790 – A novíssima UFSBA

Criação-da-UFESBA

Para o Saci, o ex-reitor da UFBA agora vai ter uma novíssima universidade para chamar de sua: Fiat Lux! (clique na arte para visualizá-la melhor).

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

p.

.

ela mensagem que acabara de receber, fiquei sabendo que havia saído a segunda chamada pública para propostas de interesse para preenchimento de cargos da carreira docente do magistério superior da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA):

A Universidade Federal do Sul da Bahia, por indicação da sua Comissão de Implantação (Portaria 108/2013/SESu/MEC), comunica que receberá Propostas de Interesse para preenchimento de cargos docentes mediante redistribuição, nos campi e áreas de conhecimento ou formação apresentados na Tabela anexa. Constituem objeto desta Chamada Pública cargos da Carreira de Magistério Superior, definidos conforme a Medida Provisória nº 614, de 14 de maio de 2013, que alterou a Lei nº 12.772/13, de acordo com as seguintes classes[…]

Pensei com os meus botões que região sul da Bahia devia não estar cabendo em si de contentamento. A criação de uma universidade é sempre uma excelente notícias. “Livros. livros a mancheia e manda o povo pensar” como queria Castro Alves. Por cima dos meus ombros, o Saci leu a notícia na tela do meu computador. Foi logo dando o seu pitaco.

– A grande nau içou vela, chefia. Ou seria “nao” com “o” final? Diria José de Alencar: “Deus te leve a salvo, brioso e altivo barco, por entre as vagas revoltas, e te poje nalguma enseada amiga. Soprem para ti as brandas auras; e para ti jaspeie a bonança mares de leite!” E olhe que o autor de Iracema nem suspeitou a penúria das universidades brasileiras pós-Reuni!…

Fingi que não ouvi aquelas patacoadas, mas no íntimo, no intimo, não pude deixar de dizer “amém”! No fundo, no fundo, eu torcia para que  a novíssima e esperançosa UFESBA não tivesse o destino da velha Universidade Nova sem professores e sem muita perspectiva de grana para tocar o seu penoso cotidiano.

– Agora – insistia o Saci em me cutucar – o criador da UFESBA já pode estufar o peito e se sentir no mesmo time de Armando Salles de Oliveira, Edgar Santos, Anísio Teixeira, Zeferino Vaz, Darcy Ribeiro e tantos outros desbravadores da selva acadêmica…

De supetão, ergui-me da cadeira e deixei o Saci falando sozinho. Tinha mais o que fazer. Decidira que não mais seria cúmplice passivo ou ativo daquele pestinha debochado. Calado estava, calado saí.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

8 Respostas to “790 – A novíssima UFSBA”

  1. Saci-Pererê Says:

    Mal ocorreu a inauguração da UFESBA, e acaloradas discussões pipocaram na mídia web:

    Que falta de vergonha no rosto do governador da Bahia, o que em extensão ao governo federal, que ambos fazem da sociedade baiana e brasileiras de tolos.
    O sábio após edificar a casa nomeia um administrador.
    Um garimpeiro sábio, após extrair seu mineiro, vai escolher onde
    investi sua fortuna.
    Este comportamento virtuoso são qualidades rara de um governante.
    Entretanto, uma instituição que só existem no pensamento e, já nomeia um reitor. Uma fonte de minério, a 7 mil metros no fundo do mar, a extração complicada e duvidosa, mas a presidente do Brasil já investira todo recurso na “melhoria do povo brasileiro”. Mas pasmem, este tesouro só existem no pensamento.
    A sociedade brasileira de duas uma: ou são tolos ou está no mundo da lua.

    ********************

    A comunidade estudantil de Itacaré agradece o grande esforço do Dep. Geraldo Simões pela instalação da Universidade do Sul da Bahia.
    A instituição será de grande importância para a formação dos nossos jovens que sempre tiveram dificuldade em pagar as Faculdades particulares.
    Valeu Geraldo.

    ********************

    Pelo Facebook o deputado Geraldo Simões divulgou a informação de que; “ELE”, havia dado posse ao reitor da UFESBA, Naomar Monteiro Filho. Com esta mesma foto (na qual ELE não aparece)o deputado cita as demais “ortoridades” presentes ao ato em ordem de importância:- EU; o ministro; o governador e os demais.

    Não se surpreendam se em mais um gesto de vaidade explícita e de atendimento aos seus projetos pessoais, o “mega, super e primeiro e único deputado federal” queira dar o seu nome ao campus da futura universidade.

    ********************
    Engraçado! É exatamente essa mentalidade rixosa, pautada por achismos e regida pela ignorância (ausência de informação e conhecimento) que, na minha opinião, faz com que nossa região não progrida.

    É evidente que um reitor foi nomeado para uma instituição em seu início. Alguma sugestão de que forma poderia ser diferente? Quem encaminharia os trabalhos de implantação? Ou será que o senhor pensa que uma universidade arruma uma série de cadeiras numa sala e manda os alunos entrarem no dia seguinte?

    ———————-
    Fonte:
    http://www.pimenta.blog.br/2013/07/17/posse-de-naomar-almeida/

  2. Duílio Says:

    hehehe! quem duvida da generosidade do governo? O ex-reitor da ufba fez tanto pelo cumpanheiro lula e seu partido que a sua nomeação como reitor pro-tempore deve ser o premio de consolação por não ter lhe dado o ministério da educação. uma mão lava a outra e as duas o corpo inteiro… é dando que se recebe!!!

  3. Liamara Says:

    Amei, Saci! Vc cada vez mais genial!
    bjs

  4. José Tavares-Neto Says:

    Ao Amigo do Saci,

    Viva! Viva! Aproveito para envio dos meus votos para criação da Universidade de Xique-Xique da Bahia (UXXBA) – assim procedendo, Governo oferece duas oportunidades: ao sofrido povo do Sertão; e mais outro trabalho, mais distante do mar, ao Reitor “ad aeternum”.

    Saudações,

    José Tavares-Neto
    Medicina (FMB-UFBA)

  5. Saci-Pererê Says:

    Recebi por e-mail:

    Olá Saci,
    Essa sua charge (como de costume) está muito criativa e pertinente. Não sei se você tomou conhecimento de uma exigência do edital de recrutamento para as pró-reitorias e os outros cargos comissionados da UFSBA: SER FLUENTE EM INGLÊS ! Já imaginou o diretor da SGC despachando processos “in english”? Não soube do resultado desse delírio !
    Abraços,
    J.G.

  6. Vdalcy Says:

    Esse Naomar é um gênio! rss

  7. Bob Stone Says:

    Silly is anyone who believes that the epidemiologist is silly. To some he was leaving its micro organisms aside and was hugging his real vocation. I met him here in the United States and realized his ambition. He is insatiable and passes over whom he will make shadow!
    Congratulations Sacy, fine art!

  8. Djalma Lima de Macedo Says:

    Eu nasci e moro na Região, aqui em Porto Seguro. Aqui já tem a Estação Pau-Brasil da CEPLAC pronta para funcionar, com laboratórios e equipamentos à disposição.
    http://www.osollo.com.br/online/images/impresso/246_web.pdf

    Em Itabuna, construíram todo um campus em poucos meses, inaugurado anteontem, na Vila de Ferradas.
    http://prefeituradeitabuna.com.br/noticias.html

    E parece que já estão recrutando professores de toda parte, de várias universidades federais que já têm Bacharelados Interdisciplinares, e também de Portugal, Espanha, Argentina, Canadá. Só falta vir gente de Cuba.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: