922 – A melô do Lepo-Lepo

.

lepo-lepo

Para o Saci, se a Gioconda não tinha carro, a essa hora já tem…

.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

C.

.

ertas músicas são como uma praga. Massificadas pelas TVs e demais mídias de atacado, o público , ou a vítima – como quiser! -, ouve uma, duas, três vezes e “tá dominado”. Passa o dia inteirinho assoviando ou cantando o refrão maldito. Claro que a indústria cultural não pode deixar passar em vão o ato compulsivo. Exploram ad nauseam o filão de ouro e dele tira partido. O hit do momento é a tal melô do “Lepo-Lepo”, uma composição que explora maliciosamente uma “onomatopeia” imaginada do que seria uma, uma… Que bobagem! Pra que eu falar disso, se todo mundo já sabe?

Para alguns, essa preciosidade do cancioneiro popular verde-amarelo terá o mesmo destino da não menos célebre “Eguinha Pocotó”, de quem é, talvez, prima carnal ou parente bem próxima…

O certo é que, instigado por mim a falar no que estava pensando enquanto fazia uma releitura da Mona Lisa (não tão lisa assim, atacada pelo inevitável craquelê – pelo menos com a original é assim), num contexto da dita pós-modernidade, o meu amigo de gorro vermelho e pito me confessou que, enquanto “mouseava” de um lado para o outro, a música do Lepo-Lepo não lhe saia de sua cabeça. Segundo ele calculou, durante a reconfiguração da célebre pintura, ele deve ter repetido umas 700 vezes o poderoso refrão. Do mesmo jeito, a mão com o mouse ia também de um lado para o outro, num movimento de autêntico “Lepo-Lepo”.

Coisa de doido esse real.

Anúncios

Uma resposta to “922 – A melô do Lepo-Lepo”

  1. Francisco José Duarte de Santana Says:

    É a música da mulhere masoquista. Além de morar com um cara que não tem teto, nem carro e provavelmente muitas outras coisas, gosta de tomar tapa (lepo, lepo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: