853 – O PT está “de boa” com o carlismo
.
incêndio do monumento “C”, do arquiteto Mário Cravo, situado na Av. Garibaldi, reacendeu uma discussão antiga: é correto o Estado bancar o marketing político de famílias poderosas? Há quem diga que a letra “C” do tal monumento, refere-se mais ao “carlismo” do que presta uma homenagem a Clériston de Andrade, candidato a governador morto quando em campanha num acidente aéreo. Não há para onde correr: o real, ou o signo extraído do real, é mesmo ambíguo e polissêmico. Quer queiramos ou não… E ainda há os maliciosos que insinuam que a letra “C” seria de “Cravo”, numa vingança praticada contra o bigodudo, pelo fato de o artista colocar a sua competência e criatividade (há quem conteste que tenha havido criatividade aqui nesse caso) a serviço de governos tiranos, ou, quando muito, a serviço da própria conta bancária, ficando indiferente às maldades dos políticos para com o povo. Aliás, isso é um troço polêmico. Vide o grande escritor baiano Jorge Amado e uma plêiade de artistas plásticos e cantores que sempre afagaram o Cabeça Branca…
O fato é que o wagnerismo, fruto de um petismo que tanto no passado combateu as mazelas praticadas pelo carlismo, hoje dá manutenção aos monumentos dedicados aos “próceres” do DEM (antigo PFL). Segundo consta, o governo do PT nada fez, até hoje, para recuperar o nome do Aeroporto Dois de Julho, surrupiado em favor da família Magalhães; segundo consta, nada fez também para estancar a despesa que o Estado da Bahia tem com as belas flores que religiosamente adornam o conhecido monumento da Av. Paralela. E isso por uma razão muito simples: o PT está “de boa” com o carlismo. Cada vez mais…
outubro 24, 2013 às 9:12 pm |
É bom que se diga: NAS ARTES PLÁSTICAS – Carlos Bastos, Calasans Neto, Caribé, Tati Moreno, alguns professores e professoras da Escola de Belas Artes da UFBA, cujos nomes não me recordo agora.
NA MÚSICA – Bel Marques, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown. Entre outros…
Dessa forma, o artista pode ter sua arte a serviço de causas humanitárias ou libertárias ou ainda pode ser capacho do sistema.