• Charge falada (ou descrita)

 

 

Menandro Ramos
Prof. da FACED/UFBA

De longe, sou capaz de distinguir – e facilmente – a diferença entre a caligrafia do Saci e os primeiros caracteres fenícios encontradas nas ilustrações dos livros de História: é que estes últimos são mais arredondados e bem mais legíveis.

Ainda que com muita dificuldade, consegui ler o bilhete que ele deixou sobre o meu teclado. Como peso para o vento não levá-lo, cara-de-pau que é e sem a menor cerimônia, se valeu do meu mouse wireless.

Havia escrito o seguinte:

Caso o seu reumatismo permita, tenho uma idéia para uma charge.

No primeiro plano, a figura lendária do Búfalo Bill com os bolsos abarrotados de cédulas (muitas, muitas mesmo!). Transbordando grana de montão. O detalhe do rosto é a barba mais cheia do que a do aventureiro americano e o cabelo aloirado cobrindo a testa (como o penteado dos Beatles, nos anos de 1970).

No fundo, mais ao centro, a insinuação, com linhas simples, do Palácio do Congresso de Brasília (das torres em “H” e das cumbucas da Câmara e do Senado) e mais à direita, bem à direita, uma plaquinha em seta com o nome PROIFES. Pelo chão, Veem-se mais cédulas caídas, bem espontâneas, desarrumadas.

Pelo reumatismo, até que a mão não estava incomodando muito, como nos dias chuvosos. Mas confesso que não entendi o que ele estava querendo dizer com aquela charge. Quem seria Bill, o tal Búfalo Bill? Algum negociador do governo, alguma Eminência Parda?

Pelo sim, pelo não, era mais sensato eu me informar melhor na grande imprensa ou na internet, para saber qual o mais novo escândalo, ou a mais nova pendenga, depois do bate-boca no Supremo. Talvez, assim, a ficha caísse.

Uma curiosidade, entretanto, ficou martelando na minha cabeça:

– Teria, o tal Búfalo Bill da descrição do Saci, os olhos azuis?

Anúncios

Uma resposta to “• Charge falada (ou descrita)”

  1. tato Says:

    estaria o nobre sací trocando letras, sofrendo de dislexia? Gaguejante? A sonoridade do B estaria soando como G ou vice-versa. Mistério que as palavras ao vento levam….
    tato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: