895 – O sol menor

por-de-sol-global

.

Menandro Ramos
FACED/UFBA

U.

.

m leitor do Blog do Saci-Pererê observou que a Globo ranqueia tudo, até o pôr do sol. Segundo ele, depois de uma interessante matéria na programação dominical do Fantástico, a paulada final: diga, respeitável público, qual o mais belo pôr do sol do Brasil.

Mas, pensando bem, a Vênus Platinada, como dizem por aí, só está em sintonia fina com o espírito do capitalismo. O pódio, que aliás o modo de produção escravista já conhecia,   é excelente para justificar que alguns “mereçam” chegar onde chegaram. Por analogia, legitima que um percentual ínfimo da humanidade usufrua de forma nababesca os bens do planeta em detrimento da maioria rude e sem predicados…

Sabe-se que é justamente o frisson de escolher o “melhor” que exaspera o público já condicionado milenarmente a essa prática. Aliás, frequentemente, com a chancela do Estado. Por falar nisso, você ainda se lembra o nome dos patrocinadores do The Voice? Pois é! Você até pode não se lembrar, mas que a bufunfa saiu de um bolso para outro, saiu.

Quando finalizávamos este breve texto, atendendo a sugestão do leitor, eis que surge o  Saci com cara de quem acaba de chupar um limão miseravão de azedo.

– Tudo a Globo, tudo a Globo. Por que vocês não falam que  o site da UFBA, no reitorado anterior, exibia de todo tamanho o “pesquisador do mês”, imitando deslavadamente o produtivismo estampado nas paredes do Mc Donald, com direito a retratinho e tudo mais? Por que não falam, hem?

O leitor respondeu ao meu esculachado amigo de gorro vermelho e pito? Hum! Nem eu!…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: