992 – CUT: Central Única da Traição

.

aposentado

 

Prof. Francisco Santana
Aposentado da UFBA

 

P.

.

ara se entender tudo isso, principalmente o desconto previdenciário do aposentado, que é inconstitucional, vamos nos reportar às assembleias de greve lideradas pelo ANDES que levou ao rocha, digo, ao racha, entre ANDES e a CUT- Central Única da Traição. Foi a greve contra a reforma da previdência feita pelo Sr. Lula. Essa reforma foi prevista por mim em 2002, quando votei propositalmente em trânsito e coloquei a fotocópia do comprovante no mural do Instituto de Física dizendo que não votei em Lula, pois ele ia fazer a reforma da previdência e em seguida pedi a minha aposentadoria.

Nesse movimento paredista, o então presidente da CUT, João Felício (professor) declarou que não apoiava a greve pois a CUT não representava os funcionários públicos e a reforma não atingia os celetistas (atingia também). Em seguida, a CUT fez uma assembleia em São Bernardo apoiando a reforma da previdência e chamando os funcionários públicos de parasitas. Lula também fez a terrível declaração na imprensa: “Jogo o povo contra os funcionários públicos, mas faço a reforma da previdência”. O que os partidários da CUT dentro do APUBEMMOVIMENTO têm a dizer sobre isso?

Mas mesmo sendo capacho de Lula, Lula substituiu João Felício por Luiz Marinho na presidência da CUT, por achar mais confiável ou talvez por achar pouco enérgica a ação de João Felício para impedir a greve.

E Luiz Marinho mostrou para que veio. Foi nomeado posteriormente, Ministro da Previdência e quando de uma manifestação de aposentados tentou fugir pelos fundos. Mas os aposentados tinham bloqueado a garagem e aí Luiz Marinho não teve dúvidas, mandou o motorista passar por cima dos aposentados (lembram-se de Nilo Coelho?). Pelo menos, três aposentados tiveram que ser atendidos em Hospital. O que os cutistas da UFBA têm a nos dizer?

Mas como a greve teve o apoio não só do ANDES, mas de federações e outras associações de funcionários públicos, o governo viu aí um perigo e planejou com a CUT a destruição do sindicato ANDES, o que gerou essa excrescência do PROIFES e os falsos sindicatos estaduais como o APUB-Sindicato.

Voltemos agora à assembleia de greve feita em Salvador, citada no início. Nesta assembleia foi discutida a declaração de Lula de que a Reforma não era uma exigência do FMI, mas um projeto do próprio Governo. Luiz Filgueiras então fez uma análise brilhante e demonstrou que o fato de Lula ter levado a proposta ao FMI não implicava que não fosse uma exigência do FMI, mas uma ação do Governo para satisfazer essa exigência sabida com antecedência. Todos nós aprovamos e aplaudimos a análise de Luiz Filgueiras. Prossigamos para entender porque os aposentados passaram a ter descontos previdenciários em suas aposentadorias.

Muito tempo depois, o Jornalista Pedro Profírio revela informações terríveis sobre a reforma, mas que, por ironia, dão razão a Lula. A reforma da previdência não foi uma exigência do FMI, porém dos fundos privados de previdência americanos, representados, aqui, por Stanley Gacek, que Lula o chama na intimidade por Stan. A reforma da previdência poderia prejudicar o Superavit Primário exigido pelo FMI, por queda de arrecadação e por isso ela não era prioritária para o FMI.

Aí foi acrescentado à reforma o desconte de aposentados  e até dos que não iriam ter aposentadoria integral que não pediram para suspender os descontos. Deve ter aumentado ainda mais o Superavit Primário.

Agora, algumas palavras sobre Stanley Gacek, que tem todas as qualidades para ser chamado de, no mínimo, um agente do imperialismo. Ex-Diretor da AFL-CIO, a mesma AFL-CIO que por orientação da CIA financiou a greve dos Caminhoneiros no Chile para derrubar Alende, a mesma AFL-CIO que financiou o Congresso de Fundação da CUT (que me dizem os cutistas?), amigo de Lula desde a época que Lula fez os cursos da CIA, articulados por Golbery, em 1972 na John Hopkins Universite.

Stanley Gacek fala português fluentemente, talvez melhor do que eu. Casado com uma brasileira, representa hoje, no Brasil, os interesses dos fundos de pensão privados americanos. É público e notório que ele entrava no Palácio do Planato sem pedir licença para falar com Lula. Também visitou Lula na prisão, na época de Figueiredo.

É também diretor da seção da OIT no Brasil e fez outras proezas que eu não vou me entender por questão de tempo.

Essa, portanto, é a explicação do desconto dos aposentados: conciliar o projeto de privatização da previdência de Stanley Gacek, Gushiken e Lula com o do superavit primário do FMI.

.

CUT

2 Respostas to “992 – CUT: Central Única da Traição”

  1. osaciperere Says:

    Mensagens recebidas de professores novatos na UFBA via e-mail:

    Tenho pouco tempo de Ufba e gostei muito de ler o esclarecedor artigo do Prof. Francisco Santana. Parabéns ao blog do saci por divulgar material tão importante […]
    ——————————–
    Sempre achei o pessoal da diretoria da Apub tão simpático… Será que fui ludibriado como o PT me ludibriou?
    ——————————–
    Excelentes esclarecimentos prestados pelo Prof. Santana. Agora ficou claro esse conflito entre Andes e Proifes. Nunca ninguém conseguia me explicar direito. Era tudo muito confuso. Só agora caiu a ficha. A Andes podia fazer uma cartilha bem didática para os docentes calouros se inteirarem melhor das demandas dos grupos em disputa. É sempre bom saber quem é quem […]

  2. altino Says:

    Pois é, além da cartilha será importante um encontro para um dialogo.
    O ANDES-SN através da Regional poderia programar um evento que tivesse espaço para ouvir os “novatos” e dialogar sobre a situação tanto do sindicalismo quanto da conjuntura!
    altino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: