• Israel desiste de atacar a ilha

O Saci não

O Saci não cabia em si de tão contente. Também, pudera! O número redondo de 10.000 visitas ao seu weblog é pra ser mesmo comemorado.

 

O Saci esqueceu a frustração do sonho de uma noite de primavera na casinha da ilha. O número redondo de 10.000 visitas ao seu blog, deixou o meu bom amigo de ânimo novo. E a mim também. Confesso que já estava sentindo a sua falta. O pobrezinho se chateou pelo fato de o UFBA em PRAVDA, ou melhor, de o UFBA em PAUTA ter censurado uma nota sobre sua exposição de charges e caricaturas na FACED/UFBA. Isso foi o suficiente para que se entregasse à esbórnia. Simplesmente se mandou para a casinha de praia que estava na mira da APUB.

Mas, bobo é quem pensa que os professores da UFBA são cordeirinhos. Pelas inúmeras manifestações na lista da APUB, parece que a extraordinária ideia saída do genial laboratório de ciências políticas da atual diretoria da APUB (não atingindo a todos), deu com os burros n’água da praia de Aratuba.

E eis que o meu bom amigo Saci se frustrou com os e-mails contrários à aquisição da casa.

Foi quando eu lhe comuniquei que a visita ao seu blog estava lá nas alturas. Quando viu os números, saiu peladão do banheiro, feito um doido. Já despido, esqueceu de tirar o sal do corpo e até os óculos escuros. A sorte é que eu tinha preparado uma plaquinha comemorativa. Se não fosse isso, certamente, ele apareceria no seu blog nuzinho como veio ao mundo, com suas vergonhas de fora. E aí é que os moderadores das listas UFBA/APUB iam cair de pau, matando, triturando, fazendo e acontecendo.

Depois da grita geral, e diante do vexame da proposta da casinha de veraneio, ainda meio borocoxô, só restou à diretoria da APUB (não agravando a todos) divulgar o estrondoso resultado da concorrida eleição  – chapa única – para eleger os representantes docentes no Consuni.

– Que sufoco! Ufa! – pularam eles, eufóricos – Habemus representantes!

——————–

No exato momento em que eu redigia a frase acima, eis que me chega, através da apub-l, uma nota do presidente da APUB desistindo, de forma magnânima e generosa, da sua brilhante idéia.

——————–

– Que sufoco, também – gritamos nós professores (inclusive alguns dos seus aliados) – Livramo-nos do conto da casinha branca no alto da serra. Ops! Da beira da praia.

O Saci, ao ouvir aquilo, ainda em convalescência, não resistiu. Esqueceu o número das 10.000 visitas ao seu blog. Seus olhos encheram-se de lágrimas. A notícia, na sua cruel materialidade,  atingira-lhe em cheio, como um cisco no olho. Sem dizer uma só palavra, o amigo foi se retirando macambúzio, todo melancólico, triste, triste, muito triste.

Ainda pude ouvir, ao longe, o seu dorido canto, saído das profundezas se sua alma romântica, qual Vicente Celestino:

Você sabe de onde eu venho 
Duma casinha que eu tenho
Fica dentro de um pomar
É uma casa pequenina
Lá no alto da colina
De onde se ouve longe o mar […]
………………………………………….
A casinha pequenina,
Lá em baixo da prainha
Chega bem para nós dois…

Pensei com meus botões: – Hum, esse Saci é um pilantra salafrário. Possivelmente, já tinha armado algum esquema para inaugurar a casinha da APUB. Se ferrou pilantra!

De repente, bateu-me uma doideira dentro do peito. Quem sou eu para julgá-lo com um moralismo barato… Voltei atrás. Tadinho do meu bom amigo! Tantos planos arrastados pelas ondas da desunião dos professores. E logo ele, aquele ser puro, que tão logo soube da ideia estapafúrdia do colendo Prof. Isolpi, se armou todo de óculos escuros e cadeirinha de praia… Ele que queria, quase à força, bezuntar o resistente Pica-Pau de óleo bronzeador… Pobre amigo!

Senti peninha dele!

Anúncios

Uma resposta to “• Israel desiste de atacar a ilha”

  1. Cecília de Paula Says:

    E viva o Saci!!! Poxa, Mena, bem que poderia solicitar a ele para divulgar o nosso evento do dia 14 de outubro, em comemoração ao dia do professor. Este evento visa discutir a questão da precarização do trabalho docente na UFBA. Tema pertinente, bem pertinente, para os dias atuais.
    Pois é, enquanto o nosso pseudo-sindicato (pois ao se colocar como estando fora do ANDES-SN, o nosso sindicato, ele passa a ser uma simples associação que, talvez, não tenha como prioridade a discussão de nossas questões centrais e nem mesmo de nossas lutas como docentes), tenta nos encampelar com uma casa, nós, estamos na luta, discutindo e debatendo os temas centrais do movimento docente. Então, fala aí com o Saci e o convide também para este debate. É dia 14 de outubro, as 18 horas, no Auditório I da FACED/ UFBA. Terá também uma mostra imagética para registrar que a UFBA é de luta e que a APUB, seção sindical do ANDES-SN já travou importantes lutas em prol de nossa categoria docente. Há, diga ao Saci que nossa história de luta pode deixá-lo feliz também!!! É ir para ver, debater e verificar que há ainda possibilidades concretas de lutas. O movimento Construindo a CONLUTAS na UFBA está com vontade de fazer isso e precisamos de caras “porretas” como o Saci para contribuir nesta construção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: