– Bomba de gás lacrimogêneo na UFBA…

Parte explosiva do currículo de César Borges…

.

Menandro Ramos
FACED/UFBA

O dia 17 nasceu de maio entre grossas nuvens acinzentadas. Dizia-se que Salvador teria um daqueles dias de dilúvio e que só sairia de casa quem não tivesse alternativa…

Mas eis senão quando a chuva dá uma trégua, e um raio de sol brincalhão saltita pela amplidão, nas palavras poéticas do meu amigo de gorro vermelho e pito.

O trânsito lento permitiu que  o rádio fosse ouvido com mais atenção. Atenção essa que, em dado momento, não foi suficiente para que se acreditasse, de primeira,  na notícia. Não. Decididamente não. César Borges nomeado pela presidente Dilma para ser o vice do Banco do Brasil? Isso era impossível.

Não, era não. Era a mais pura verdade. Mas a data de 16 de maio, fora mera coincidência. Aquilo não deveria ser uma premiação por ter invadido o campus  da UFBA, do Canela, em 2001, portanto há exatos 11 anos. O ex-governador da Bahia deveria ter outros méritos…

Não pude deixar de pensar no semblante da colenda deputada Alice Portugal e de outros parlamentares que estiveram presentes no palco da violência perpetrado pelo carlismo e seus serviçais… A vida tem dessas coisas.

Na foto, o Reitor Heonir Rocha, acompanhado de políticos e da comunidade acadêmica sairam em defesa da UFBA. Quantos seriam capazes de repetir , hoje, o mesmo gesto?

Avivando a memória:   Clique AQUI.

**********

Enquanto  no Recôncavo baiano,  155 braços  levantaram-se dispostos a se juntar à mobilização nacional que luta pela dignidade da categoria dos docentes e dos servidores públicos federais, a APUB usa o seu site para atacar a base da seção sindical que lhe faz oposição e diz sim à referida mobilização nacional…

**********

Pergunta-se, só por curiosidade, quantos braços se levantarão na assembleia que a diretoria da APUB marcou para decidir se compra ou não uma sede própria, uma vez que o dinheiro que não foi repassado ao ANDES-SN está saindo pelo ladrão?

Será que com a decisão do STJ, que diz que o ANDES-SN é o único sindicato que representa os professores de ensino superior, a diretoria já começa a entrar em pânico?

Para o meu amigo Saci, se tudo isso não fosse trágico, até que seria cômico…

Enquanto isso, a APUB-LUTA OPOSIÇÃO SINDICAL vai fazendo o que não foi feito por quem deveria fazê-lo, e engrossando mais e mais suas fileiras. Quem compareceu ao auditório do IGEO, ontem, dia 17, pela manhã, e no final da tarde ao auditório de Arquitetura, sentiu que a UFBA está renascendo.

E tudo começou com aquele raio de sol brincalhão no início da manhã!

A vida tem dessas coisas…

————————————

PS: A cápsula da bomba deflagrada, acima, lançada pela polícia militar a mando de César Borges, foi por mim escaneada – na época as câmeras digitais eram raras –  e ainda guardo comigo como triste recordação do carlismo. Vou sugerir à direção da FACED que a exponha, permanente, na entrada da Faculdade, num nicho de concreto e acrílico, para que as futuras gerações não percam a História de vista…

4 Respostas to “– Bomba de gás lacrimogêneo na UFBA…”

  1. osaciperere Says:

    From: David Romão Teixeira

    Companheiros,

    Enquanto a diretoria da APUB insiste em desmobilizar a categoria, inclusive divulgando na mídia que os docentes da UFRB não iriam entrar em greve, a base que a APUB disse não legitimar a APUR, lota a assembleia e deflagra greve (155 docentes presentes, mais de 1/4 dos docentes da UFRB). Estamos a disposição para avançar na mobilização unificada com os colegas da UFBA.
    Favor divulgar, entre os contatos da UFBA, para mostrar que a mobilização é fundamental neste momento.

    Saudações Sindicais.

    A APUR protocola notificação de Greve na Reitoria da UFRB. A entrega do documento foi feita pessoalmente ao Magnífico Reitor.

    Links abaixo:

    http://apur.org.br/wp-content/uploads/2011/06/APUR_notificacao_deflagracao_de_greve.pdf
    http://apur.org.br/wp-content/uploads/2011/06/APUR_aviso_de_greve.pdf

  2. Francisco Santana Says:

    Quando houve um grande movimento de estudantes contra o aumento das passagens de ônibus, parando o trânsito nos lugares estratégicos de Salvador, ACM exigiu do prefeito Imbassay que solicitasse a polícia do estado para manter a ordem.

    O prefeito se recusou a cumprir essa ordem e aí começou o rompimento dele com ACM. Isso levaria ele a deixar o DEM e ir para o PSDB. (é claro que devem ter tido outros motivos para o rompimento, mas o que o que foi publicizado pela imprensa foi esse).

    É espantoso que tenha sido falado na última plenária do dia 17 da oposição à APUB, que havia professores suscitando a idéia de se solicitar a intervenção da Polícia Federal contra o movimento de paralização na UFBA.

    Já não basta o evento de triste memória da Reitoria do Sr. Naomar ter solitado a intervenção da PF contra estudantes que ocuparam a Reitoria.

    E o mais grave, com o apoio da APUB. Um dos diretores atuais da APUB, justificou publicamente a intervenção da PF, em nome da ordem.

    Com az palavraos demais professores da APUB.

  3. Francisco Santana Says:

    Acrescentando

    Um dos políticos que aparece na foto com o Reitor Heonir Rocha, por coincidência é da mesma corrente partidário do tal diretor da APUB que justificou a ação da PF contra os estudantes dentro da Reitoria

    A polícia de ACM invadiu a área de um campus que não tinha linha demarcatória nítida entre ela e a via pública do vale do canela.

    Já a PF adentrou o interior da Magna Reitoria para reprimir os estudantes sob a aprovação da Direção da APUB.

  4. Nair Casagrande Says:

    Obrigada Saci.. por não nos deixar esquecer a história! Seguimos no combate ao projeto privatista e autoritário de universidade! Sempre! Nunca conseguirão nos calar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: