• CONSUNI não apoia censura de Israel

 

(CARTA ABERTA AO MEU AMIGO SACI-PERERÊ)

Prezado Saci,

Quero lhe fazer um esclarecimento, a bem da verdade, quase que tautologicamente: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa…

Para lhe ser sincero, eu nem queria falar mais dessas coisas, já que decidi pelo meu estado zen em 2010. Entretanto, como não vejo nehum óbice em fazer essa correção (ou advertência – caso assim o prefira) e manter a coerência, quanto à deliberada postura contemplativa que tomei, faço-lhe a enorme concessão de ir além das citações de minha agenda-zen, conforme referência em texto anterior.

Claro que não posso falar em nome do Colendo Conselho Universitário da UFBA – até aí morreu Neves! –  mas tenho a mais absoluta convicção que a medalha que a APUB receberá amanhã não tem nenhuma relação com a censura que o seu presidente, o Prof. Israel Pinheiro, vem exercendo na lista eletrônica dos professores. Que me corrijam se eu estiver errado! Muito pelo contrário. Aliás, ninguém – nem seus próprios correligionários – até agora, apoiou o seu inadmissível “Ato Proibitório”, conforme pode ser verificado no link abaixo. Nele,  de forma peremptória, alguns professores se manifestaram contrários à tesourada vil. (Clique AQUI para ter acesso às manifestações).

No mais, que se dê a César o que ele fez por merecer. Nem uma moeda, digo, medalha a mais ou a menos. Umazinha que seja!

Paz e Amor,
Menandro

 

——————–

CONVITE

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, Professor Naomar Monteiro de Almeida Filho, tem a honra de convidar Vossa Senhoria para a Solenidade de Entrega da “Medalha Reitor Edgard Santos”, aos agraciados pelo Conselho Universitário desta Universidade. 

Data: 08 fr janeiro de 2010
Horário: 17h

Local: Salão Nobre do Palácio da Reitoria da UFBA
   Rua Augusto Viana, s/n – Canela

AGRACIADOS:

Angeolina Rossi Ferreira
Antonio Celso Spinola Costa
Armindo Jorge de Carvalho Bião
Cleise Furtado Mendes
Eliane Elisa de Souza e Azevedo
Iracy Silva Costa
João Eurico Matta
Maria José Rabello de Freitas
Niède Guidon
Nilton Vasco da Gama
Orlando Figueira Sales
Penildon Silva
Regina Maria de Andrade Costa Pondé
Stella Maria Santos de Sena
Vivaldo da Costa Lima
Zilma Gomes Parente de Barros
AECID – Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
APUB – Associação dos Professores Universitários da Bahia
ASSUFBA – Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA
DCE – Diretório Central dos Estudantes

Uma resposta to “• CONSUNI não apoia censura de Israel”

  1. Cecília de Paula Says:

    Tomara que não! Mas, de fato, gostaria muito de saber os motivos que levaram o nosso Conselho Universitário a “premiar” a APUB. Gostaria de achar uma resposta. Assim, refleti o dia todo, tentando me conectar a versão paz e amor de Menandro, como também tentar me aproximar dos motivos que levaram o Conselho Universitário a tomar tal decisão.

    Concordo contigo Menandro. Certamente, o motivo não é a censura. Não poderia ser! Continuei procurando os motivos. Quais poderiam ser?

    Ontem e hoje. E não é que, subitamente, hoje a tarde, ao passar pelos corredores da FACED, nas proximidades da sua sala ouvi uma cantoria ininterrupta, uma cantoria que repetia, sem fim, a seguinte estrofe:

    “Ta dominado, tá tudo dominado”.

    Procurei ao redor e não avistei uma alma viva. Uma única. Intrigada, continuei a procura e parece que o som vinha do bambuzal localizado atrás do prédio. Pensei, pensei e lembrei-me do nosso querido Saci.

    Não sei se foi à vertigem Zen da proximidade do local ou o Saci. O certo é que a estrofe, repetida inúmeras vezes ainda ecoa pelos corredores da FACED e, quiçá, esteja já reverberando por toda a UFBA, como um canto de cigarra que não termina. Lembrei-me que tudo tem início, meio e fim e que amanhã, será outro dia. E que temos outras estações. E que o inverno chegará. Talvez, por isso, a censura.

    E se o professor Rubens estiver certo em seu julgamento, de que o ofício da APUB censurando a lista de debates for de toda a APUB e não só do seu presidente, esta premiação fica ainda mais comprometida, mesmo sem sabermos, ao certo, os interesses ou motivos de tal condecoração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: