• A Diretoria da APUB tem medo dos links?

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

O que teme a atual Diretoria da APUB? De que tem medo quando impõe uma estranha regra impedindo que o usuário da nova lista que criou tenha acesso a outros endereços? Que Deus do Olimpo inspirou divinamente a cabeça de um dos seus Diretores para impedir o acesso a outros sites, sem qualquer discussão com a base? Será que as fotos que recentemente o Prof. Francisco Santana recomendou, através de links, mostrando os professores impedidos de entrar no galpão da Cut e desmentindo o que divulgaram sobre a criação do “sindicato” governista, foram responsáveis por esse temor? Ou seria alguma razão técnica? E se for isso, qual seria a razão? Se a informação convenientemente processada pode transformar-se em poderoso instrumento de conscientização, professores, por que temê-la, então? Como será lembrada, no futuro, essa Diretoria que poda, que restringe que limita sem nenhuma razão plausível (a não ser, pelo visto, para evitar que as pessoas se informem melhor)?

Nenhum professor é obrigado a acessar o Weblog do Saci, mas se o faz, é por sua livre escolha. Será que as cinco mil visitas ao site do moleque traquinas está perturbando tanto a nobre Diretoria, e por isso mesmo quer impedir o uso do link? Que coisa vergonhosa! É mais um golpe baixo, próprio do estilo que criou…

Melhor seria pedir aos que votaram em favor das recomendações do Proifes, que boicotem o referido blog. O que não é honesto é querer impedir que os 75%, ou um pouco menos, dos professores que não compareceram às urnas, possam ter acesso a outras informações, além das que recebem através do Diário Oficial, ou melhor, do Notícias da APUB.

Tudo indica que o texto publicado no blog do Saci, intitulado “Censura e promiscuidade da língua”, no endereço abaixo, deixou muita gente desconfortável, vestindo a carapuça. Pelo menos é o que parece, a julgar pelo novo expediente engendrado, ou seja, o de proibir a remissão a outros endereços.

Os mais chegados ao humor mórbido vão se embolar de ri quando souberem dessa última piada contada pela atual Diretoria da APUB…

Caso queira acessar o texto sobre a censura, o endereço é:

https://osaciperere.wordpress.com/o-saci-cia/censura-e-promiscuidade-da-lingua/

 

————————————————-

Notícias da APUB nº 331

Lista de discussão APUB-Debates passa por mudanças

Os problemas técnicos pelos quais a lista de discussão APUB-Debates passaram no último mês levaram a diretoria da APUB a criar uma nova lista de discussão. A nova lista também se chama APUB Debates e usa tecnologia oferecida gratuitamente na Internet pela empresa Google. Para participar, basta enviar uma mensagem de e-mail para o endereço apub@apub.org.br, com a palavra “Cadastrar” no campo assunto. O corpo da mensagem deve contar com nome completo e unidade de origem do(a) professor(a).

A lista não contará com a figura de um moderador para fazer a liberação das mensagens, que será automática. A diretoria da APUB pede, no entanto, que não sejam enviadas para a lista mensagens que apenas contenham links para outros sites. Os docentes que enviarem mensagens apenas contendo links para outros endereços receberão uma mensagem com um lembrete deste pedido. Caso o comportamento se repita, aí sim, o docente passará a ter suas mensagens moderadas.

Esperamos com essas atitudes por fim aos problemas que, sabemos, tanto inquietou os professores nesses últimos meses e, ao mesmo tempo, ter uma lista dinâmica e confiável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: