74 – O uso da máquina

De chofre, o Saci me perguntou:

– Chefia, qual o limite do uso da máquina pública?

Sei que é uma questão complexa de responder. O maior exemplo de desrespeito às Leis do país é dado pelo seu dirigente maior. Diuturnamente, o presidente Lula zomba do STE fazendo campanha em favor de sua candidata à presidência da República. Quem sabe dizer o número exato de multas que ele já recebeu? Será que pagará todas elas com o dinheiro do seu próprio bolso? Alguém no país acredita nisso?

Alguns procedimentos de gestores públicos, ao usarem a chancela das instituições que representam, nos fazem entender claramente como são construídas as redes hegemônicas, que ao fim e ao cabo só beneficiam seus sócios…

 

Uma dica artístico-política do Saci: no carteado do poder, mesmo que o governo central tenha um grau elevado de afinidade com um(a) candidato (a), é prudente que os cuidados devidos sejam tomados, para que se evite o falatório maledicente do uso deselegante da máquina pública... (Depois de Rembrant e Maquiavel. Este último, com "O Príncipe").

Anúncios

3 Respostas to “74 – O uso da máquina”

  1. Menandro Ramos Says:

    Caros Colegas,

    Sei que não é fácil administrar todos esses detalhes da comunicação no cotidiano, principalmente num processo eleitoral como este que estamos vivenciando.

    Creio na hontadez dos técnicos e do pessoal de apoio. Trabalhar num momento desse, de fato, gera muito estresse, ainda mais quando se diz que há uma “Chapa Oficial” e a maledicência dos maliciosos sempre lembra que a máquina pública pode ser usada…

    Pessoalmente, não acredito nessa possibilidade.

    Atenciosamente,

    Menandro Ramos,
    Prof. da FACED/UFBA

    —————————-

    Citando Marco Antonio Oliveira de Queiroz :

    [Hide Quoted Text]
    Senhor professor,

    Comunicamos que a alteração à nota em questão já foi efetuada e que este erro não mais se repetirá.

    Mais uma vez apresentamos as nossas desculpas aos integrantes das chapas, especialmente ao professor Ademário Galvão, do Instituto de Saúde Coletiva, indevidamente lotado por nós.

    Temos a certeza que os componentes de todas as chapas concorrentes são professores que honrariam o quadro de qualquer unidade universitária da UFBA.

    Atenciosamente,

    Marco Antonio Queiroz
    Assessor de Comunicação da UFBA

    —————————-

    Em 19 de abril de 2010 23:08, Prof. J. Tavares-Neto <tavares-neto@uol.com.br

    escreveu:

    À Coordenadoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFBA,

    Pela segunda vez, em menos de 10 (dez) dias (!), um de nós da Faculdade lembra aos Redatores do *UFBA-em-pauta* e ou Responsável(is) pela "home page" da UFBA:

    a Faculdade não tem nenhum Docente na Chapa 1 (um), mas sim, e
    exclusivamente, na Chapa 2, *UFBA: Mudar e Avançar* – o Professor *MODESTO
    JACOBINO*.

    Portanto, inclusive pelo valor universitário, a VERDADE, solicito a
    URGENTE correção da notícia: "Candidatos à sucessão na reitoria da UFBA debatem em Conquista" do UFBA-em-pauta de 20 de Abril, e abaixo transcrita. Afinal, a Comunidade Universitária da UFBA necessita, mais do que nunca, de informações *corretas*, *profissionais* e, acima de tudo, * éticas*.

    Saudações Acadêmicas Bicentenárias,

    Prof. José Tavares-Neto
    Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB)
    Universidade Federal da Bahia (UFBA)

  2. osaciperere Says:

    O Mesmo pode ser dito para a Máquina do Sindicato APUB:
    ——————–

    Prezada Jorn. MARIA HELENA, APUB

    Em atenção ao princípio da equidade, reitero a solicitação, pela quinta vez, de encaminhar mensagens para:

    jacobino@svn.com.br,
    chapa2mudareavancar@ufba.br;
    robertopaulomodesto@uol.com.br e
    rpcaraujo@hotmail.com,

    porque os dois últimos têm sido sistematicamente omitidos pelas mensagens oriundas da APUB.

    Atenciosamente,

    ROBERTO PAULO (para Reitor)
    http://robertopaulomodesto.blogspot.com/
    UFBA: MUDAR e AVANÇAR

    ________________________________________

    Em 23/04/2010 13:15, Maria Helena escreveu:
    Prezados,
    Para esclarecimentos, informamos que CADA UM dos temas deverá ter até 10 linhas.
    No aguardo do material.
    Att,
    Maria Helena
    Em 23 de abril de 2010 11:06, Maria Helena escreveu:
    Prezados, bom dia.

    A APUB fará um impresso com o posicionamento das três chapas concorrentes à Reitoria da UFBA 2010-2014 sobre os temas abaixo.
    Os textos devem ter até 10 linhas, com fonte arial 12. O impresso terá uma área com o número de caracteres limitado; então, por favor, sigam o formato solicitado.
    Em virtude da proximidade da Consulta, o PRAZO para entrega das “respostas” será até segunda-feira (26) pela manhã, pois teremos que enviar o material até meio-dia, desta data, para a gráfica.

    Conto com a colaboração dos senhores.

    Quaisquer dúvidas, encontro-me à disposição.

    Att,
    Maria Helena Macedo
    Assessoria de Comunicação APUB
    3235-7433
    8804-3120

    TEMAS:
    1- Expansão e Infra-estrutura da UFBA
    2- Bacharelado Interdisciplinar
    3- Ações afirmativas que garantam, não apenas o acesso do estudante carente, mas a permanência
    4- Saúde da Comunidade Acadêmica: Estudantes, Professores e Técnicos
    5- Campus de Vitória da Conquista e de Barreiras
    6- Diálogo afinado entre servidores e diretores
    7- Novo Estatuto da UFBA X Autonomia

    ——————–

    De: Roberto Paulo e Modesto Jacobino. UFBA: MUDAR e AVANÇAR [mailto:robertopaulomodesto@uol.com.br]
    Enviada em: sábado, 24 de abril de 2010 21:38
    Para: mariahelena@apub.org.br; isolpi@ufba.br;
    robertopaulomodesto@uol.com.br;
    rpcaraujo@hotmail.com
    Cc: bethbite@ufba.br; bethbite@gmail.com;
    nancisantosnovais@hotmail.com;
    carlosvilmar@gmail.com; joarocha@ufba.br;
    aspinola@ufba.br; doralr@ufba.br; lelo@ufba.br;
    assessoria@doraeluizrogerio.com.br;
    jacobino@svn.com.br; chapa1ousar@ufba.br;
    chapa2mudareavancar@ufba.br; chapa3consolidar@ufba.br
    Assunto: Volto a solicitar Re:
    Urgente – Entrevista Impresso APUB

  3. osaciperere Says:

    Apenas para registro:

    ——————–
    À Chefia de Gabinete do Reitor, Prof. FERNANDO REGO; à Presidência da APUB, Prof. ISRAEL ISOLPI; à Presidente da Comissão de Consulta e Secretária Geral da APUB, Profa. ELIZABETH BITTENCOURT; aos Membros da Coordenação Geral da ASSUFBA; à Diretoria do DCE; e à Diretora do Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFBA, Dra. ROSAMARIA VIANA,

    cc: Membros da Comunidade Universitária da UFBA

    Alguns dos e-mails, abaixo transcritos, há os relatos de parte das dificuldades na divulgação das mensagens transmitidas pelo e-mail chapa2mudareavancar@ufba.br para todos-l@listas.ufba.br. O histórico dessa dificuldade é detalhada no ANEXO.

    Após a aparente resolutividade dos problemas anteriores a partir de 22/4, ontem (26/4) foi transmitida às 16h: 16min.: 43seg. (pelo relógio do computador de um de nós), do e-mail chapa2mudareavancar@ufba.br para todos-l@listas.ufba.br, a mensagem com o seguinte assunto: UFBA: Mudar e Avançar, com os Servidores técnico-administrativos.

    Como por volta das 17h: 30 min., o nosso Comitê informou que a mensagem supracitada ainda não havia sido liberada pelo Moderador de todos-l@listas.ufba.br, e porque já estava na FACED, telefonei para um dos Membros do nosso Comitê para que esse buscasse algum esclarecimento junto à Sra. Diretora do CPD, Dra. ROSAMARIA VIANA. Em outro telefonema, a Dra. ROSAMARIA VIANA informou (salvo engano), por volta das 18h de 26/4:

    – a mensagem não seria transmitida, porque iria ultrapassar o número máximo estabelecido (no total de seis, 6) pelo acordo entre o CPD-UFBA e a Comissão da Consulta (CC);

    – a Profa. ELIZABETH BITTENCOURT já havia “informado aos Candidatos” sobre esse número máximo (6) de mensagens.

    Nesse telefonema (das 18h de 26/4), o nosso interlocutor também informou à Dra. ROSAMARIA VIANA: o Comitê UFBA: Mudar e Avançar desconhecia esse acordo CPD-CC, mas iria informar a um de nós (ROBERTO PAULO) a seguir.

    Recebi as informações supra já no Debate da FACED, por volta das 19h, e fiquei estupefato com mais essas surpreendentes e estranhas informações, pois as desconhecia inteiramente e nem constam do “site” http://www.eleicoes2010.ufba.br, no “link” da Comissão Especial “espaço reservado para comunicado”, o qual continua sem NENHUMA informação desde o lançamento do “site” até a presente data (27/4) e hora (01h: 44min.).

    No Of. 01/2010, recebido pela Comissão Especial em 19 de Abril p.p., essa carência de informações foi devida e tempestivamente comunicada à Profa. ELIZABETH BITTENCOURT.

    Ainda não quero acreditar que estamos participando de uma Consulta à Comunidade Universitária com tamanhas “lacunas”. Não obstante, em parte, explica porque não tivemos resposta do CPD ao e-mail de ontem (26 de abril, das 01h: 26min.), abaixo transcrito, sobre o responsável pela moderação no próxima final de semana que antecede aos dias da consulta.

    Por sua vez, nenhuma das solicitações da nossa Chapa foram respondidas pela Comissão Especial ou da Consulta e nem mesmo ao questionamento sobre a gravíssima comunicação pública da Profa. ELIZABETH BITTENCOURT, de 14 de Abril p., após o Debate no PAF-III: as três (3) Chapas deveriam contribuír, cada uma, com oito mil reais (!) para financiarem os custos da consulta, porque o M. Reitor da UFBA informou não dispor de recursos.

    Aguardo precisas informações e em tempo hábil, mesmo porque restam poucos dias até os dias da Consulta e a Comunidade Universitária tem o direito de saber e ela própria avaliar as informações e fazer os seus juízos de valores. Por oportuno, também aguardo da Comissão Especial informação sobre a reunião conjunta dos Comitês das Três chapas.

    Atenciosamente,

    ROBERTO PAULO (para Reitor)
    http://robertopaulomodesto.blogspot.com/
    UFBA: MUDAR e AVANÇAR

    ________________________________________
    Em 26/04/2010 15:38, Roberto Paulo e Modesto Jacobino. UFBA: MUDAR e AVANÇAR escreveu:
    Prezado Prof. FERNANDO RÊGO,

    Obrigado, mas o CPD não é subordinado à Comissão da Consulta e aquele antes informou, por meio da Dra. Rosamaria Viana, que não há o(a) Moderado(a) nos finais de semana, ocorre que esse próximo final de semana é o último da campanha da Chapa UFBA: Mudar e Avançar e essa necessita de liberação de mensagens a serem encaminhadas nos dias primeiro (sábado) e dois (domingo) de Maio. Por sua vez, a Presidente da Comissão nem mesmo respondeu ao nosso Ofício da nossa chapa entregue em 19 de Abril ou aos e-mails anteriores. Ou seja, fica a pergunta: qual providência de parte do CPD?
    Atenciosamente,

    ROBERTO PAULO (para Reitor) e MODESTO JACOBINO (para Vice-Reitor)
    http://robertopaulomodesto.blogspot.com/
    UFBA: MUDAR e AVANÇAR

    ________________________________________
    Em 26/04/2010 10:05, gabinete escreveu:
    v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);}
    Ao Srs.
    Professor ROBERTO PAULO e
    Professor MODESTO JACOBINO
    Senhores Professores
    Este Gabinete reitera que as demandas relativas ao processo eleitoral devam ser encaminhadas a Comissão Eleitoral.
    Atenciosamente,
    Fernando Rego
    Chefe de Gabinete
    UFBA

    ________________________________________
    De: Roberto Paulo C. Araújo e Modesto jacobino [mailto:chapa2mudareavancar@ufba.br]
    Enviada em: segunda-feira, 26 de abril de 2010 01:26
    Para: gabinete@ufba.br; chapa2mudareavancar@ufba.br; robertopaulomodesto@uol.com.br
    Cc: rviana@ufba.br; dalise@ufba.br; cpd@ufba.br; rpcaraujo@hotmail.com; jacobino@svn.com.br
    Assunto: URGENTE Re: UFBA: Mudar e Avançar – VoteNÃO à atualsituação da UFBA

    Ao Prof. FERNANDO RÊGO, Chefe de Gabinete
    cc: CPD-UFBA
    Há poucos minutos foi transmitida para todos-l@listas.ufba.br a mensagem abaixo, a qual esperamos liberada, se possível, antes das 9 horas (de 26 de Abril); mas o principal motivo desta mensagem é saber da Administração Central da UFBA e do CPD quais os horários dos Moderadores da lista-todos (todos-l@listas.ufba.br) nesse próximo final de semana (dias 1 e 2 de Maio), e quais os nomes dos responsáveis técnicos (telefones ou ramais telefônicos da Rede UFBA) nesse mesmo final de semana.
    Atenciosamente,
    ROBERTO PAULO (para Reitor) e MODESTO JACOBINO (para Vice-Reitor)

    ——————————————————————————————————————
    Em 22/04/2010 18:47, Roberto Paulo e Modesto Jacobino. UFBA: MUDAR e AVANÇAR escreveu:
    À Dra. ROSAMARIA,

    Todas as mensagens, de hoje de madrugada e ambas de agora a tarde foram rigorosamente encaminhadas pelo endereço chapa2mudareavancar@ufba.br e essas três mensagens estão devidamente registradas na caixa de saída, inclusive cco para o seu endereço eletrônico: rviana@ufba.br.
    Atenciosamente,

    ROBERTO PAULO (para Reitor)

    http://robertopaulomodesto.blogspot.com/
    UFBA: MUDAR e AVANÇAR

    ________________________________________
    Em 22/04/2010 18:09, Rosamaria escreveu:
    Prezado Prof. Tavares,

    Informo que até o presente momento não recebemos para moderação a mensagem sobre Visita ao Campus de Vitória da Conquista, que estaria sendo postada para a lista todos-l@listas.ufba.br

    Verificamos nos registros de logs e a mensagem abaixo foi encaminhada pela conta robertopaulomodesto@uol.com.br para as listas apubdebates-l e debates-l, sendo liberada pelos moderadores das mesmas.

    Esclareço que as mensagens para a lista todos-l devem ser encaminhadas de e-mail instituciuonal UFBA, para o endereço todos-l@listas.ufba.br

    Atenciosamente,

    Rosamaria Viana
    CPD/UFBA

    Roberto Paulo e Modesto Jacobino. UFBA: MUDAR e AVANÇAR escreveu:
    À APUB,

    1. A mensagem abaixo foi encaminhada para os seguintes endereços: apubdebates-l@listas.ufba.br, debates-l@listas.ufba.br

    e cc: bethbite@ufba.br, apub@apub.org.br, rpcaraujo@hotmail.com, jacobino@svn.com.br

    2. Posteriormente, todas as mensagens geradas pelo provedor APUB foram rigorosamente recebidas, e até agora não consta a divulgação dessa mensagem transmitida às 2h:38min. de hoje (22/4). Aguardamos informações.
    Atenciosamente,

    ROBERTO PAULO (para Reitor) e MODESTO JACOBINO (para Vice-Reitor)
    http://robertopaulomodesto.blogspot.com/
    UFBA: MUDAR e AVANÇAR

    ________________________________________
    Em 20/04/2010 01:35, Roberto Paulo e Modesto Jacobino. UFBA: MUDAR e AVANÇAR escreveu:
    Senhora Diretora do CPD-UFBA, Dra. Rosamaria R. Viana

    1. Obrigado. Infelizmente, a explicação de Vossa Senhoria não esclarece porque a SEGUNDA mensagem da Chapa UFBA: Mudar e Avançar, transmitida ontem, dia 19 (dezenove) de Abril e, portanto dia útil, às 12h:36min.:38seg (segundo o nosso relógio) ou 11h:56min.:56seg. (segundo o relato da Sra., abaixo), até a presente data e hora ainda não foi liberada. Por outro lado, é ainda muito difícil de aceitar que um processo de consulta à Comunidade Universitária da UFBA, já tão curto, com dois feriados (21/4 e 1/5) e dois finais de semana até os dias da consulta (4 e 5/5) mereça tamanha falta de prioridade da Administração e dependa de Moderador(a) para liberar ou não as mensagens de candidatos. É, no mínimo, inaceitável, porque enquanto isso, um(a) desconhecido(a) julga, segundo critérios também plenamente desconhecidos, se a mensagem será divulgada ou não! Por isso, a UFBA PRECISA MUDAR e AVANÇAR, inclusive sem nenhum temor às idéias pautadas pelos valores éticos, universitários e democráticos. Nosso veemente protesto contra mais esse ato de censura à Chapa UFBA: Mudar e Avançar, iniciado no dia 31 de Março com a negativa de transmissão por este endereço para todos-l@ufba.br, e para resolver o “problema” só alguns dias após houve mais outra explicação: era necessário criar e-mail pelo provedor UFBA, daí, mais alguns dias, houve a criação, pelo Sr. Carlos Vilmar/APUB, do endereço chapa2mudareavancar@ufba.br e com o dispositivo de retransmissão para o nosso endereço robertopaulomodesto@uol.com.br! Com essas “medidas” houve a perda de quase 15 (quinze) dias!

    2. Sobre o registro nas mensagens dos nomes “Araújo e Modesto Jacobino”, em lugar dos CORRETOS: Roberto Paulo e Modesto Jacobino. Solicitamos ao Sr. Carlos Vilmar/APUB a devida e urgente correção.
    Atenciosamente,

    ROBERTO PAULO (para Reitor) e MODESTO JACOBINO (para Vice-Reitor)
    http://robertopaulomodesto.blogspot.com/
    UFBA: MUDAR e AVANÇAR

    Em 19/04/2010 19:16, Rosamaria escreveu:
    Prezados Professores Roberto Paulo e Modesto Jacobino,
    Em resposta aos questionamentos dos Srs., acerca de mensagem postada na todos-l, tenho a informar:

    1. A lista todos-l, para a qual a mensagem foi encaminhada é uma lista moderada, que possui regras de funcionamento. A moderação da mesma é feita em horário de expediente do CPD, das 7 as 19h.
    A mensagem encaminhada pelos Srs. foi postada em horário fora de expediente, durante o final de semana (17). Qualquer intervenção de moderação só poderia acontecer na manhã de segunda-feira.
    Coincidentemente, tivemos um incidente que provocou uma indisponibilidade no sistema de e-mail da UFBA que só foi corrigida no final da manhã desta segunda-feira (19).
    Este incidente provocou um atraso de cerca de cinco horas na entrega das mensagens. Abaixo, os logs de trânsito da mensagem citada, da postagem até a entrega:
    1) Postagem às 13:37:06 de sábado, 17-ABR-2010, a partir do webmail
    acessado de máquina conectada via Velox:
    Message-ID:
    Received: from 189105094168.user.veloxzone.com.br
    (189105094168.user.veloxzone.com.br [189.105.94.168]) by
    webmail.ufba.br
    (Horde MIME library) with HTTP; Sat, 17 Apr 2010 13:37:06 -0300

    2) Mensagem recebida pelo servidor Postfix da UFBA e entregue na caixa
    de e-mail do moderador da lista todos-l, às 13:37:06 de sábado, 17-ABR-2010
    Received: by cafarnaum.ufba.br (Postfix, from userid 33)
    id 5FC00140084; Sat, 17 Apr 2010 13:37:06 -0300 (BRT)
    Received: from cafarnaum.ufba.br (cafarnaum.ufba.br [192.188.11.94])
    by campinhos.ufba.br (Postfix) with ESMTP id 6BB771120F0;
    Sat, 17 Apr 2010 13:37:06 -0300 (BRT)

    3) Mensagem liberada pelo moderador às 06:57:03 de segunda-feira, 19-ABR-2010
    Received: from campinhos.ufba.br (localhost [127.0.0.1])
    by campinhos.ufba.br (Postfix) with ESMTP id C8FB013C0FE;
    Mon, 19 Apr 2010 06:57:03 -0300 (BRT)

    4) Mensagem entregue pelo servidor de listas na caixa do usuário às
    11:56:56 de segunda-feira, 19-ABR-2010
    Received: from campinhos.ufba.br (campinhos.ufba.br [192.188.11.60])
    by paramana.ufba.br (Postfix) with ESMTP id 9D00A1DB99;
    Mon, 19 Apr 2010 11:56:56 -0300 (BRT)
    A moderação de listas tem como propósito filtrar mensagens que estejam fora do contexto a que se propõem, geralmente enviadas por remetentes que sequer pertencem a estas listas.
    No caso da todos-l, composta por todos os e-mails UFBA, o papel do moderador é indispensável para que a mesma cumpra sua finalidade sem comprometer a disponibilidade da rede,
    na medida em que evitamos a ocorrência de transito de “spams” por essa via. As regras para envio de mensagens para a todos-l estão disponíveis no endereço http://www.cpd.ufba.br/atende/listas_discussao
    2. Quanto ao usuário utilizado na postagem da mensagem (chapa2mudareavancar@ufba.br), informo que o nome que está cadastrado no diretório de usuários é “Chapa 2 – Mudar e Avancar”.
    A identificação usada na mensagem foi configurada pelo próprio usuário que a remeteu. Recomendo a verificação da configuração feita no webmail do usuário.
    Havendo a necessidade de maiores esclarecimentos, o CPD coloca-se à disposição.
    Atenciosamente,
    Rosamaria R. Viana
    CPD/UFBA

    Roberto Paulo C. Araújo e Modesto jacobino escreveu:
    À Diretoria do CPD,
    cc: Sr. Carlos Vilmar/APUB, responsável pelo registro do nosso endereço eletrônico
    1. a mensagem da Chapa UFBA: Mudar e Avançar, encaminhada em 17/4/2010, às 13h:37min., só há pouco foi recebida; ou seja, após mais de 30 horas! Qual(is) a(s) razão(ões)? Por que há necessidade de Moderador, conforme aviso recebido em 17/4/2010? Estamos em Processo de Consulta à Comunidade da UFBA estranhamente curto e agora também dependente de Moderador! Por isso, solicitamos a divulgação imediata das mensagens encaminhadas por este endereço para todos-l@ufba.br;
    2. Também muito estranhamente, os nomes remetentes da mensagem há pouco recebida são “Araújo e Modesto Jacobino” (vide mensagem abaixo transcrita), em lugar de Roberto Paulo e Modesto Jacobino. Qual a razão de mudar um dos nossos nomes? Quem autorizou? Solicitamos imediata correção.
    Atenciosamente

    ROBERTO PAULO (para Reitor) e MODESTO JACOBINO (para Vice-Reitor)
    http://robertopaulomodesto.blogspot.com/
    UFBA: MUDAR e AVANÇAR
    ________________________________________
    ________________________________________
    Em 22/04/2010 02:38, Roberto Paulo e Modesto Jacobino. UFBA: MUDAR e AVANÇAR escreveu:
    SOBRE A VISITA AO CAMPUS UFBA DE VITÓRIA DA CONQUISTA DA CHAPA UFBA: MUDAR E AVANÇAR (ROBERTO PAULO e MODESTO JACOBINO), DURANTE O DIA 19 DE ABRIL, E SOBRE O 3° DEBATE (DE 20 DE ABRIL)

    Disponível também em http://robertopaulomodesto.blogspot.com/

    Situação atual do campus de Vitória da Conquista:

    1. Diretora e Vice-Diretor há quatro (4) anos como pro tempore;

    1. Falta diálogo entre a Direção e os Servidores Técnico-administrativos, especialmente após a implantação do ponto eletrônico e esse sem nenhuma prévia comunicação, segundo os depoimentos colhidos. Ambiente de trabalho em completa desarmonia;

    1. O projeto ainda em vigor é do campus de Vitória da Conquista funcionar com 60 servidores, mas só conta com 40 e isso é um dos motivos da alegada ineficiência da Administração;

    1. Não há sequer um (1) metro de calçamento ou asfalto nas áreas de circulação da comunidade e de veículos, e, quando chove, circula-se na lama;

    1. Lixo acumulado a “céu aberto”, atrás do Prédio do Laboratório e não há área de depósito;

    1. Não há segurança, e os assaltos são frequentes no entorno do campus, e esse estado é facilitado pela falta de iluminação do campus;

    1. Precário sistema de transporte público cidade-campus-cidade;

    1. Biblioteca não atende aos critérios mínimos estabelecidos pelo INEP;

    1. Laboratório de Informática sem computadores;

    1. Não há restaurante universitário, e considerando a distância campus-cidade a comunidade, quando pode, leva marmita;

    Debate:
    Compareceram aproximadamente 280 pessoas entre estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos. Os estudantes fizeram protesto, portando cartazes, com várias reivindicações sobre a precária situação atual do campus de Vitória da Conquista. Os servidores técnico-administrativos denunciaram, por meio de faixa, a falta de diálogo com a Diretoria do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Prof. Anísio Teixeira (Vitória da Conquista).

    No Debate o Prof. ROBERTO PAULO:
    1. defendeu a imediata convocação de eleição para escolha da Direção, porque a situação atual não é de pro tempore, mas sim de evidente intervenção;

    1. criticou a atual situação do campus de Vitória da Conquista;

    1. apoiou as reivindicações dos estudantes, notadamente nos aspectos de segurança, limpeza, restaurante universitário, melhoria da metodologia de ensino, bolsa moradia e residência universitária; e também demonstrou sua completa estranheza e constrangimento ao visitar a biblioteca e constatar sua precariedade e limitado espaço;

    1. defendeu que o campus de Vitória da Conquista evolua para emancipação em Universidade Federal, isso caso seja a vontade da comunidade e se assim ocorrer, eleito Reitor dará o apoio necessário;

    1. defendeu apoio à qualificação e à titulação dos docentes e servidores técnico-administrativos, também como parte da política, a ser implantada, de desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão;

    1. criticou a retirada do pagamento das horas-extras e defendeu a constituição de um Grupo de Trabalho para analisar a carga horária de trabalho semanal diante da expansão da Universidade e do limitado número de servidores técnico-administrativos;

    1. lamentou a instituição do ponto eletrônico sem equidade e sem consideração aos valores individuais;

    1. defendeu a interiorização da UFBA, mas com cursos de QUALIDADE e a necessária infra-estrutura;

    1. assegurou a autonomia de decisões acadêmicas e administrativas, o planejamento e a aplicação dos recursos financeiros com a participação da comunidade do Instituto Multidisciplinar em Saúde.

    O Prof. ROBERTO PAULO afirmou no debate que a sua chapa UFBA: Mudar e Avançar é de absoluta oposição ao atual estado da UFBA e também afirmou categoricamente que não é o candidato da atual Reitoria, responsável pela infra-estrutura sucateada nos campi da UFBA, pouca valorização dos seus Recursos Humanos e a precária assistência estudantil.

    Novamente, pela terceira vez nos Debates, a Chapa UFBA: Mudar e Avançar voltou a destacar seus dois compromissos: (1) só apresentar os seus nomes ao Colégio Eleitoral se esses forem os mais votados pela Comunidade Universitária; e (2) não a reeleição.

    Atenciosamente,

    ROBERTO PAULO (para Reitor) e MODESTO JACOBINO (para Vice-Reitor)
    http://robertopaulomodesto.blogspot.com/

    UFBA: MUDAR e AVANÇAR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: