907 – Agendas e candidatos

.

agenda-DA-ufba-2014

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

E (3).

.

u só permiti que o Saci publicasse a foto da Agenda UFBA 2014, após ter certeza (ou quase) que os atuais dirigentes da UFBA não buscarão a recondução dos seus cargos. Podia soar que eu estivesse querendo fazer propaganda para eles. O que contraria a filosofia deste Blog.

O fato é que o Saci e eu achamos legalzinha e simpática a referida agenda distribuída para a comunidade acadêmica. E, o melhor, é que ela foi entregue nas Unidades da UFBA. Diferente da Agenda da APUB, que os professores precisam se deslocar até à casinha da rua Padre Feijó se quiserem recebê-la. Segundo o Saci, essa prática foi decidida pela diretoria da APUB para não onerar as contas da entidade sindical com os serviços dos Correios. Ele acredita que a grana utilizada na contribuição da CUT e do Proifes (R$ 18.776,62, segundo Balancete da APUB,  de Novembro de 2013) depauperou as finanças da APUB. Bestagem pura do Saci, pois o que dizem é que a diretoria está sentada num mar de dinheiro…

Mas há quem não concorde com essa ideia do Saci, além de mim. Ouvi pelos corredores da FACED que essa prática, é para forçar os docentes a comparecerem até à sede da entidade. Para quem defende essa tese, psicologicamente isso funciona como uma espécie de “dependência” ou “favor”. Quem lá comparece, fica com uma espécie de dívida. Em outras palavras, é por pura ladineza.

Se é isso ou não, o que observo é que as amostras grátis e agendinhas de medicamentos generosamente doadas pelos laboratórios farmacêuticos aos médicos são capazes de realizar prodígios… Mas isso é assunto para outra postagem. O que quero mesmo é comentar que os nomes dos candidatos à Reitoria da UFBA já cairam na boca de Matilde. Tanto assim é que o Saci já garimpou por aí um lista dos candidatos.

Embora não tenha confirmado com nenhum deles, o Saci me trouxe um taco de papel com o nome de alguns possíveis pleiteantes. Vou transcrever o que li. Se é que entendi bem a letra do meu amigo de gorro vermelho e pito…

Artur de Física – se auto lançou candidato. Além do mais, eu o vi de “papagaio de pirata” no vídeo publicado sobre o debate da Autonomia Universitária pela APUB. Tenho percebido, também, que ele está se esforçando ultimamente para comparecer aos eventos da UFBA. Há quem diga que o grande sonho dele é sentar naquela cadeirona que Edgar Santos sentou. É o que dizem…

João de Filosofia – pelo que dizem, está inclinado a participar como candidato. Lá no Monte São Lázaro, falam que ele é um bom administrador, mas que não sabe lidar com os assuntos burocráticos.

João Augusto da Poli – infelizmente, não é candidato dessa vez. Pelo menos, até agora. Segundo consta, da vez anterior, o nome dele foi lançado pelo seu partido apenas para tirar votos de um dos candidatos, e favorecer à candidata do Pai da Universidade Nova. Dizem que teria funcionado como laranja. Dizem…

Dirceu de Química – tem comparecido também a muitos eventos, e tem sorrido muito amavelmente.

Mesquita – ex-reitor de Naomar, também está sendo cogitado.

Rogério Vice – compareceu ao debate sobre a Autonomia Universitária. Vi na sua expressão um ar de quem quer ficar mais uma pouquinho…

– Há outros que estão esperando que algum amigo mencione seus nomes, para dizerem a clássica frase: “Minha candidatura não é minha, mas da minha comunidade que quer que eu assuma o comando da Casa Grande, já que na Senzala, modéstia à parte, fiz bem o meu dever de casa”.

Fiquei feliz ao verificar que na Lista do Saci estavam nomes honrados e probos.

Independente das observações do pestinha, a UFBA precisa de pessoas do quilate dos colegas consignados na sua lista, que não é, felizmente, a de Schindler… A única dúvida que ficou, foi em relação a um docente  – apenas insinuado e que estaria naquela lista -,  que supostamente teria entrado em sintonia fina, tempos atrás, com o Pai da Universidade Nova para faturar os votos dos “mais à direita acadêmica”, já que se passava por esquerda. Mas que, na hora H, o ex-reitor teria indicado uma outra pessoa, numa espécie de “Golpe de Mestre”… Desse misterioso candidato, ele anotou também que o dito cujo “contribuiu sobremaneira para a saída precipitada dos docentes da UFBA da greve passada”, já de olho na tal “cadeirona” de Edgar Santos… Certamente, seu gesto passaria confiança aos apoiadores da Apub proifista.

Afora essas preocupações do meu amigo de gorro vermelho e pito, que talvez sejam vãs, fico feliz em saber que a UFBA está viva e palpitante para escolher o seu próximo dirigente. Ou sua próxima…, para não ser tachado de machista.

3 Respostas to “907 – Agendas e candidatos”

  1. Débora Freitas Says:

    Esse blog é D+! Adoro as peraltices do saci!!!

  2. José Roque Mota carvalho - Reitorável Says:

    EMBORA EU,INDIQUE NESSA ORDEM, DIRCEU, ROGÉRIO E ARTUR, NÃO DESCARTO O MEU NOME. TUDO DEPENDERÁ DA MINHA BASE ELEITORAL, QUE SEMPRE AFIRMA: EIS O NOSSO REITOR. Só o tempo dirá. Eu tenho tudo para colocar a UFBA em primeiro lugar entre as federais. Repito tudo depende da minha base eleitoral.

  3. osaciperere Says:

    Circulou na “debates-l”, da UFBA:
    ———————————————

    Prezado Prof. Menandro Ramos,

    Não sei se sabe; todavia, M. Reitora é muito cuidadosa com os ditames da Legislação Pátria, como recentemente enfatizou seu Chefe de Gabinete perante Docentes e Alunos da FMB-UFBA e Servidores do Complexo HUPES-HUPES. Por esse bom hábito da M. Reitora, penso que irá propor ao CONSUNI novas práticas à constituição da Comissão de Consulta à Comunidade da UFBA para os cargos de Reitor e Vice Reitor, considerando situação judicialda APUB [recomendo ao Prof. Francisco Santana protocolar no Palácio da Reitoria, em tempo hábil e divulgar, as pertinentes decisões judiciais, isso para pleno conhecimento da M. Reitora], porque, S. M. J., essa atual Diretoria da APUB não poderá indicar à nomeação Representantes Docentes à sobredita Comissão de Consulta.

    Também, não é possível esquecer como foi última Consulta à Comunidade da UFBA para os cargos de Reitor e Vice Reitor, quando membros da Comissão vinculados à APUB, com mesmo DNA da atual gestão, só divulgaram normas da Consulta, para Comitê do Prof. Roberto Paulo/Modesto Jacobino (chapa não oficial), cinco (5) dias depois do encerramento das inscrições. Por sua vez, os nossos Colegas da UFBA não podem esquecer da nossa última greve (dos Docentes), quando dirigentes da APUB tentaram, seguidamente, manipular movimento docente, fora e dentro das Assembleias.

    Por todo esse passado, não podemos deixar nosso futuro e, mais especialmente da UFBA, à mercê de grupelhos político-partidários. É hora de mobilização já, pela promoção e realização, com brevidade, dessa Assembleia Docente – e convidar Representantes do DCE e da ASSUFBA. Senão bastasse, vários indicadores mostram que estamos a caminho do escolão, bem como grande parte das Universidades Federais brasileiras (como descreveu Prof. Nelson Pretto, brilhantemente, em recente artigo no diário A Tarde). Portanto, para barrar esse infame processo precisamos reagir, e propor soluções ao bem da futura geração. Basta de omissão.

    Saudações acadêmicas e humanitárias,

    José Tavares-Neto
    Médico do Complexo Hospitalar Universitário Prof. Edgard Santos
    Professor Associado IV da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), do Departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico (DEPMD)
    Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    http://lattes.cnpq.br/6901204321244736

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: