90 – O PIB e as Universidades Públicas

 

Para o Saci, a onça bebe água quando os números são mostrados... - Diga-me quanto do PIB aplicas na Educação - sentencia ele - e eu te direi quem és! (Clique na arte para ampliá-la).

.

 Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

Tempos atrás, havia um quadro humorístico na TV que usava o bordão recorrente, repetido à exaustão, de que “brasileiro é muito bonzinho”. Provavelmente o Banco Mundial pensa assim também sobre os nossos governantes. Estes foram aconselhados a não dotar maiores recursos estatais para a educação superior brasileira, mas apenas para a educação elementar e o treinamento profissional.

Diferente dos países que compõem o G7, para os quais Ciência e Tecnologia fazem a diferença e são responsáveis pela inserção deles, de forma robusta, na economia mundial, os poderosos do mundo decretaram para nós (incluindo-se aí os demais países da America Latina) as vantagens comparativas do agronegócio, como a energia e a mão de obra baratas, e, sobretudo, a nossa vocação, segundo eles, para a reprimarização da economia, como se vivêssemos ainda no século XIX…

Só para ilustrar sobre a importância do investimento em tecnologia, o PIB da Califórnia, em 2000, atingiu a merreca de 1,33 trilhão de dólares. O investimento em Ciência e Tecnologia do Vale do Silício colocou a produção do estado norte-americano acima do PIB da maioria dos países do mundo, só ficando abaixo dos próprio EUA, do Japão, da Alemanha e do Reino Unido. O do Brasil, no mesmo período, girou em torno de 410 bilhões de dólares…

Depois de ter visto o vídeo de uma palestra do Prof. Roberto Leher, da Faculdade de Educação da UFRJ, (abaixo), sobre a Reforma da Educação Superior do Brasil, que se embasa em dados do INEP e do IBGE, o Saci resolveu levar alguns dados para a representação artística. Segundo ele, número é um treco que só comparando com outros para entendê-lo melhor…

 

Alguns analistas fazem sérias restrições aos dados do INEP. Para a tristeza de Anísio Teixeira, seu criador, se fosse vivo... De qualquer maneira, ainda que os números estejam para mais, continuam muito pouco. Para um país que leva a sério a educação, qualquer que seja o nível, tais dados beiram o grotesco... (Clique na tabela para ampliá-la).

Anúncios

4 Respostas to “90 – O PIB e as Universidades Públicas”

  1. ELDA TRAMM Says:

    olá Saci
    vc nao acha q 2006 tá mto velho???? rs estamos em 2010 aguardo resposta bjs

    • osaciperere Says:

      Prezada Profa. Elda,

      Todos os gráficos que elaboramos são baseados nos dados oficiais. Via de regra, os governos de plantão seguram os números para não escancar o que pode depor contra eles. A tabela que publicamos acima, cuja fonte é o INEP, além de defasada, é duvidosa segundo alguns pesquisadores.

      Vamos continuar batalhando por dados mais novos, mas, de qualquer maneira, no segundo reinado de Dom Lula, o quadro não se alterou significativamente, não!…

  2. obsuni Says:

    A julgar pelas manchetes do jornais de hoje comentando os cortes orçamentarios na Educação, o gráfico do SACI vai inclinar ainda mais para baixo.

  3. ELDA TRAMM Says:

    Saci
    já esperava por esta resposta, mas quis ver até q ponto tu estás atento bjs e continue divulgando noticias. Sou fã assídua deste blog abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: