– Ao Reitor da UFBA sobre a censura

Senhor Dirigente da UFBA

Como é do conhecimento de V. Maga., manifestei-me a respeito da propaganda que o presidente da APUB, o Prof. Israel Oliveira Pinheiro, fez do lançamento da candidatura de um professor da UFBA.

Imaginei que o espaço estaria aberto para quaisquer comentários ao chamamento eleitoral – de apoio ou não –, o que não aconteceu. Simplesmente o Prof. Israel, como já vem fazendo há meses, impediu que minha mensagem fosse publicizada pela “apubdebate-l”, lista essa que controla. Também o Prof. Francisco Santana se manifestou, e, da mesma forma que eu, seu texto foi censurado.

Diante dessa atitude indigna de um dirigente sindical de um país que se diz democrático, recorri alista da UFBA, “debates-l”. A demora de liberação da minha mensagem me sugere a censura ter chegado também na lista da UFBA.

Diante do exposto, gostaria de ter certeza da posição do Reitor da Universidade Federal da Bahia quanto ao que vem ocorrendo. Para tanto, permita-me dirigir publicamente a V. Maga as seguintes indagações:

1) V. Maga está de acordo com a censura ao meu texto pela lista da UFBA “debates-l” que, em última instância é de responsabilidade do Reitor?

2) V. Maga concorda que a UFBA seja base de partidos políticos ou os adote oficialmente?

No aguardo da atenção de uma resposta, coloco-me à disposição de V. Maga. Para os esclarecimento que se fizerem necessários.

Saudações Universitárias

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA.

————————

Colegas da APUB, Em épocas de eleições, discursos, promessas, juramentos de salvação da pátria, sofrimento pela causa alheia, tudo isto à parte, devemos, na verdade, voltar naqueles candidatos com quem temos alguma afinidade, aqueles que estão no nosso barco. O recente, ex-deputado federal, Emiliano José, agora, candidato ao mesmo posto, esteve conosco em Brasília à frente de todas as nossas batalhas no Congresso Nacional em defesa das nossas reivindicações junto ao Governo Federal. Foram muitas as reuniões, os encontros, as audiências que tivemos com o deputado nas várias instâncias do Congresso Nacional para encaminhar pleitos fundamentais para a nossa categoria, alguns já antigos, mas outros, muito recentes.

O Candidato fazendo jus, aliás, à sua história de vida, em nenhum momento, faltou aos nossos chamados nesta luta muito difícil pelo avanço da Escola Pública no Brasil e aqui, particularmente, das IFES; por isto recomendo aos nossos colegas preocupados com a causa docente o voto em Emiliano, porque com isto estamos assegurando um apoio firme e decidido no Congresso Nacional para os embates que se avizinham, como Campanha Salarial, Carreira Docente e garantias dos avanços que a Universidade Pública obteve no Governo que agora termina.

Um grande abraço, Professor Israel Pinheiro

LANÇAMENTO DA CANDIDATURA DE EMILIANO JOSÉ – 1331 QUANDO: 17H, ÀS 9H ONDE: Cais Dourado, Av. Jequitaia, 102, Água de Meninos, bem próximo à entrada do Ferry Boat, na Cidade Baixa. PRESENÇAS: Governador e candidato à reeleição Jaques Wagner e vice, Otto Alencar; os candidatos ao Senado Lídice da Matta (400) e Walter Pinheiro (130); e o ex-governador Waldir Pires, além de militantes, apoiadores e amigos.

——————–

Mensagem de minha autoria dirigida ao presidente da APUB e à lista:

Colegas Professores, Que alguém avise ao nobre parlamentar para não associar a sua imagem à figura do governador Wagner. Ou ele perderá muitos votos entre os professores. Estes, em todos os níveis, não estão nada contente com a sua política para com a educação.

Acabo de receber um material do FÓRUM das ADs, nada elogioso ao Palácio de Ondina. Pelo título, já se suspeita o conteúdo: “Chega de Enrolação”. As principais “bandeiras” são:

– BASTA DE ARROCHO SALARIAL!

– GOVERNO DO PT PAGA UM DOS PIORES SALÁRIOS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO NORDESTE!

– RESPEITO À AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA!

– GOVERNO DE TODOS OS NÓS, AS VERBAS SÃO INSUFICIENTES PARA AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS!

– CHEGA DE HIPOCRISIA!

– QUEREMOSMELHORES SALÁRIOS!

– MENOS RECURSOS PARA PROPAGANDA E MAIS PARA A EDUCAÇÃO!

E por aí vai…

Obs: Ao Presidente da APUB, Nada de mal em o Sr. pedir voto para uma colega; da mesma forma, nada de mal eu adverti-lo quanto às más companhias. Dessa forma, assim como o presidente da APUB tem o espaço para a propaganda política, eu, enquanto associado, tenho o direito de usá-lo também para as minhas reflexões críticas. Espero que, dessa vez, a “moderação” não tolha o meu direito de expressão, como tem acontecido durante meses seguidos. Ou terei de buscar outras soluções democráticas alternativas.

Saudações Universitárias.

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA
Associado da APUB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: