712 – A batatinha da APUB está assando

.

Batata-quente

Para o Saci, a batatinha da APUB proificista está no fogo… Através da sua arte gaiata (funny-art), o pestinha bolou uma instalação alusiva às pinimbas que os diretores pelegos terão pela frente…

A (3).

notícia sobre a representatividade questionada da Apufsc provocou-lhe o start. O meu amigo de gorro vermelho e pito comentou comigo que a APUB proificista está toda “pianinha”, aparentemente concordando com as exigências legítimas da oposição e o escambau. De fato, não se pode negar que a atual diretoria esteja com uma postura bem diferente da diretoria truculenta anterior, destituída em Assembleia. Para o Saci, a explicação pode estar no fato de o plebiscito realizado pelos proificistas para separar a seção sindical do Andes-SN está sub judice (sob apreciação da Justiça) ou, então, pela sacada brilhante de alguns gurus da atual diretoria de que, no estado em que se encontra, a APUB não é absolutamente nada. Explicando de outra maneira: os atuais diretores já entenderam que a entidade apartada do Andes-SN não é nada. Ou melhor, pode ser apenas uma associação dos Amigos do Rei – ou da Rainha!… Assim, não há outra coisa a fazer, a não ser bancar uma forjada cordialidade com a oposição, enquanto a Justiça não bate o martelo. E o que acontecerá com os tais diretores se a dura lex determinar que a APUB continua ANDES-SN? E quanto à grana desviada para a CUT? E em relação aos ex-diretores patrocinadores do plebiscito “viciado”, serão chamados às responsabilidades?

Para complicar mais ainda a vida deles, a notícia quentinha que veio do sul:

.

Seção Sindical do ANDES-SN da UFSC questiona representatividade da Apufsc

A Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal de Santa Catarina divulgou nota em seu último boletim, publicado em 3 de maio, na qual questiona o significado efetivo da Apufsc Sindical representar os docentes nas instâncias em que são decididos os seus interesses.

O texto “Para que serve o registro da Apufsc Sindical se ela não pode ser sindicato de fato?” traz um histórico da disputa pela representatividade dos docentes da UFSC. Ressalta que, enquanto a Apufsc enfatiza a decisão do Tribunal Regional do Trabalho que condena o ANDES-SN a retirar a representação em Santa Catarina – a qual ainda não transitou em julgado, devendo ainda ser apreciada no Tribunal Superior -, a associação se omitiu em divulgar aos docentes que já em outubro do ano passado o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, em caráter terminativo, um Mandato de Segurança interposto pela entidade quanto à participação da Apufsc nas mesas de negociação com o governo federal em 2012.

O processo teve relatoria da Ministra Carmem Lúcia, que conclui seu voto contrário ao mandato afirmando que “Ademais, a categoria dos professores das universidades federais de todas as unidades da Federação, incluída a de Santa Catarina, está representada, em âmbito nacional, pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, que, conforme dispõe a cláusula segunda, parágrafo segundo, do Regimento Institucional da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP, pode participar das negociações”.

Na nota, a Seção Sindical da UFSC questiona as intenções e capacidade de ação da Apufsc na defesa dos interesses da categoria docente e da classe trabalhadora de forma mais ampla. “Mas, como conseguir “melhores condições de trabalho, de salário e da carreira” por meio de um movimento exclusivista, ou melhor, divisionista, que se aparta da maioria dos professores, os quais estão no ANDES-SN? E ainda, como alcançar tais objetivos se não pode representar os professores nas negociações com o Governo?”, argumenta o texto. (Fonte: ANDES-SN).

Como já anunciava a música de Gabriela, viver não é fácil, não!

Anúncios

Uma resposta to “712 – A batatinha da APUB está assando”

  1. altino Says:

    Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!
    em algum momento a casa com pés de barro tinha de desabar… Perdemos aqui pelas maquinações da diretoria que não forneceu a lista dos aposentados e os trouxe de mala e cuia……se tivessemos TRE caberia uma denuncia…..mas o Ceará ganhou e agora SC…… Se o Andes dialogasse conosco, se tomasse posição, se fosse mais ativo nessa questão jurídica já teríamos tido posições em relação à histórica ação jurídica interposta pelo bravo Chico. Como isso não acontece, conclamo a oposição a questionar/cobrar do ANDES-Diretoria Regional e Nacional, uma AÇÃO ATIVA com relação às açoes contra a APUB e outras questões como o desvio de grana para o PROIFES pelego.
    altino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: