1057 – A pesquisa e as metodologias

.

dúvida-metódica.

A polêmica em que se envolveram prepostos da CAPES (veja AQUI), suscitaram reflexões e mais dúvidas. E acabou sobrando para os professores de Metodologia da Pesquisa desse mundão de meu Deus…

.

Francisco Santana
Prof. Aposentado da UFBA.

I.

.

sso relembra o caso do professor nos EUA que foi condenado por ensinar a teoria da evolução de Darwin na escola em 1925. Foi um Escândalo Mundial.

A ditadura demitiu muitos professores por participação em política principalmente ligados ao PCB. Não sei se os nomes vieram da lista de Golbery. ( Golbery tinha uma lista de 400.000 nomes de inimigos do regime fabricada antes do golpe de 1964 (Diante dela, o plano Cohen de Mourão Filho é fichinha) e que foi entregue ao SNI, também fundado por Golbery.)

Entretanto isso não impediu que em 1969, fosse fundado o CEBRAP, financiado pela fundação FORD, segundo alguns dedo da CIA, em que diversos pesquisadores tidos como marxistas puderam fazer suas pesquisas e escrever seus livros MARXISTAS devidamente financiados.

Foi também na ditadura que foi publicado a primeira tradução COMPLETA (considerada uma das melhores em língua estrangeira) de O CAPITAL. E por redundância um outro O CAPITAL traduzido por egressos do CEBRAP, USP, muito deles bolsistas da CAPES.

Se na ditadura, velhos comunistas eram demitidos das Universidades Federais, novos e novos marxistas ou pseudo marxistas eram formados nessas mesmas universidades com bolsa da CAPES. A maioria dos políticos e professores ditos como de esquerda atuais foram formados com bolsas da CAPES.

Portanto, o PT além de ser caracterizado como partido de extrema direita pela sua total subserviência ao capital financeiro internacional e a sua intolerância política e corrupção, vai ser caracterizado no futuro por ser também de extrema direita por produzir ideologias de direita, medievais. O plano real assumido radicalmente pelo PT vai produzir no plano cultural uma idade das trevas no país.

Os 16 anos (Dilma vai ser reeleita) de PT vão ser caracterizados como o governo mais de extrema direita que o Brasil já teve.

Isso é feito não só no nível de ensino fundamental com a formação de analfabetos funcionais. A dominação de um povo se faz também através do ensino superior com um sistema que permite a mediocridade vinda do precário ensino fundamental a ocupar o lugar de Intelligentsia nacional. Isso se faz com vendas de diplomas e acesso facilitado para cumprir meras estatísticas e no topo de maneira mais sofisticada facilitando o acesso para os obedientes e disciplinados filtrando os rebeldes e criativos. Aliás esse é a receita do sucesso da filosofia chinesa: boa orientação e persistência, talento é dispensável. Só que muitas vezes boa orientação acaba se tornando bom padrinho e persistência, atalhos indulgentes.

Esse é o caminho que leva á grande religião fundamentalista da “Meritocracia”. A meritocracia assim como o processo produtivista de produzir conhecimento, eles não só castram a criatividade e a independência como eles reagem violentamente contra elas quando têm condições de julgar ou decidir.

Foi o que aconteceu com os MERITOCRATAS da CAPES. Arrogantemente colocaram o método marxista no índex proibitório da religião da MERITOCRACIA. .

Ora, a eficácia do método materialista dialético é no mínimo uma questão a se discutir e com muita polêmica. Hoje a questão metodológica é tão polêmica, que o professor de Metodologia, Verhine, declarou em uma de suas aulas, parodiando Bernard Shaw: “Quem sabe faz, quem não sabe ensina, quem não sabe ensinar faz pesquisa e quem não sabe pesquisar ensina metodologia de pesquisa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: