980 – Decálogo para os reitoráveis

.

DECÁLOGO

.

Menandro Ramos
FACED/UFBA

.

A.

.

leitora Laíse Teles, graduanda de Pedagogia/UFBA, quis saber, através do ambiente de comentário deste blog, qual o candidato que o Saci apoia. Tão logo li a pergunta, repassei-a para o meu amigo de gorro vermelho e pito, que respondeu o que se segue:

Sacis não votam, mas se votassem, particularmente, eu votaria no candidato que:

1. Defende as bandeiras da Universidade Pública, Gratuita, de Qualidade e Referenciada no Social. Sem transformá-las, claro, apenas em chavões eleitoreiros.

2. Não se alinha com os que pensam que reitor é “gente de confiança” do MEC. O compromisso do reitor deve ser com a comunidade que o elegeu.

3. Repila a ideia de reitor ser uma correia de transmissão do MEC; e que tenha consciência que a ANDIFES não pode se transformar numa associação de puxa-sacos interesseiros, descompromissados com a coisa pública, e que só olham para o próprio umbigo.

4. Se mantenha distante da interlocução com entidades sindicais pelegas.

5. Não veja as IFES como operadoras do sistema capitalista de segunda linha, conforme a cartilha do Banco Mundial determina. Tampouco de primeira ou terceira, que fique bem claro.

6. Não pense em aumentar as vagas das Universidades Públicas apenas para forjar números da estatística governamental. Que tenha a responsabilidade de ampliar as vagas sem precarizar as condições de trabalho dos docentes e dos técnico-administrativos, e sem comprometer a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

7. Não permita o acesso da polícia nos campi universitários – conforme aconteceu anos atrás! – a não ser para estudar e integrar-se ao espírito da UNIVERSITAS, ou quando tiver o convite expresso da comunidade para dela participar.

8. Não tolere, nem de longe, a ideia da Universidade Pública ser aparelho de partidos políticos, sejam eles progressistas, conservadores ou “maneiristas”.

9. Não veja como inexorável a subserviência da investigação acadêmica comprometida com o interesse eternamente voraz do mercado e do capital. Que acredite que uma outra pesquisa seja possível realizar, de acordo com o interesse da classe trabalhadora.

10. Norteie o que aqui não foi abordado,  pela trilogia ou conceitos  básicos infra – execrados, é verdade,  pelos positivistas, conservadores e oportunistas de plantão: AUTONOMIA, SOLIDARIEDADE E EMANCIPAÇÃO HUMANA.

Anúncios

2 Respostas to “980 – Decálogo para os reitoráveis”

  1. osaciperere Says:

    Para a tristeza da Diretoria da APUB, a Oposição tomou a dianteira do processo eleitoral. E tudo tem sido discutido coletivamente pelos que comparecem às Reuniões da Oposição. Os digníssimos professores Cláudia Miranda e Joviniano Neto pisaram na bola quando se auto constituíram representeantes da categoria, sem uma consulta à base. Até porque, com a anulação do famigerado plebiscito pela Justiça do Trabalho em três instâncias, a situação da direção da entidade fica complicada.

    Assim, os reitoráveis – que muito provavelmente – pelo menos alguns! – estão alheios às lides terrenas do cotidiano acadêmico, uma vez que só participam das reuniões de cúpulas estratosféricas -, poderão ficar baratinados na hora de escrever suas propostas para a Universidade Pública que a Bahia e o Brasil precisam, sem mais-mais e enrolações retóricas. Para evitar o vexame ou apagão mental na hora H do candidato que sempre esteve por fora de tudo que diz respeito às senzalas da universidade, no dizer do saudoso Felippe Serpa, Pajé da FACED, por coincidência também ex-reitor da UFBA, o meu amigo de gorro e pito publicou uma espécie de “Decálogo” resumindo o que seria os princípios de um projeto democrático emancipador. A imagem que ele apresenta acima é meramente ilustrativa, uma vez que a figura do “condutor” da humanidade que sabe tudo e que pode tudo, precisa ser seriamente discutida…

  2. Roberto Sidnei Macedo Says:

    Este é um canto à dignidade universitária caro Mena!
    Um abraço para o lúcido e engajado Saci.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: