779 – UFBA/APUB: autonomia X burocracia

Para o Saci, é lamentável que o CPD da UFBA não tenha buscado soluções próprias de independência.

Para o Saci, apropriação é uma coisa e dependência é outra, pois liberdade é muito mais do que “uma calça velha azul e desbotada”…

.

Menandro Ramos
Prof. da ACED/UFBA

A.

.

cabo de ler um convite da APUB sobre um evento que acontecerá hoje, no Auditório da Faculdade de Arquitetura/UFBA.

Coincidentemente, ainda hoje, o Saci e eu falávamos dos perigos da dependência tecnológica. Falávamos do quanto poderemos nos “enroscar” por dependermos do GPS (acrônimo de Global Positioning System, ou do português “geo-posicionamento por satélite”) alheios. Como é sabido, o mundo todo se orienta por apenas dois sistemas de navegação: o GPS americano e o GLONASS russo. Não é à-toa que a União Europeia está providenciando o seu sistema que já batizou de “Galileu” e a China, o seu “Compass”. Quem não tem, tem medo. Quem confia no humor de quem vive armado até os dentes?

– Pois é, chefia! Quem garante que num conflito extremo, por interesses econômicos, o uso civil dessas geringonças será mantido? Da mesma forma, quem não garante que os provedores e repositórios estadunidenses estarão à disposição dos pesquisadores e usuários comuns no caso de um bronca com o país de Tio Sam?

– É vero, Saci. Se Francis Bacon estava certo, conhecimento é poder…

– E como é, chefia! Por isso, trate de fazer sempre o backup deste Blog do WordPress, uma vez que os donos, tanto o hardware quanto o repositório, podem não tolerar uma eventual “malcriação” da nossa parte. Nesta perspectiva, sugiro que criemos o nosso próprio programa para gerenciar este Blog, bem como que  banquemos o nosso próprio repositório físico e lógico. E aqui no Brasil. Nos States, pode ser uma fria…

Nem quis alimentar as tendência às teorias conspiratórias do Saci que não são poucas.  Ri para mim mesmo diante da ingenuidade do pestinha. Se o CPD da UFBA, com toda a competência que abriga, não consegue se desvencilhar totalmente da dependência tecnológica – o Blog do Saci-Pererê é que vai ser o bonitinho esperto!… É cada viagem desse pestinha!

Surpreendente é que, enquanto eu escrevia o parágrafo abaixo, ele conjuminava a charge acima, como se tivesse lido o meu pensamento.

***

É muito bom que se discuta autonomia e burocracia na Universidade. Principalmente, quando os gurus do norte, através do Banco Mundial, determinaram que, nas terras de cá, as Universidades só precisam ser boas operadoras do sistema, uma vez que eles, os gurus, já pesquisam competentemente para o resto do mundo. Segundo entendem os referidos preclaros, a produção do conhecimento por estas bandas seria supérflua e desnecessária…

– Oxalá o esforço da diretoria da APUB vá além da formalidade de mostrar serviço  para os associados, depois dos rega-bofes autopromocionais – pensei com os meus botões.

Cartaz DEBATE PINGUELLI ROSA - PESQ E EXT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: