76 – A importância do voto nulo

 

Saci e Menandro em favor de uma UFBA autônoma e democrática.

Na conjunção democrática, o cômputo geral dos votos nulos significa muito mais do que uma atitude irresponsável e pejorativamente anarquista - costuma filosofar o meu amigo Saci -, significa, sobretudo, a posteriori, que a eleita (ou o eleito), se for razoável, vai ter que descer do sapato alto (ou dos coturnos)...

Num tresloucado gesto, qual um Agnus Dei – mutatis mutandis – , mas de forma escrachada, o meu amigo de gorro vermelho e pito resolveu imolar-se em favor da UFBA. Folheou centenas de páginas da História do Brasil e de Epítomes da História Mundial para pinçar uma frase de grande efeito. Acabou se contentando com a manjada “Sigam-me os que forem ufbianos de coração”, antes de oferecer-se para muitos e muitos mergulhos na fria escuridão da urna eleitoral.

O resto, a charge fala por si. Ou não… como diria o lúcido poeta Caetano Veloso, doutor Honoris Causa pela UFBA (uma das maiores e deliciosas sacizadas do reitorado serpiano), crítico cáustico do presidente Lula e dos podres – mas dissimulados – poderes. 

Anúncios

2 Respostas to “76 – A importância do voto nulo”

  1. Altino Bomfim Says:

    O chamado “instituto democrático” da representação está em CRISE não só na UFBA mas em todas as sociedades (vide artigos sobre situação na Europa e, no Brasil, o recente caso da FICHA SUJA). Nas eleições parlamentares só o VOTO OBRIGATÓRIO e a URNA QUE NÃO REGISTRA VOTO NULO tem assegurado percentuais elevados de eleitores e votos.
    Ao cidadão, sujeito da história, sem instrumentos para romper com a legitimação desse sistema, resta protestar através do voto nulo.
    Essa proposta, todavia, tem de ser problematizada, discutida amplamente, dado que se tem de avançar da fórmula simplista de votar nulo para o questionamento da REPRESENTAÇÃO objetivando buscar formas de representação direta!!!

  2. osaciperere Says:

    De acordo, Prof. Altino!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: