicidade, quem sabe) o recinto tinha uns dois ou três gatos pingados – tirando o meu exagero, como já perceberam… Pelo que me informaram – agora falando sério -,  tinha uns trinta e pouco professores. Na verdade, eu pensei em ter mais gente. Uma pauta importante como a que foi tratada e, dos mil e tantos ou dos dois mil associados – não sei exatamente quanto são -, menos de quatro dezenas compareceram!… Isso mostra o que fizeram com o sindicato dos professores da UFBA…

Pessoalmente, não fui por que tinha um compromisso muito importante e inadiável naquele horário. Por azar (ou sorte), fui convidado para o aniversário de um ano da boneca da filha de uma amiga minha. Um aninho! E aí leitor, entre duas coisas importantes no mesmo horário, dei prioridade a algo mais prazeroso. Ultimamente, as Assembleias conduzidas por esses coveiros do movimento sindical, como escracha o Saci… Bom, mas sobre isso eu falarei em outra ocasião.

Mas eu falava do aniversário de um aninho da boneca… Não, não! Me lembrei agora! Foi só uma breve explicação pelo meu não comparecimento à Assembleia da APUB…

O que eu quero falar mesmo é do Saci e da sua empolgação com a descoberta que fez. De fato, para ele não havia razão daquele estresse todo do presidente Isolpi, daqueles maus modos e maus tratos para com seus colegas professores… O pilantra do meu amigo acha que sempre tem algo por trás do biombo. E, às vezes, acerta… mas erra também, em outras vezes.

Assim, a primeira coisa que resolveu investigar, foi uma foto que alguém lhe mandou do presidente, em pleno exercício de condução da mesa – e do microfone -, que parecia virado no “estopor,” segundo as palavras do meu endiabrado amigo. Da caixa de som de onde ele se escondeu, durante a Assembleia, não perdeu um só lance. Tinha uma visão panorâmica de todo o cenário.

Mas, voltando à sua investigação para descobrir o mau humor do presidente, a primeira coisa que ele fez foi mirar sua potente lupa de detetive particular na referida foto que recebera.

Daí os seus gritinhos quase histéricos:

– O mic é do presidente, chefe! O mic é do presidente! Matei a pau! Tá explicado o porquê de o Prof. Isolpi não querer dar a palavra a ninguém, tá explicado!…

Diante do meu ar de incredulidade ele passou a lupa para mim. Não tive mais dúvida diante do que vi. Se não era mais uma gozação do pilantra, ele tinha razão. A lente de aumento escancarava algo que  eu não conseguira ler, dado o tamanho minúsculo dos caracteres.

Lá estava, com todas as letras, gravado no microfone:

“Propriedade do presidente da APUB.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: