– Cachimbo da Paz com o Reitor Naomar Monteiro

   

O Saci foi um dos maiores críticos do atual reitorado da UFBA, conduzida por oito anos pelo Prof. Naomar Monteiro. Agora, ele quer fumar o Cachimbo da Paz com o Magnífico. Só depende do ilustre dirigente.

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA
 

 

Não vou mentir, não. Senti que a cama me faltava. Tomei o maior susto quando acendi a luz de cabeceira, para descobrir o que estava acontecendo no meu quarto. Ouvi um cuidadoso sussurro que tentava me acordar, suavemente, às cinco da matina: 

– Chefia, chefia. Queria lhe dar uma palavrinha!… 

Sem conseguir me conectar com a realidade, sonolento, vi o meu amigo de gorro vermelho com um enorme cachimbo na mão. Grunhi alguma coisa que queria dizer, mais ou menos, que aquilo não era hora para propor nada a ninguém. 

– Não é bem assim, chefia. Há propostas e propostas. Quem sabe faz o minuto. Essa é decente!… Podes crer! 

– Desembucha, então, seu abusado! Desembucha! 

– Seguinte… Final de mandato chegando, época de prestação de contas, o que foi feito,  foi feito!… É hora de passar a régua, de fumar o Cachimbo da Paz… 

– Você tem certeza que fumou fumo de corda nessa coisa aí ou teria sido algum cogumelo endiabrado? Eu fumar Cachimbo da Paz? Há trinta anos que saí do clube dos tabagistas… 

– Calma chefia! Acorde primeiro! pra você fumar, não! É para o Reitor Naomar Monteiro de Almeida Filho!… 

– Você está louco, oh! pilantra! Mais respeito. Até porque , ele é meu chefe. Você quer me desempregar? 

– Ora chefia, sabe que não é bem assim. É uma coisa muito respeitosa… 

– Então, seja claro!… 

– Serei!…  Só queria que você propusesse um debate com o Magnífico Reitor da Universidade Federal da Bahia… 

– Você pirou de vez. Um debate com você, um ente mitológico? 

não me deixa explicar… Me ouça, pelo menos… É um debate entre o Magnífico Reitor Naomar de Almeida Filho e o Prof. Roberto Leher, da UFRJ. É um diálogo civilizado, no melhor espírito universitário, entre o “Pai da Universidade Nova” e um dos seus principais críticos… 

– Mas Saci, com que propósito isso logo agora, no final do mandato? 

– Justo agora, chefe! Para que as dúvidas sejam dirimidas, como cês dizem por aí, nos corredores da academia. Só, assim, saberemos se fomos severos de mais ou de menos com os reformistas. Só assim saberemos se as pechas de “neoliberais”, ou coisas que o valham, foram exageradas ou modestas… Pense aí, chefia, o Salão Nobre da Reitoria todo iluminado, repleto de professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e a comunidade baiana ávida para ouvir o que cada um dos ilustres debatedores tem a dizer… 

– É, se é uma coisa respeitosa… 

– Veja, chefia, quem sabe se o Magnífico não aproveita para esclarecer melhor porque não usou do seu enorme prestígio para assegurar concursos para professores efetivos… Os substitutos estavam doidinhos por essa oportunidade… Quem sabe, também, se ele não esclareceria o porquê  de não ter capitaneado a Estatuinte da UFBA… 

– Espere aí Saci, você quer um debate entre os dois intelectuais ou quer fritar o…  

– Tudo bem, chefia! Divaguei legal agora… Mas voltemos ao debate… 

  

 *** 

Assim, leitor, para garantir o meu resto de sono, acabei me comprometendo com o Saci que faria o convite ao Magnífico Reitor. Não sei se fiz bem, mas palavra é palavra. 

Depois, pensando melhor, o reitor da UFBA é uma pessoa inteligente e não fugirá da raia. Resta-me, agora, postar este texto e encaminhá-lo ao Prof. Naomar de Almeida Filho, mui digno dirigente da Universidade Federal da Bahia. Se ele aceitar a proposta, prometo que vou me empenhar, urgentemente com o ANDES-SN, em providenciar o convite ao Prof. Roberto Leher, bem como agilizar o seu traslado para esse grande evento de encerramento de gestão. As datas serão combinadas, posteriormente, após o “aceite” de ambos os debatedores. 

Com a palavra, o Magnífico Reitor da UFBA. 

 

9 Respostas to “– Cachimbo da Paz com o Reitor Naomar Monteiro”

  1. altino bomfim Says:

    Ótima idéia MENA! Sugiro formular “bonitinho” o convite FORMAL e promover ampla divulgação. altino

  2. Menandro Ramos Says:

    Recebi do Prof. Naomar de Almeida Filho:
    —————————————-

    Citando naomarf@ufba.br:

    Prezado Menandro

    Acho sua idéia interessante e pertinente.
    Vou verificar agenda e conversar com os colegas do Instituto Milton Santos, onde estão sediados os BIs, sobre como melhor organizar o evento, em data e formato a fim de garantir a participação dos estudantes.

    Uma exposição do projeto à crítica de Professor Leher certamente pode contribuir para aperfeiçoá-lo. Você poderia fazer uma primeira consulta ao Professor Leher e me notificar sua resposta em tempo de fazer um bom planejmamento e uma boa divulgação.

    Atenciosamente,
    Naomar

    PS: Sobre Cachimbo da Paz: nunca estive em guerra com o Saci, nunca disse ou escrevi nada que o desabone, nunca o desacreditei nem o censurei, nem mesmo quando me tomou como objeto de chacota, e até confesso que achei graça certas poucas vezes quando a ironia foi de bom humor. Portanto, continuo em paz. Nem nunca fumei outras coisas, quanto mais cachimbo. Meu pai tinha uma coleção de cachimbos e mandava buscar fumos ingleses e indianos, cheirosos (mas essas são lembranças da minha longínqua infância). Se a metáfora do cachinbo lograr melhorar nossas relações institucionais e pessoais e fazer avançar nossas inovações acadêmicas, valerá a pena.

  3. Menandro Ramos Says:

    Prezado Prof. Naomar,

    Agradeço-lhe, desde já, pela atenção em responder o convite do qual fui portador.

    Quanto ao fato de ter sido visto como fazedor de uso da chacota, o meu amigo Saci prefere não dizer algo da sua própria lavra, parvo que é, mas reconfigurar o poeta Leminski, reafirmando a impessoalidade da sua luta em favor da Universidade Pública:

    “Na luta de classes, todas as armas são boas: pedras, noite, poemas [e humor impessoal].”

    Segundo ele, é natural, pois, que use do que dispõe – apenas imagens e palavras – já que não tem onde cair morto, para fazer os enfrentamentos do cotidiano com o mínimo de irascividade possível… Ainda que com firmeza, obstinação, e sem nada temer!

    Aliás, num dos textos que postei neste blog, fiz questão de diferenciar, segundo o olhar sacizesco, os estilos bem diferentes do atual dirigente da UFBA e do presidente da APUB:

    “O fato é que, para o Saci, um médico-reitor, se os seus neurônios colaborarem, pode ter muito mais ‘inteligência política’ do que um ‘professor-cientista político'”. (Leia mais).

    Acho que algo vindo assim do Saci, com toda sinceridade, não deixa de ser um grande elogio ou de reconhecimento de qualidades em outrem…

    Informamos que o convite para o Debate proposto, com cópia do e-mail que o senhor me enviou, acaba de ser enviado ao Prof. Roberto Leher. Fico, pois, no aguardo de uma resposta dele.

    Atenciosamente,
    Menandro Ramos

  4. Menandro Ramos Says:

    Mensagens trocadas como o Prof. Naomar Monteiro e o Prof. Roberto Leher:
    ———————————————————————————–

    Prezado Prof. Naomar,

    Acabo de receber a resposta do Prof. Roberto Leher.

    Teria que ver com o senhor uma data oportuna para eu fazer uma nova consulta.

    Assim, encaminho-lhe a resposta do Prof. Leher, para que estude uma boa data para o evento.

    Ficarei aguardando.

    Atenciosamente,
    Menandro Ramos

    ——————————————
    ——————————————

    Estimado Menandro,
    Espero que esteja bem e que siga com disposição para empreender as árduas batalhas em prol da universidade pública [..]

    Felicito-o pela iniciativa do debate, certamente oportuno! Estou com alguma dificuldade de agenda, em especial ate meados de julho. A partir do meio do mês, terei algumas viagens e bancas, e, ainda, aulas as quartas e quintas, mas podemos ver alguma alternativa para viabilizar o debate com o prof. Naomar.

    Receba um grande abraço
    Roberto

  5. osaciperere Says:

    Prezado Prof. Naomar

    O Saci, meu amigo estripulento, lamenta profundamente a ausência, no debate, do principal defensor da Universidade Nova. Por mais brilho que outros que a defendem tenham, nunca é como ter, no cenário do debate, o seu representante institucional maior…

    Encaminhei a sua proposta ao Prof. Leher. Abaixo, o e-mail que o mesmo me enviou.

    Atenciosamente,

    Menandro

    ————————————————–

    Caro Menandro

    A proposta é boa! A semana em que ele propôs o debate é que não é tão boa. O período letivo na UFRJ, por conta… [aqui o professor Leher menciona problemas enfrentados pela sua Universidade] e das chuvas no RJ vai ate o dia 30, assim nosso recesso deve ir ate o dia 15 mais ou menos.
    Em função disso, estarei regressando de um evento acadêmico em Lima justo na semana de 12, mas ainda não tenho a data precisa, pois, como estou indo a convite da organização do evento, não disponho do voo de regresso. Mas vou assuntar isso logo para que possamos bater o martelo e realizarmos o debate!

    Um grande abraço
    Roberto
    ————————————————–

    De: naomarf@ufba.br [mailto:naomarf@ufba.br]
    Enviada em: sábado, 19 de junho de 2010 23:03
    Para: menandro@ufba.br
    Cc: Sergio Farias; hcristhyan@hotmail.com
    Assunto: Evento com Leher

    Prezado Prof. Menandro

    Temos uma data e uma proposta para o Prof. Leher.

    A data pode ser 12 ou 13 de agosto (mês de julho não contaremos com os alunos, de férias).

    O Prof. Leher pode fazer a palestra de abertura do semestre no IHAC.
    Título possível: Abordagem crítica da Universidade Nova e dos Bacharelados Interdisciplinares, ou outra formulação proposta pelo palestrante).

    Eu (já sem os encargos e limitações da Reitoria), poderei com prazer com ele debater, mas pode ser mais interessante que um representante dos alunos, mais um representante dos docentes do IHAC e um docente da UFBA (que tenha familiaridade com a proposta) sejam também debatedores.

    O Prof. Sérgio Farias, atual Diretor, propôs um calendário de debates para revisão crítica e atualização do projeto institucional do IHAC com vistas a construir um programa de trabalho para a primeira diretoria eleita da nova unidade. Será ótimo se o abrirmos com uma visão crítica externa sobre o projeto político-pedagógico dos BIs e suas circunstâncias. Poderemos aprender com a crítica construtiva e ajustar, no que for pertinente, os rumos da inovação.

    Aguardamos retorno,

    Respeitosamente
    Naomar

  6. Menandro Ramos Says:

    De: Menandro Ramos [mailto:menandro@ufba.br]
    Enviada em: terça-feira, 27 de julho de 2010 22:10
    Para: ‘naomarf@ufba.br’
    Assunto: Resposta de Leher

    ——————–

    Prezado Professor Naomar,
    Segue a resposta do Prof. Roberto Leher. Estou no aguardo da confirmação dele. Assim que tenha uma resposta eu lhe comunico.

    Saudações,
    Menandro
    ——————–

    Caro Menandro,

    Estou como suplente de uma banca de concurso docente. Mas existe uma grande possibilidade de ter de assumir como titular (visto que o titular é o nosso reitor e a agenda dele é um tanto imprevisivel). Vou conversar no instituto para saber se o concurso de fato tem de ser concluido na quinta ou se dara para concluir antes. Dependendo do numero de candidatos podemos fechar ainda na quarta. Assim, daria para fazermos o debate. Mas preciso confirmar isso.

    Abraços
    Roberto
    ——————–

    —–Mensagem original—–
    De: Menandro Ramos [mailto:menandro@ufba.br]
    Enviada em: segunda-feira, 26 de julho de 2010 12:14
    Para: ‘leher.roberto@gmail.com’
    Cc: ‘scbfar@gmail.com’; ‘naomarf@ufba.br’
    Assunto: RES: Seminário crítico com Leher

    ——————–

    Caro Roberto,

    O Prof. Naomar está propondo o debate para o dia 19 de agosto, das 14h às 17h. Será que a data pode conciliar com sua agenda?

    Caso seja possível, por favor, responda-me para acertarmos os detalhes da sua vinda.

    Um grande abraço,
    Menandro

    ——————–

    —–Mensagem original—–
    De: naomarf@ufba.br [mailto:naomarf@ufba.br]
    Enviada em: domingo, 25 de julho de 2010 01:41
    Para: menandro@ufba.br
    Cc: Sergio Coelho Borges Farias
    Assunto: Re: Seminário crítico com Leher

    ——————–

    Prezado Prof. Menandro,
    Temos uma data a propor para o debate com o Prof. Leher: dia 19 de
    agosto, das 14 às 17 hrs.
    Aguardo confirmação para encaminhar a programação.

    Atenciosamente
    Naomar

    ——————–

    Citando Sergio Coelho Borges Farias:

    o primeiro é dia 19/8, quinta, 14 às 17h, vamos elaborar um roteiro de temas.
    não seria melhor dia 26?

    Em 25 de julho de 2010 01:18, escreveu:
    ——————–

    Sérgio,

    Como tinha lhe falado, o Menandro me fez uma espécie de desafio.
    Debater a Universidade Nova e os BIs com o Roberto Leher. Propus que ele fizesse uma palestra no IHAC, e o debate seria com os estudantes e docentes. Aqueles que estão vivenciando a experiência dos BIs.

    Claro que eu posso estar na cena, mas sem o monopólio da discussão. A crítica construtiva e fundamentada é sempre interessante. O que você acha de abrirmos os Seminários do IHAC com isso? Poderia ser no dia 19 de agosto logo. Ou no dia 26.
    Me confirme para eu propor as datas ao Menandro.

    Abs
    Naomar

  7. Menandro Ramos Says:

    Car@,

    Estamos quase nos “finalmente” para fechar a data do Debate entre o Prof. Naomar Monteiro, ex-reitor da UFBA e “Pai da Universidade Nova”, e o Prof. Roberto Leher, da UFRJ, um dos seus mais abalizados críticos. Você pode acompanhar as nossas diligências com ambos, no endereço abaixo.

    Se tudo der certo, como imaginamos, a partir da proposta do meu amigo Saci, vai ser uma grande oportunidade para termos um excelente diálogo acadêmico entre dois valorosos oponentes, cada um defendendo seus pontos de vista. E tudo isso da forma mais civilizada possível.

    O pestinha de gorro vermelho e pito quase cometeu uma indelicadeza com o Prof. Naomar, aventando a possibilidade de, no último minuto, ele “correr da raia”, colocando um outro “laranja” no seu lugar. Pedi respeito para com o ilustre epidemiologista, de forma veemente e dura. Não por ele ser um ex-reitor ou de gozar de fórum privilegiado enquanto ex-dirigente da nossa querida instituição, mas por ser um ser humano que merece respeito enquanto tal. Ainda meio sem jeito, ele me pediu mil desculpas, elevando os dedos indicador e médio, num retrô dos anos 70:

    – Foi mal, chefia! Foi maaaus!

    Assim, prezado (a) leitor (a), prepare-se para agendar um grande encontro entre duas feras – cada um na sua floresta – com o perdão da comparação verde.

  8. Menandro Ramos Says:

    Olá, Roberto!

    Gostaríamos de saber se é possível a realização do Debate no próximo dia 19 de agosto, das 14 às 17h, conforme proposta do Prof. Naomar, que já lhe enviei anteriormente. A sugestão do Prof. Sérgio Farias, diretor pro tempore do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências – IHAC Milton Santos, do BI, foi para que o evento aconteça no dia 26 do mesmo mês.

    Como estão fazendo o planejamento (veja abaixo), precisam de uma confirmação.

    Grande abraço,
    Menandro

    ———————————————————————————

    Prezado Prof. Menandro

    Estamos fazendo o planejamento dos Seminarios Criticos do IHAC Milton Santos e precisamos da confirmacao de data do Prof. Leher.
    Aguardamos
    Grato
    Naomar
    Enviado do meu BlackBerry® da Oi.

  9. Homero Says:

    Me parece que o ex-magnífico está armando uma arapuca. Pretende se cercar de defensores da “universidade nova”, justamente no reduto dos BIs. Infelizmente, boa parte dos alunos dos BIs, assimila qualquer crítica ao modelo implementado como ameaça à sua carreira, ou, como desdém ao seu ingresso. O debate é interessantíssimo, mas, receio que reduzirão sua importância à mera peleja entre conservadores e progressistas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: