72 – Fazer ou não oposição?

Saci e Menandro Ramos

Instado pelo Saci a se pronunciar no Debate Virtual, sobre se faz oposição a nomes de pessoas ou a projetos institucionais, o candidato a Reitor da UFBA, pela Chapa 2 (a única com a cor vermelha no material de campanha), ainda não se pronunciou... (Depois de Hamlet).

Anúncios

3 Respostas to “72 – Fazer ou não oposição?”

  1. ROBERTO PAULO e MODESTO JACOBINO Says:

    Prezado amigo do Saci,

    Mais do que nunca o bom humor é necessário na UFBA, até como forma de aliviar os nossos problemas, mas, felizmente, com conhecidas soluções fundamentadas em três procedimentos básicos: Transparência, Diálogo e Ética.

    Nunca fizemos, não fazemos e nunca faremos a oposição a nomes de pessoas, tampouco, censuras ou vetos ao nome de quem quer que seja.

    Todavia, se denunciar comportamentos que atingem à dignidade humana, maculam a Ética ou visam interesses mesquinhos; se discutir exaustivamente, discordar e apontar equívocos; se propor alternativas e soluções ou contribuir para enriquecer o debate de idéias significar fazer oposição a projetos institucionais, pode ter certeza que sempre fizemos, fazemos e continuaremos fazendo oposição. Foram esses os pressupostos constituintes nos alicerces do Projeto de Gestão UFBA: Mudar e Avançar.

    Quanto à cor vermelha das faixas, “vítimas dos ventos do outono”, devo informar ao Amigo do Saci que os técnicos em artes visuais recomendam esta cor para que seja possível ler as mensagens que divulgam até mesmo em ambientes com pouca iluminação, como ocorre nos dias atuais nos campi da UFBA.

    Enfim, a Chapa UFBA: Mudar e Avançar (ROBERTO PAULO e MODESTO JACOBINO) não aceita uma Universidade que se ressente com:
    1. a crônica falta de planejamento e administração;
    2. a descaso para sua infra-estrutura;
    3. a desatenção para seus recursos humanos;
    4. os seguidos (durante sete anos) contratos com empresas de limpeza/portaria e vigilância;
    5. seus Estatuto e Regimento, embora recém-aprovados, já merecem ser revistos em atenção à inquietação do Corpo Docente;
    6. a exclusão do pagamento das horas-extras, sem reconhecer o direito adquirido e até decisão judicial;
    7. a falta de profissional assistência estudantil; entre muitos outros problemas conhecidos por muitos, inclusive o Saci.

    ROBERTO PAULO e MODESTO JACOBINO

  2. Menandro Ramos Says:

    Comentário enviado para as listas de discussão UFBA/APUB:
    ——————–

    Car@,

    Fizemos alguns questionamentos e provocações aos candidatos a reitor e vice, ora mergulhados na campanha pela direção da UFBA.

    Até o presente momento, só a Chapa 2 respondeu ao nosso apelo […]. Continuamos aguardamos que os demais candidatos se manifestem.

    O meu amigo Saci não censura e, de um modo geral, tem sido ágil. O bom dele é que é justo. Não tem essa de proteger esse ou aquele candidato. Pisou na bola com ele, pimba! Lá vem logo um cachimbada. Ou, melhor, uma pitada… de humor! “Doa em quem doar!”, como costuma dizer.

    Quanto à cor, sem querer entrar, pelo menos no momento, na discussão de aspectos psicodinâmicos das mesmas, o nosso “código” cultural, se assim podemos mencionar, remete o vermelho para a revolução, para a agitação e o movimento. Tanto o vermelho quanto os demais matizes do espectro que chamamos de cores quentes, quais o amarelo, o laranja; já as cores frias, quais o azul e as demais desse espectro, preservando o caráter relativo do conceito, nos aponta para a conservação, para a preservação do estabelecido, enfim, para o status quo. Essas são as fofocas acadêmicas e não acadêmicas que transitam no meio dos que lidam com a Comunicação Visual. Salvo melhor juízo (SMJ).

    Ah! Já ia me esquecendo! Dizem, as más línguas (da área), que a melhor combinação para o cérebro humano perceber a distância, se dá com o amarelo e preto. Dizem e justificam dizendo que não é à-toa que os Departamentos de Trânsito desse mundão de meu Deus exploram tanto as pobrezinhas…

    Atenciosamente,

    Menandro Ramos,
    Assessor do Saci,
    às vezes, revoltado com o uso das Santas Cores em vão!

  3. Welington Says:

    Das cores eu não sei…mas adorei a caveira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: