600 – O galinho da APUB

Para o Saci, o galinho trombeteiro da diretoria da APUB acabou se entregando…

Anúncios

7 Respostas to “600 – O galinho da APUB”

  1. osaciperere Says:

    Deu na “debates-l” da UFBA:
    ——————————————

    Senhores Membros da Diretoria do Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB):

    Prezados Colegas,

    Ainda que sendo participante da APUB desde já muitos anos, tenho me mantido, de certa forma, à margem das discussões mais recentes. As razões são várias, inclusive a de que o meu tempo, como acadêmico, está prestes a passar. Mas, contudo, não posso me conter diante do absurdo!

    Vivemos uma greve difícil (ainda que reconhecendo que todas as greves são, de um modo ou de outro, difíceis), deflagrada e não inteiramente assumida de início, não só aqui mas também alhures, com consequências ainda difíceis de avaliar. Com interesses político-partidários, num sentido ou noutro, igualmente não confessos, como usual, mas também com características novas, face ao recente crescimento significativo no número de novos docentes, muitos dos quais que se veem diante de condições de trabalho que não lhes fornece perspectiva acadêmica alguma, entre outras dificuldades.

    Não mais que decorridas poucas horas após a apresentação da proposta do governo, o nosso sindicato apresenta a nota abaixo? Surpreende a rapidez, diante, por exemplo, da dificuldade que tem tido em buscar filiar recém-concursados!

    Se isto não reflete uma atitude sindical subalterna ao governo, devo estar com o meu dicionário desatualizado. A nota tem, a meu ver, um caráter quase que de natureza jaculatória!

    Creio que, minimamente, o bom senso sugere uma análise mais detida. Com alguns cálculos e projeções de natureza econômica (diante da situação nacional) mais acurados. Afinal de contas, vários supostos ” ganhos ” dizem respeito a anos posteriores.

    Este quase que assumido prévio ” DE ACORDO ” agride, não só ao bom senso, mas pode também ter, se de fato implementado, nefastas consequências futuras.

    Um pouco de paciência e mais reflexão, a meu ver, seriam benéficos.

    Cordialmente,

    Caio Castilho
    Professor do Instituto de Física.

    (São 20 horas e 15 minutos do dia 13 de julho de 2012)

    • osaciperere Says:

      Concordo plenamente com o Prof. Caio. Foi esta a impressão que tive quando li a nota da APUB. E o que é pior: tive a impressão que a nota exorta os professores a, imediatamente, sairem da greve ou que não deveriam ter a deflagrado, pois afirma textualmente: “Governo Federal vem cumprindo integralmente as propostas negociadas …”. Ora, diante dessa afirmação, porque se está fazendo greve??????

      Foi assim quando uma organização assinou acordo com o governo para um reajuste até não sei quantos anos e os olhos de alguns brilharam. Quando chegou o tempo…. é o que se vê….estamos em greve

      Petronílio Cedraz

      • Menandro Ramos Says:

        O Prof. Caio está corretíssimo, Petrô!

        A diretoria da APUB não perde tempo. Fica patente que é trombeta do governo federal. Aos poucos, desnuda-se. Quer dar uma de esperta, mas o caminho é sem volta, segundo imagino, ainda que tenha a seu favor docentes “conciliadores” que a querem poupar, vistos a todo momento nas Assembleias. Devem ter suas razões…

        Quanto à proposta do governo, precisamos estar de olhos abertos. Não podemos deixar de fora os nossos colegas que não puderam ou não quiseram, por algum motivo, correr atrás da titulação. O governo não os inclui para estimular a “qualificação”, mas por esperteza.

        Trabalhadores do mundo, uni-vos! – é sempre bom lembrar…

        Atenciosamente,

        Menandro Ramos
        FACED/UFBA

  2. osaciperere Says:

    Deu na “debates-l” da UFBA:

    —————————————-

    Caros,

    é impressionante e estarrecedor esse papel da APUB/Proifes! Além de negociar com o Governo teremos que superar as dificuldades engendradas pela nossa própria associação, contra a categoria e à serviço do Governo. E pensar que isso está sendo financiado com nossas contribuições financeiras, à revelia de todas as mensagens que temos emitidos em nossas assembléias!

    Santo Deus!

    Luiz Anibal
    DCTM / EP – UFBA.

  3. José Tavares-Neto Says:

    Caro Amigo do Saci e Colegas da UFBA,

    Lamentáveis as reiteradas manifestações dessa entidade pelega. No entanto, precisamos sair dessa discussão com um BASTA definitivo, até para não haver perda de foco – como fizeram, e aceitamos, durante 2 semanas com discussão do imprestável Art. 16.

    Portanto, não vou mais perder tempo com dirigentes e seus coligados da ATUAL apub.

    Por fim, entendo essa proposta de ontem do Governo + pelegos como insossa e, muito provavelmente, destinada desmobilizar as Manifestações em Brasília, a ocorrer em 18 de julho p.

    Saudações acadêmicas bicentenárias,

    José Tavares-Neto
    FMB-UFBA

    • osaciperere Says:

      Perdão, Prof. Tavares! Não sei se o termo “coligados” seria adequado. Talvez seja melhor dizer “padrinhos invisíveis”, já que os dito cujos não assumem a “coligação”, mas antes querem passar por intelectuais orgânicos, cujas “ações conciliadoras” acabam beneficiando os diretores governistas…

  4. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l” da UFBA:

    ———————————————-

    Caio

    Estranho bastante essa sua manifestação!

    Não acredito que seja má fé, mas, francamente, nuncas duvidei que você não soubesse distinguir uma notícia, com fonte especificada, de uma nota com posicionamento da entidade!

    Trata-se de uma notícia, sobre a qual supomos que todos teriam interesse em conhecer, com a maior brevidade.

    Os posicionamentos sobre o movimento de greve são tomados em Assembléia Geral, a partir de orientações dadas pelo Comando de greve, do qual a Diretoria da APUB Sindicato faz parete.

    Portanto, não não há nota da APUB, com posdicionamento sobre o assunto, e sim a notícia de que o governo lançou uma proposta, sobre a qual a nossa Assembléia Geral tomará uma posição!

    Atenciosamente
    João Augusto Rocha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: