1055 – Vai ter Copa

.

Por que vai ter Copa?

.

Menandro Ramos
FACED/UFBA

.

P.

.

ara o meu amigo de gorro vermelho e pito, a pergunta “será que vai ter Copa” é completamente descabida. E isso por uma razão muito simples: porque Copa é grana. Muita grana. E a grana faz girar a roda do mundo. Tudo bem que pode ser uma Copa tumultuada, com protesto, clamor, gritaria, palavras de ordem, cartazes, faixas, pichações. Tomara que não, mas quem sabe se não haverá até coquetel Molotov? Mas o que podem esses artefatos caseiros com as imorais e poderosas bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo? E isso na melhor das hipóteses, pois depois dessas quase “pueris” providências, a depender da necessidade, poderão ser acionadas as balas de borracha e mesmo as de chumbo. E quem sabe outras mais sofisticadas, acompanhadas de morteiros, mísseis e do escambau… Emfim, exército, marinha e aeronáutica estarão de prontidão.

PQ-VAI-TER-COPA

A capitular.

.lguém ainda se engana que o Estado brasileiro, sustentáculo da democracia burguesa, está empenhado em garantir a ordem para o capital operar livremente e com segurança? Ademais, se assim não o fizer, quem vai garantir o financiamento para a próxima campanha presidencial, cuja bagatela está girando em torno de meio bilhão de reais? Se não garantisse a ordem pública, certamente, seus executivos estariam rompendo com o “contrato” com as grandes construtoras, empreiteiras, bancos e conglomerados industriais outros que bancaram as despesas dos megaeventos eleitorais passados.

.

peito

Até as criancinhas de peito já desconfiam que a poderosa Vênus Platinada, só para ilustrar o poder da grana,  não está interessada no  “esporte-saúde”. O que ela quer mesmo é veicular as propagandas milionária dos seus anunciantes mega-abonados. Não é à-toa que ela investe em equipamentos caríssimos de última geração e num contingente de profissionais tão bem treinados… Como não é à-toa, da mesma forma, que constrói verdadeiros semideuses no Olimpo esportivo e neles posiciona todos os holofotes midiáticos. Se é bom para heróis-desportistas, melhor é para a empresa que fatura horrores.

box 1Quanto ao povo, ah! o povo também se diverte por um breve período, até tudo voltar à rotina diária, com a saúde ao deus-dará, a educação tropeçando nas pernas e cada vez mais a população amedrontado com a violência urbana – até a próxima ilusão olímpica de 2016.

Se o acesso aos deslumbrantes estádios para a grande maioria é proibitivo, pelo alto preço do ingresso, em compensação, a qualidade da TV digital cada vez mais presente na vida das famílias brasileiras, traz o estádio para o interior de cada residência, de norte a sul, de leste a oeste, tão colorido e vivo como se de verdade fosse… E depois, pagar uma TV de tela plana de 42″ em 36 meses é tão suave que cabe em qualquer orçamento… É beleza e moleza pura!

.

VAI-TER-COP.

O vídeo que a FIFA não autorizou

Uma resposta to “1055 – Vai ter Copa”

  1. Delsuc Augusto Says:

    O Brasil como sempre além de ser roubado, espoliado e a \MAMÂE de tdos, incluindo CUBA e D+
    HORRRROOOOOOOR p/o povo sem saude. educação, segurança e tantos outrs ETC + Fuuuiiiiiiiiiiiiii

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: